Conhecer os principais tipos de parasitas de gato é o primeiro passo para evitar que eles ataquem seu gatinho.
Quem é tutor de um bichano deve estar sempre atento aos parasitas de gato. Esses vermes têm o poder de causar muitos problemas no seu felino, que vão desde pequenas irritações até doenças mais graves.
Portanto, notar o mais breve possível a presença deles é fundamental para eliminá-los da rotina do seu animal de estimação. Visto que, por mais que seu pet viva dentro de casa, tome remédio antipulga e tenha os devidos cuidados, os parasitas podem atingi-lo de outra maneira.
Conhecer os principais tipos de parasitas é o primeiro passo para evitar que eles ataquem seu gatinho. Além disso, mesmo se atacarem, será mais fácil combatê-los.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto para ajudar você nesse sentido. Continue lendo e saiba mais sobre o tema.
Qual a causa dos parasitas nos felinos?
As causas de parasitas em felinos são diversas, uma vez que os vermes vêm por meio do ar, dos alimentos, da água e até mesmo dos passeios pelas ruas.
Os filhotes estão mais propensos à contaminação e podem ser afetados pelo leite materno ou até mesmo na hora do parto. Geralmente, isso acontece quando a mãe apresenta o problema e não recebe o tratamento devido.
As pulgas também são uma das principais formas de transmissão de parasitas, popularmente conhecidos como lombriga ou solitária, pertencentes ao mesmo gênero e família da Tênia, e chamados de Dipylidium.
Quais os sintomas que um gato com parasitas apresenta?
Nem sempre o felino que é acometido por parasitas apresenta alguma doença, porém, é necessário se atentar aos sintomas de um gato com verme. Veja a seguir os principais.
Perda de peso
A perda de peso aparente é um dos principais sintomas de um gato que está sendo acometido por parasitas, uma vez que eles se alimentam de nutrientes e proteínas que o bichano ingere ou até mesmo do sangue do animal.
Alteração na pelagem
As infecções que os parasitas causam refletem por todo o organismo do animal e também afetam a pelagem do felino. Ao inspecionar a pelagem do seu bichinho de estimação, procure por pulgas e, se achá-las, saiba que também existem grandes possibilidades do seu pet estar com verme.
Região abdominal inchada
Uma das características causadas pelos parasitas é a barriga inchada. Como mencionado, isso acontece mais frequentemente com os filhotes, especialmente quando a mãe não foi vermifugada antes do parto, transmitindo os parasitas para eles.
Letargia
A letargia (quando o animal está sem energia e cansado) também é um dos sintomas causados pelos parasitas.
Gengivas esbranquiçadas, diarreia e vômito
A gengiva branca indica anemia em um felino que está com verme, assim como a diarreia e o vômito indicam a presença de parasitas no organismo do animal.
Principais tipos de parasitas em gatos
Existem vários tipos de parasitas que atacam os gatos e todos merecem muita atenção. Confira abaixo os principais.
Parasitas internos
Os chamados parasitas internos são aqueles que se alimentam e vivem no interior do organismo do animal.
Sem o tratamento adequado, estes protozoários ou vermes podem prejudicar gravemente a saúde do seu bichinho de estimação, atingindo diferentes órgãos do animal.
Por exemplo, a giardíase é uma doença causada por um protozoário que é um dos principais parasitas intestinais que ataca os bichanos.
Inclusive, alguns destes podem ser transmitidos para os humanos, assim como os externos.
Parasitas externos
Já os parasitas externos evidentemente são aqueles que se alojam do lado de fora do corpo do bichano, como a própria pele e a pelagem do seu bichinho de estimação. Ácaros (que causam a sarna), carrapatos e pulgas fazem parte dessa categoria.
Parasitas de sangue
Como o próprio nome já diz, os parasitas de sangue atingem a corrente sanguínea do animal, como é caso da bactéria responsável por causar a erliquiose (doença do carrapato) que, embora seja mais comum nos cães, também pode atacar os gatos.
Tratamento para eliminar parasitas de gato
Vale ressaltar que somente um especialista, no caso um veterinário, poderá indicar o tratamento correto para eliminar os parasitas de gato.
No entanto, na maioria das vezes, os parasitas são tratados com vermífugos, que só podem ser prescritos pelo veterinário, de acordo com o tipo de parasita presente no animal.
Para identificar o tipo de parasita, é necessário fazer o exame parasitológico (exame de fezes), uma vez que a maioria dos ovos só conseguem ser vistos com ajuda microscópica.