Branding em e-commerce pode ser um fator determinante para fixar a sua empresa na mente do consumidor em 2022.
O branding é uma estratégia utilizada para transmitir para o público os valores e a cultura da sua empresa, causando uma boa impressão e fazendo com que fique marcada de maneira positiva na mente dos consumidores.
Se você possui um pet shop virtual ou qualquer outro nicho, esta estratégia é para você.
Para compreender e conseguir aplicar estratégias de branding em seu e-commerce continue nesta leitura.
O que é Branding?
O termo “brand” em inglês significa marca, assim podemos entender que o termo “branding” significa marcar. Dessa forma, tudo aquilo que a sua empresa cria, seja um curso gestão de pessoas e liderança ou um e-book, ficará marcado na mente do seu consumidor.
Essa técnica é utilizada pelas empresas para mostrar às pessoas tudo aquilo que ela tem de bom, buscando ser reconhecida no mercado em que atua como uma empresa positiva e que passa valores para os seus clientes.
Diante disso, o público passa a ser muito mais do que apenas clientes, e se tornam defensores da sua marca. Isso quer dizer que ela falará bem da sua marca nas redes sociais e para as pessoas do seu ciclo social.
Vantagens de utilizar esta estratégia
Entre as vantagens de utilizar o branding para o seu e-commerce, podemos destacar:
- Torna a sua empresa mais atrativa;
- Garante mais valor para o seu negócio;
- Diferencia a sua marca da concorrência;
- Facilita o trabalho da equipe de marketing;
- Conquista clientes mais qualificados para realizar uma compra.
Dessa forma, podemos compreender a importância do branding para o seu negócio, pois são ações que envolvem o posicionamento da sua marca através dos valores da empresa. Assim, criando uma relação mais íntima com os consumidores.
Como funciona o branding para e-commerce?
Para que o branding seja uma estratégia efetiva para o seu e-commerce, é preciso alinhar todos os setores da empresa de forma que a comunicação seja a mesma para todos. Isso deve ser feito através de estratégias de marketing bem definidas.
Para um e-commerce, a gestão de marketing e branding pode ser um desafio ainda maior, isso porque atualmente existem milhares de lojas virtuais disputando o mesmo espaço, tornando a concorrência ainda maior.
Estratégias de Branding
Trabalhar o branding de forma correta, é preciso aumentar seus números de conversão, mas isso deve ser feito através do despertar o desejo do consumidor em realizar a compra, e não com base em preços ou promoções.
Para que isso ocorra, além de realizar uma boa gestão comercial ead, é preciso definir algumas estratégias como:
- Saber quem são os seus clientes;
- Definir uma imagem para a sua marca;
- Não ter medo de ousar com novas ideias;
- Escolher a plataforma de e-commerce certa;
- Trabalhar a sua comunicação de forma coerente.
Compreender todas as possibilidades da sua marca e realizar um bom planejamento é essencial para ter sucesso em uma boa estratégia de branding. Se conseguir realizar essas ações de forma eficiente, será possível lucrar ainda mais em seu negócio.
8 estratégias de branding para utilizar no e-commerce
O branding está diretamente ligado aos atributos e valores de uma marca, se relacionando com o processo de criação que deve ser feito pela equipe responsável e disseminado entre os setores da empresa para que todos estejam conectados com a mesma comunicação.
Por isso, é importante realizar uma boa gestão de startups e empreendedorismo digital para que todas as estratégias de marketing da sua empresa estejam alinhadas, construindo um pilar de valores para a sua loja virtual.
Para te ajudar nessa jornada, confira a seguir as melhores estratégias de branding.
1.Defina o seu público-alvo e as suas personas
Para criar uma estratégia de branding precisa, o primeiro passo é definir quem é o seu público-alvo. Criar uma boa estratégia de branding só irá funcionar se você souber para quem deve direcioná-la, mapeando quem é o público ideal para a sua empresa.
As personas são personagens semi fictícios que representam o cliente ideal para a sua empresa. Além das informações do público-alvo, você deverá definir características mais pessoais para a sua persona, como suas metas, objetivos e frustrações.
Para a construção de uma boa persona, quanto mais características você definir, melhor irá direcionar as suas estratégias. Dessa forma, é possível até mesmo indicar se a sua persona fez faculdade gestao financeira a distancia, por exemplo.
2.Estabeleça um diferencial de mercado
Para se destacar em um segmento tão competitivo como o e-commerce, é preciso investir em algo que diferencia o seu negócio dos demais concorrentes da área. Ou seja, é preciso destacar aquilo que você tem a oferecer que os seus concorrentes não tem.
