CRM x ERP: o que é e qual implementar?

CRM x ERP

Melhorar o relacionamento de uma empresa com seus clientes é fundamental para se destacar nesse mercado competitivo. Portanto, é muito importante entender de CRM x ERP.

Isso porque, essas duas ferramentas terão um impacto positivo na sua empresa, afetando tanto as relações externas quanto internas do seu negócio.

O mercado atual é determinado pela concorrência, então se você quer destacar sua empresa, mostrar novidades é relevante.

Dessa forma, testar sistemas e softwares disponíveis pode ser uma ótima estratégia, principalmente se você deseja atualizar sua corporação e melhorar seu relacionamento com seus clientes.

Pensando nisso, neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre CRM x ERP e as vantagens de cada um. Vamos lá?

O que é CRM e seus benefícios?

Primeiramente, é importante entender o que significa essa sigla e seus principais benefícios.

A sigla CRM, que significa Customer Relationship Management, nada mais é do que um conjunto de práticas e técnicas utilizadas pelas empresas para gerenciar e analisar os gostos dos clientes.

Felizmente, existem sistemas de crm gratuitos que você pode utilizar e procurar saber quais são as melhores opções para o seu negócio.

O principal objetivo desta ferramenta é melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, pois conhecendo seus gostos com antecedência, é possível prever as necessidades de seus clientes, o que irá reter mais clientes e ajudar sua empresa a capitalizar nas vendas.

Além disso, como você faz a coleta de dados, desde o início do atendimento você já tem seus dados, como:

  • Histórico de compras;
  • Preferências de compra;
  • Informação precisa;
  • Problemas do cliente.

Portanto, adicionar anúncios de CRM à sua empresa — juntamente a um bom app funil de vendas, fará com que sua empresa tenha um diferencial quando os clientes estiverem procurando por serviços. Alguns dos principais benefícios do CRM para sua empresa são:

  1. Acompanhamento dos resultados de forma eficaz

Como o CRM organiza os dados em um só lugar, isso torna os processos mais eficientes, permite um rastreamento mais preciso e torna a tomada de decisões mais dinâmica. 

E o melhor: mesmo ao optar pelo crm gratis, é possível se obter ótimos resultados em suas estratégias e comunicações.

  1. Aumento de vendas

Desde que você entenda os gostos de seus clientes, você pode maximizar suas vendas.

Além disso, à medida que o relacionamento melhorar, eles retornarão à sua empresa com mais frequência, o que levará a um aumento significativo no número de vendas.

  1. Ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente

Como sua principal função, a utilização do comercial crm permite que você construa um relacionamento mais próximo com seus clientes, principalmente aqueles sendo mais ativos em sua empresa, podendo até se tornar clientes fiéis para promover sua empresa.

Isso acontece porque, esta ferramenta permite que você entenda as necessidades, preferências e hábitos de seus clientes.

Ela pode ajudar a construir relacionamentos mais próximos e dar a você a oportunidade de fornecer serviços de ponta e totalmente personalizados.

Gostou? Pesquise por crm online gratis e comece agora mesmo a utilizar em sua empresa, para quem sabe, adquirir a versão paga.

O que é ERP e seus benefícios?

A ferramenta ERP, derivada do inglês Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos corporativos), é um software de gestão.

Sua principal função é unificar as informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as diversas áreas da empresa.

Por se tratar de uma ferramenta pensada para unificar informações, é fundamental que sua empresa consiga reunir diferentes departamentos e atuar como centralizadora do fluxo de trabalho para todas as áreas de comunicação.

Isso leva a melhores decisões em toda a empresa. Alguns de seus principais benefícios são:

  1. Melhora no atendimento ao cliente

Assim como o ERP afeta toda a empresa, também afeta as áreas de marketing e vendas, das quais podem utilizar as informações de que dispõem para atrair mais novos clientes e executar estratégias de relacionamento mais eficazes.

  1. Maior eficiência

Ao otimizar processos e centralizar fluxos de trabalho, isso permite que o ERP reduza o tempo e o esforço que sua empresa gastaria.

Isso minimiza processos manuais repetitivos e libera os membros de sua equipe para realizar outras tarefas que podem estar atrasadas.

  1. Fluxo de trabalho aprimorado

Através desta centralização do trabalho, permite que vários colaboradores de diferentes departamentos se compreendam melhor, melhorando assim as relações na empresa.

Isso simplifica muito o processo de colaboração, permite atualizações em tempo real e melhora a comunicação em toda a empresa.

Qual a ferramenta ideal para o meu negócio?

Enquanto o CRM é responsável por melhorar o relacionamento com os clientes, impulsionar as vendas e melhorar a gestão do negócio, o ERP foca no planejamento de recursos, gerenciando esses recursos, aumentando assim a eficiência desses processos.

Por isso, não existe a melhor ou pior ferramenta. Ambas foram criadas para otimizar processos e levar mais agilidade para as empresas. Estude, analise e implemente a que se identifica melhor com seu negócio e caso possa, porque não investir nas duas?

Dessa maneira, sua empresa irá se destacar no mercado e em pouco tempo, as vantagens já poderão ser observadas.