Quais estratégias de marketing podem ser benéficas para o seu negócio - Brasil Pnuma

Quais estratégias de marketing podem ser benéficas para o seu negócio

O que é marketing de redes social, social media
O que é marketing de redes social, social media

O Marketing costuma ser um dos departamentos mais desafiadores para montar, principalmente, quando você tem um negócio e quer vê-lo crescer de forma sustentável e eficiente.

É comum que startups e iniciantes no mundo dos negócios descubram que alguns esforços não estão dando os resultados desejados. É aí que entram as estratégias de marketing. Saber integrá-las e usá-las da forma correta talvez seja o mais difícil.

Lembre-se: marketing não é publicidade. Só gerar anúncios aleatórios não fará você ter mais vendas como você espera. Marketing necessita de integração entre canais, alinhamento de marca, planejamento e acompanhamento de metas.

Mas não necessariamente é algo complicado, depende de como você lida ou trabalha. Tendo as estratégias bem delineadas para o seu negócio já é meio caminho andado.

Como curiosidade, saiba alguns tipos mais conhecidos do marketing para se aprofundar mais para frente:

  • Marketing de causa;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing de escassez;
  • Marketing secreto.

Pois bem, para entender mais sobre o assunto, bem como saber de que forma crescer utilizando o marketing, separamos alguns pontos que merecem atenção. Sendo que os principais são os seguintes:

Mostre sua empresa ao público

Há no meio online um meme que diz: “Se está no Google então existe e é verdade”. Sempre devemos tomar cuidado com esse tipo de coisa, afinal nem tudo o que está na internet é verdade, ainda mais em época de Fake News.

Porém, há um fundo de verdade nesta frase: se a sua empresa não aparece no Google, então o começo de sua estratégia já está falhando. Mas qual é o primeiro passo para aparecer?

Nem todo mundo sabe, mas há um recurso do Google, chamado Google Meu Negócio, que faz o seu site aparecer quando uma pessoa digita na busca. 

É quando aparece aquela caixa com a foto da sua empresa de etiquetas adesivas, ou qualquer outra companhia que seja o seu ramo de atuação, formas de contato, horário de funcionamento e localização.

Pode parecer simples, mas isso é extremamente fundamental, porque o seu negócio fica fácil de acessar. Além disso, o que é muito importante para qualquer negócio online, quando você faz isso, os clientes enxergam sua empresa como mais confiável.

Quando uma companhia não aparece nesse recurso do Google, algo estranho pode estar rondando esse CNPJ. Por que os sócios não iriam querer aparecer de forma destacada quando digitam o nome da empresa na busca?

Ou há algo errado ou pode ser desleixo. Mas você não quer estar enquadrado em nenhuma dessas categorias, certo?!

Então, a primeira coisa que você precisa fazer como estratégia de divulgação de sua marca de sinalização de segurança, por exemplo, ou qualquer outra companhia que você tenha, é o Google Meu Negócio.

Insira as informações completas e comece a desfrutar de uma mudança simples, mas que pode já trazer algum retorno, mesmo que ainda seja potencialmente pouco.

Otimize seu conteúdo baseado em SEO

Antes de tudo, saiba quais são as palavras-chave que formam o guarda-chuva para o seu negócio. Em seguida, confira se essas palavras estão realmente sendo usadas (cuidado para não exagerar) e, assim, veja se há compatibilidade com o seu negócio.

Ou seja, isso significa que, se você está vendendo soluções de crédito factoring, por exemplo, deve escrever conteúdos sobre isso e também cada página deve ter essa palavra-chave.

Além de ter o Google Meu Negócio, como falamos, saber se posicionar na internet por meio das práticas de Search Engine Optimization (SEO) é tão fundamental quanto. Isso ajuda o seu site a ter uma boa classificação nas buscas do Google.

Significa que ao realizar essas práticas, há mais chances de o algoritmo da rede colocar o seu conteúdo ou o seu site nos primeiros lugares do buscador. Consequentemente, gera mais tráfego orgânico (sem anúncios pagos) e mais oportunidades de leads e clientes.

Esteja nas redes sociais

Onde o seu público está? Provavelmente, não na TV, nas revistas e olhando para os outdoors. Possivelmente grande parte do seu público está nas principais redes sociais. É nelas, hoje em dia, que fica a fonte de crescimento de marketing das marcas.

Tenha uma conta no Facebook, Instagram e Linkedin e comece a compartilhar seu conteúdo, bem como outros conteúdos selecionados. Entenda apenas se o seu público gosta desses conteúdos e se realmente tem a ver com o que eles querem ou procuram.

É importante dizer que muitos negócios só criam uma conta e alimentam as redes a cada semana. Uma estratégia benéfica para as redes, no entanto, é estabelecer uma rotina para cada rede social e atualizar diariamente com conteúdos relevantes e chamativos.

