SEO para Youtube: O que é e como fazer? - Brasil Pnuma

SEO para Youtube: O que é e como fazer?

SEO para Youtube: O que é e como fazer?

Se você trabalha com marketing, já deve estar cansado de saber e usar o SEO dentro de suas estratégias de marketing de conteúdo, essa é uma das ações mais populares e eficientes para gerar tráfego e fazer com que seu site se popularize. 

Para quem não sabe, o Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, se trata de uma estratégia que reúne um conjunto de ações, como o uso de palavras-chave, para otimizar um conteúdo e fazer com que ele seja bem visto pelo algoritmo das plataformas de busca, o que faz com que ele suba no rankeamento e apareça nas primeiras posições das pesquisas. 

Ou seja, sabe quando você pesquisar algum tema no Google, como “locação de gerador de energia”? Os primeiros resultados orgânicos, provavelmente, possuem o SEO mais otimizado, o que faz com que eles sejam impulsionados e apareçam no topo das pesquisas, sendo prioridade para que os usuários cliquem neles. 

Como falamos acima, o SEO é uma estratégia popular no marketing de conteúdo e muito utilizada em textos de blogs para alavancar sites, mas você sabia que ele não se limita a apenas isso? Ele pode ser usado para outras coisas e em outras plataformas, como no Youtube, por exemplo. 

No texto de hoje, iremos apresentar para você o SEO para Youtube, o que ele significa, como ele funciona e como aplicá-lo em suas estratégias, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o SEO para o Youtube?

Quando falamos de SEO, o Google já é associado logo na sequência, afinal, como citamos acima, as estratégias costumam ser direcionadas com o intuito de melhorar o ranqueamento de um site dentro dessa plataforma, mas como já falamos, essa não é a única aplicação para essa ação. 

Dentro do Youtube, o SEO acaba tendo um papel semelhante, são mais de 500 horas de conteúdo postadas por minuto na plataforma, e o intuito ao adotar essa metodologia, é otimizar a sua postagem para aparecer no topo das pesquisas dos usuários ao pesquisarem determinado tema. 

Ou seja, o SEO para o Youtube, nada mais é, do que a otimização completa do seu canal ou vídeo fazendo com que ele seja recomendado para mais usuários de maneira mais eficaz, ele é como uma dobra de chapa, parece uma peça pequena mas é imprescindível para que tudo ocorra de maneira eficaz. 

Como ele funciona?

O Youtube leva em conta diversos fatores para recomendar os vídeos para as pessoas, como o histórico de navegação e os vídeos semelhantes, sendo assim, o SEO funciona de uma forma diferente, enquanto que no Google cada nova pesquisa geram resultados diferentes, nessa plataforma muito funciona através da personalização e do histórico, mas nunca subestime essa estratégia. 

Por mais que pareça fugir do seu controle, esse modelo costuma apresentar ótimos resultados, quanto mais otimizado for o seu canal ou seu conteúdo, mais ele será recomendado principalmente em novas pesquisas sobre o seu tema ou em canais relacionados. 

Isso ajuda você a ganhar mais visibilidade, e faz com que você consiga ampliar seu leque de oportunidades de maneira muito mais eficiente e controlada do que de forma convencional. 

Como aplicar o SEO para Youtube?

Se você se interessou pelo SEO para o Youtube saiba que sua aplicação não é complexa e pode ser feita de maneira extremamente eficaz, o primeiro passo é definir quais são as palavras-chave, escolha as que mais se encaixam com seu tema e adicione-as no seu título, descrição e em outras partes do seu conteúdo. 

É preciso ser assertivo e pensar em termos que os usuários pesquisam dentro da plataforma. O segundo passo é o título, ele é quem chama a atenção e convence a pessoa a clicar em seu link, procure caprichar, seja criativo, e é claro, adicione a palavra-chave dentro dele. 

Outros fatores importantes são as tags e a descrição. As tags são usadas para identificar o tema do seu vídeo, indexando o segmento correto e até mesmo, sugerindo ele em temas correlatos, elas funcionam quase que como uma palavra-chave, dessa forma, faça uma análise precisa, se você trabalha com rótulos, tags como etiquetas adesivas” e “personalizadas”, podem ser uma boa. 

Por fim, também capriche em sua descrição, é preciso novamente, usar palavras–chave, procure algo bem completo, que represente bem o seu conteúdo e fale sobre o assunto principal do vídeo, seja sucinto porém extremamente eficaz. 

Agora que já sabe o que significa e como fazer o SEO para Youtube, que tal adicionar essa ação em suas estratégias? Comente abaixo o que achou do texto e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.