Qual a importância de ter um site otimizado para mobile?

site otimizado para mobile

A internet tem se tornado algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros, são mais de 152 milhões de pessoas residentes do nosso país que têm acesso a essa tecnologia, o que corresponde a mais de 81% da população acima dos 10 anos. 

Ter acesso a internet, se tornou algo tão básico e fundamental como o gerenciamento de resíduos, mas não são os acessos que impressionam, e sim a forma como as pessoas se conectam a internet, 99% dos brasileiros possuem um celular, e 58% acessam a web de forma única e exclusiva por seu dispositivo móvel. 

Essa popularização afeta diretamente os sites e o desenvolvimento dos mesmos, afinal, ainda vale a pena focar em desktop? O celular está tão em alta que é difícil encontrar uma tela tão eficiente como ele. 

No texto de hoje, vamos mostrar para você, qual a importância de ter um site otimizado para mobile e porque os dispositivos móveis devem ser prioridade para a sua página da web, bora conferir? Então vamos lá!

As pessoas preferem o acesso mobile

Como vimos acima, o uso Mobile passou de algo convencional e se tornou a preferência de grande parte das pessoas, o público atualmente quer usar os dispositivos móveis e preferem acessar os sites através deles. 

Em termos de compra, por exemplo, 62% dos brasileiros realizam toda a sua jornada de forma exclusiva pelos celulares, por mais que o desktop ainda seja utilizado, os dispositivos móveis são considerados os “queridinhos” do momento. 

Seja para consultar sobre um serviço de manutenção predial, procurar uma receita de bolo ou conferir um novo texto de blog, o mobile surge como preferência do público, muito devido a sua praticidade e por ser uma ferramenta comum no nosso dia a dia. 

Diversidade e alcance maior

99% dos brasileiros possuem um celular, enquanto cerca de apenas 48% dos domicílios brasileiros têm um computador a sua disposição, dessa forma, a otimização para o mobile tem um alcance e uma diversidade muito maior do que se limitar a apenas um formato de tela. 

É possível chegar em mais pessoas, de diferentes classes sociais, sendo mais democrático, e diversificando seu conteúdo, com a adaptação responsiva, você pode chegar em todo mundo de maneira eficiente.

Sem restrições e fácil adaptação

Um site que não é otimizado para mobile possui uma série de limitações e restrições que impedem de aproveitar o máximo do seu potencial, ele não consegue alcançar o número máximo de pessoas, além de sofrer com rejeições e muitas vezes, ter uma enorme desvantagem competitiva. 

A partir do momento que você realiza a otimização, é possível eliminar essas restrições, além é claro, de ter uma fácil adaptação em sua metodologia, atuando de forma muito mais completa em diferentes telas de maneiras diversificadas. 

Melhorar o ranqueamento do seu site

O rankeamento é um ponto fundamental dentro do Google, é ele quem alavanca o seu site para o topo e faz com que você gere mais tráfego e ganhe mais visibilidade, um site otimizado para o mobile, consegue justamente, melhorar o seu ranking e aparecer no topo das pesquisas. 

Se você quer fazer com que seu site de projeto de instalações elétricas se destaque, não existe fórmula melhor do que trazer responsividade e otimizar seu site para o mobile. 

Isso fará com que o algoritmo reconheça seus benefícios e comece a indicá-lo para outros usuários, colocando você no topo, e ajudando tanto para os acessos móveis quanto também para as telas em desktop. 

O que achou do texto de hoje? Se seu site não é otimizado para mobile, o que está esperando para otimizá-lo? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.