Portanto, esteja nas redes sociais para se envolver com as pessoas, com outras marcas correlacionadas com o seu negócio, participe de debates que levantem o seu nome e faça atendimento para cada cliente que comentar em sua página.

Pessoas são a chave do negócio

O marketing digital, apesar de ser um dos queridinhos de grandes executivos e de empresas de curso de capacitação online, por exemplo, por ser realmente uma nova e benéfica forma de se fazer marketing, esse conceito não é tudo.

Para aparecer para o seu público e dar a autoridade que você precisa, o  presencial ainda é bastante necessário. O aperto de mão em um negócio é um fator que transmite confiança e credibilidade.

Há algumas maneiras simples de fazer isso. Primeiro,  envie um funcionário para eventos e conferências que fazem um bom networking.  Essa pessoa construirá as pontes necessárias para o negócio e para construir relacionamentos que sempre geram frutos.

Em seguida, estabeleça uma causa social ou ambiental que a sua empresa poderia estar à frente e liderar. Isso engaja as pessoas e mostra que a companhia não está assistindo apenas do sofá a uma determinada situação.

O e-mail marketing não morreu!

O e-mail marketing não morreu. Na verdade, ao contrário do que se pensa, está muito vivo, pois ainda é uma das estratégias que mais geram conversão.

Isso acontece porque, ao contrário das redes sociais, o e-mail marketing é muito pessoal e personalizável. Portanto, quando a comunicação é mais direta, a tendência é a assertividade reinar e fazer com que as pessoas prestem atenção nas suas mensagens.

No entanto, você precisa fazer deste canal um sucesso. Assim como as redes sociais, não basta apenas garantir que você esteja mandando e-mails, mas sim a forma como você envia e os conteúdos que têm inserido nesses e-mails.

Cabe a você, exclusivamente, saber qual estratégia de tom e de personalização irá usar em relação a seu público. E, mais uma vez, lembre-se do retorno dos seus esforços por canal.

É mais provável que uma pessoa se torne cliente ao clicar em um e-mail personalizado, ao ser diretamente impactado, do que nas redes sociais com uma “curtida” ou compartilhamento.

Crie conteúdos fechados

Sabe quando você se interessa por alguma leitura ou conteúdo em um site, mas acaba esbarrando em um formulário para continuar em frente? Esse é o famoso conteúdo fechado. Por que as empresas fazem isso?

Eles geram curiosidade e valor logo de cara em um conteúdo, mas divulgam de forma incompleta propositalmente com a ideia de obter leads através disso.

Funciona assim: digamos que você produza um e-book sobre serviços de desenvolvimento de software, ou qualquer outro assunto que tenha relação com a sua área de atuação.

A partir disso, você divulga este e-book em uma Landing Page, que reúne as principais informações do e-book, mas somente dá o acesso para quem deixar dados como nome, e-mail, telefone.

Anúncios pagos

A publicidade online paga, conhecida pelos anúncios de banner promocional no Google, no Facebook e em várias outras plataformas nunca deve ser feita de forma isolada, como falamos lá na nossa introdução.

Ou seja, sempre tenha foco na construção orgânica de seu público para estabelecer relacionamento e maior engajamento de potenciais clientes. Os anúncios devem ser vistos apenas como um impulsionamento das estratégias.

E eles realmente impulsionam! Quando você faz um anúncio pago sobre o que você vende, como uma impressão de adesivos para parede, ou sobre a sua marca, geralmente, há uma personalização para um público específico, configurado na própria ferramenta de anúncios.

Não olhe apenas para o seu umbigo

Sim, não olhar apenas para o seu umbigo é uma estratégia de marketing. Quer saber por quê? Venha com a gente e pense: quando você conversa com um desconhecido e essa pessoa só fala dela, sem perguntas nada sobre você, pode soar um pouco rude, não é mesmo?

Os clientes também se sentem assim quando uma empresa só pensa em divulgar, divulgar e divulgar. É necessário para qualquer negócio se movimentar pelas redes sociais, pelos e-mail marketing e por meio de Lives para se conectar com as pessoas.

O simples fato de você mostrar envolvimento faz com que as pessoas se sintam importantes e vistas. Isso é fundamental! 

Quando você se envolve e as pessoas se sentem satisfeitas com isso, é mais fácil elas quererem saber mais de você e de referenciar o seu trabalho e atendimento.

Conclusão

Se você ainda está no começo e não sabe ao certo o que fazer em termos de marketing, utilize estas dicas que separamos ao longo deste conteúdo.

Certamente, elas farão muito bem ao seu negócio se forem implementadas com parcimônia, realizando testes e ajustes. Faça um balanço dessas estratégias de marketing e veja qual se encaixa melhor para a sua abertura de empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.