Assim, é preciso investir em estratégias que garantam que os seus consumidores terão a melhor experiência possível ao navegar pelo site do seu e-commerce, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Você também pode trabalhar as estratégias que aprendeu na faculdade de vendas e marketing e colocar algumas ações em prática, como o oferecimento de brindes, cupons em datas comemorativas e um excelente atendimento.
3. Crie uma identidade visual
A primeira impressão é sempre a que fica marcada na memória do cliente. Isso serve para diversos aspectos dentro de uma empresa, inclusive para a identidade visual, que pode ficar gravada tanto de maneira positiva como negativa.
Dessa maneira, é preciso investir na criação de uma excelente comunicação visual, o que inclui aspectos como logo, cores, embalagens e site da sua marca. São através dessas ações de branding que o seu cliente é capaz de reconhecer a marca.
Se você não possui habilidade nessa área, considere contratar um profissional, como um design gráfico, para realizar a criação dessas peças. Afinal, essa será a marca registrada da sua empresa, e você será reconhecido através dela.
4. Determine uma personalidade para o seu e-commerce
Aqui é onde você deve definir a linguagem que será utilizada para falar com o seu público. Para isso, é preciso responder às seguintes questões: Como será a sua relação com o público? O seu tom será jovial, formal ou descontraído?
Para determinar essas questões, será preciso utilizar as informações das suas personas, pois elas irão te ajudar a se comunicar de maneira efetiva, de acordo com as características do seu público.
Outro fator importante é definir em quais plataformas além do seu site você irá utilizar essa linguagem, ou seja, em quais redes sociais. Além disso, você conseguirá definir quais materiais irão te trazer mais retorno, como os vídeos, fotos ou e-books, por exemplo.
5. Defina os valores da sua marca
Assim como uma faculdade de gestão de recursos humanos ead define os os seus valores para passar para os alunos, você deve fazer o mesmo com a sua loja online, mesmo que seja feito em uma linguagem mais informal, de acordo com o seu público.
É fundamental definir o seu posicionamento e quais causas você irá apoiar, pois são ações que farão toda a diferença dentro das suas estratégias de branding. Quando você define quais bandeiras irá levantar, consegue criar uma conexão real com o seu público.
Quando os seus consumidores se identificam com o seu posicionamento, fica muito mais fácil desenvolver estratégias que os atraiam. Mas lembrando que esse posicionamento deve ser algo em que você realmente acredita, ou não irá funcionar.
6. Destaque os atributos e benefícios dos seus produtos ou serviços
Antes de iniciar qualquer processo de criação, é preciso ter estabelecido os atributos e benefícios dos seus produtos ou serviços, como uma instituição de ensino que se denomina a “melhor faculdade de gestão financeira”, por exemplo.
Ter essas características definidas irá te auxiliar na comunicação com os seus consumidores, te auxiliando a traçar as estratégias de marketing com mais precisão e segurança.
Além disso, também é possível estreitar o laços de relacionamentos com o público, já que a sua marca estará falando sobre o que oferece de maneira confiável e clara, destacando as informações relevantes para os clientes,
7. Ofereça uma comunicação integrada
Criar um conceito de comunicação integrada é muito importante, principalmente para uma loja online que também pode ter um ponto de venda presencial, além de poder vender através das redes sociais.
Ou seja, são diferentes meios que precisam usar a mesma linguagem para não confundir os consumidores da sua marca. É preciso haver um equilíbrio para não fugir dos princípios de comunicação da sua empresa.
Para isso, é preciso que o seu mix de comunicação (Institucional, Administrativa e Mercadológica) esteja alinhado. Apesar de cada uma ter a sua própria função, é necessário que elas andem em conjunto com o mesmo objetivo.
8. Trabalhe a gestão de qualidade
A gestão de qualidade também é uma ação que deve ser trabalhada dentro das ações de branding. Através dela, é possível organizar e melhorar os produtos ou serviços oferecidos pelo o seu e-commerce.
O principal objetivo é ouvir os feedbacks realizados pelos seus clientes, além de realizar pesquisas de satisfação para medir a aceitação do público perante os seus produtos ou serviços. Dá para atender o SAC através do chatbot.
Com isso, é possível passar uma imagem de organização e preocupação com a opinião dos consumidores, e mostrar que está sempre em busca de melhorias para oferecer para o seu público.