3 motivos para investir em chatbot em 2022 - Brasil Pnuma

3 motivos para investir em chatbot em 2022

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Com cada vez mais pessoas fazendo suas transações pela internet e mais do que isso, dando total preferência para resolver suas pendências no mundo virtual, é de se esperar que aumente a necessidade por agilidade nos processos.

A verdade é que com tantas transações e interações acontecendo diariamente tornou-se um grande desafio para as equipes conseguirem dar conta de todas as demandas, afinal, mesmo que o digital tenha crescido muito, ainda há as pessoas que preferem o offline.

Se você percebe que essa tem se tornado a realidade da sua empresa, continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre os chatbots, uma ferramenta que pode ajudar muito no seu negócio.

O que é chatbot?

Antes de falarmos sobre os motivos para você investir em chatbots em 2022 é preciso que você compreenda do que se trata essa ferramenta. E na verdade é bem simples, provavelmente você já teve contato com vários e talvez nem percebeu.

Já aconteceu de estar pesquisando sobre descarte de lixo eletrônico e, ao entrar em um site específico, subiu uma janela de um atendente oferecendo ajuda, em pleno domingo à noite. Muito provavelmente tratava-se de um chatbot.

Essa ferramenta nada mais é que uma automação baseada na tecnologia de inteligência artificial que propicia atendimentos automatizados, ou seja, sem a participação de um atendente humano.

Agora talvez você esteja se perguntando como que um atendente robô pode ajudar no seu negócio, então fique atento nos 3 motivos que listamos para você.

Atendimento em tempo integral

Já imaginou o impacto que contar com um atendimento 24 horas por dia, sem interrupções, pode causar nas vendas de batedeira industrial ou qualquer outro produto disponível no seu e-commerce? Manter este tipo de serviço com atendente humanos é inviável para a grande maioria das empresas, porém com os chatbots é possível.

Velocidade de resposta

Não importa quão qualificada seja sua equipe de atendimento ao cliente, há um limite de atendimentos simultâneos que cada indivíduo é capaz de realizar sem prejudicar a qualidade do serviço.

Os chatbots têm a capacidade de realizar diversos atendimentos com conexões seguras ao mesmo tempo e ainda assim conseguir dar respostas rápidas para as dúvidas apresentadas, mesmo que um cliente esteja querendo saber as especificações técnicas da caixa de papelão enquanto o outro deseja saber sobre as modalidades de pagamento aceitas pela empresa.

Melhor aproveitamento da força de trabalho

Se você considerar que a maior parte dos atendimentos iniciados serão resolvidos pelo chatbot, isso significa que sua equipe pode focar em atividades mais voltadas para a estratégia.

Como, por exemplo, a análise das dúvidas mais frequentes para elaboração de um F.A.Q., ou então intensificar os atendimentos de pós venda e pesquisa de qualidade, ou até mesmo, pode abrir possibilidades de migração para outros setores da empresa.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia, garotas de programa e sites adultos tem investido neste tipo de atendimento.

É preciso ter muito cuidado para não presumir que a inteligência artificial será capaz de substituir completamente o atendimento humano, afinal, há dificuldades e situações atípicas que pedem a sensibilidade de uma pessoa para serem contornadas.

Além disso, é importante lembrar que robôs podem ter ótima performance para esclarecer dúvidas e dar direcionamentos simples, porém para gerar relacionamento e criar conexão de verdade com seu público-alvo requer interação humana.

Porém, para otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa, o chatbot é uma excelente ferramenta e que tem se tornado cada vez mais acessível.