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O que é posicionamento no marketing?

posicionamento no marketing

O posicionamento é considerado uma série de atividades de marketing que visam aumentar a conscientização do consumidor sobre um determinado produto ou marca. O posicionamento é usado para moldar a oferta e a imagem da empresa.

A questão é que os serviços ou produtos “promovidos” devem ser mais visíveis e se destacar da concorrência, e é a referência às atividades de terceiros que é crucial no caso de posicionamento. O posicionamento no marketing resulta na venda de um determinado produto ou na utilização dos serviços de uma determinada empresa.

É útil para isso construir associações positivas relacionadas, por exemplo, a uma marca e apresentar seus atributos positivos e marcantes.

No caso do posicionamento do produto, é importante examinar as preferências dos potenciais clientes, verificar a posição da concorrência, identificar as vantagens e desvantagens do produto, bem como extrair as características que o farão se destacar.

Existem muitas estratégias de posicionamento com o marketing tradicional. O posicionamento é mencionado entre eles devido a:

-concorrência (comparações diretas podem ser usadas),

-recursos (atributos que estão faltando em produtos ou serviços concorrentes),

-benefícios funcionais (o lucro resultante do uso de um determinado produto é único),

-a origem do produto (associações positivas com o país de origem),

-método de uso e finalidade (sugerindo em quais circunstâncias os produtos funcionarão),

-categoria de utilizador (o produto destina-se, por exemplo, apenas a mulheres),

-categoria do produto (ações para garantir que a marca esteja fortemente associada ao produto),

-qualidade e preço (enfatizando a relação entre preço e qualidade, por exemplo, que você pode ter um produto de alta qualidade por um preço baixo).

No caso do posicionamento de marca, destacam-se:

-estratégia líder (uma determinada empresa é apresentada como líder de mercado),

-estratégia de oferta diversificada (os clientes têm mais opções),

-estratégia de imitação (baseada no uso de produtos similares já reconhecidos no mercado)

Ao posicionar uma marca, deve-se dar atenção especial ao público alvo que se pretende atingir. Nesse caso, não se trata apenas de idade ou localização, mas também de atributos que podem afetar a decisão de compra de determinado produto. Isso, por sua vez, é influenciado pelo estilo de vida amplamente entendido, comportamento do consumidor, necessidades, motivos de compra, preferências etc. Também é importante como se distinguir da concorrência. Nesse caso, é útil conhecer os pontos fortes e fracos de uma determinada marca para saber com o que convencer o consumidor.

O que é posicionamento de site (SEO)?

Posição da página no Google. O objetivo do posicionamento na web é aumentar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa. A questão é que um determinado site alcance a posição mais alta possível para frases e palavras-chaves selecionadas nos resultados orgânicos, os chamados SEO (otimização para mecanismos de busca). 

Quem decide onde uma página será colocada? Principalmente algoritmo de mecanismo de pesquisa. Suas diretrizes exatas não são amplamente conhecidas, mas sabe-se o que pode melhorar sua posição no mecanismo de busca.

É fundamental fazer pesquisas de palavras chaves em ferramentas apropriadas e descobrir quais são as mais populares entre os usuários. O que eles estão querendo saber, por exemplo, quando se fala em uma loja de roupas? “desconto renner”? “melhores lojas em Salvador”?  Se quiser ficar bem posicionado no Google é essencial saber sobre isso.

Existem dois tipos de fatores que influenciam sua posição no Google:

-conteúdo e operação do site (incluindo conteúdo exclusivo, frequência de conteúdo, velocidade de carregamento da página, otimização de código, presença de palavras-chaves no conteúdo, cabeçalhos e URLs, versão móvel),

-popularidade na Internet (por exemplo, número de páginas com links para o site, qualidade das páginas vinculadas, presença nas mídias sociais).

Se você tiver muitas fotos ou vídeos em seu site, também deve cuidar do SEO de imagem e do SEO de vídeo. Os arquivos devem ser otimizados para os mecanismos de busca, trata-se principalmente do uso de palavras chaves em títulos e descrições. O tamanho dos arquivos também é importante, pois afeta a velocidade de carregamento do site.

Vale ressaltar que o posicionamento do site pode estar relacionado a um serviço ou oferta local, então estamos falando do posicionamento local do site, ou seja, palavras que o buscador Google considera locais (sob as quais os negócios locais podem ser identificados), por exemplo quando procurando resultados para o posicionamento do site em São Paulo (o Google localiza o dispositivo com bastante precisão) obteremos uma lista de agências de SEO de São Paulo, ou seja, uma indicação clara da cidade da qual esperamos resultados.

Trabalhar estratégias de posicionamento é fundamental para o sucesso de qualquer site e empresa!