Setor Imobiliário: 5 dicas para melhorar os seus resultados - Brasil Pnuma

Setor Imobiliário: 5 dicas para melhorar os seus resultados

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O marketing sempre foi fundamental para que empresas de diferentes ramos pudessem ampliar sua visibilidade, seja uma loja de roupa ou um escritório atuante no setor imobiliário.

Isso ocorre porque, atualmente, essas estratégias estão sendo muito mais utilizadas nas mídias digitais, por meio do marketing digital, para atingir os novos perfis de clientes presentes nesses ambientes.

Neste artigo, veremos como o setor imobiliário precisa trabalhar essas estratégias para alavancar suas vendas e atrair novos clientes.

Setor imobiliário

O setor imobiliário é aquele que trabalha com a comercialização de imóveis e construções variadas, seja por meio de locação ou vendas.

Esse sempre foi um setor de alta lucratividade, pois existe muita demanda de compra e especulação imobiliária.

Entretanto, ao mesmo tempo que existe demanda, também há muita concorrência nesse mercado, visto que existe uma grande quantidade de imobiliárias atuando na comercialização de imóveis, especialmente nas cidades mais desenvolvidas.

Portanto, é fundamental que as imobiliárias encontrem estratégias para aprimorar seus negócios. 

A implementação de um sistema CRM, por exemplo, é uma forma de aprimorar a organização e a gestão das empresas desse ramo, garantindo maior integração entre os setores internos.

Além disso, o marketing digital também aparece como um modelo estratégico de divulgação imprescindível. 

Assim, por meio de uma boa implementação de estratégias de marketing digital, as imobiliárias conseguem impulsionar suas vendas, aumentar a visibilidade e, consequentemente, se colocar à frente das rivais no mercado.

Mas, afinal, como implementar uma boa estratégia de marketing digital e gerenciar as ações da empresa? Bom, na sequência, veremos 5 dicas de como fazer isso de forma efetiva.

  1. Utilize um software administrativo

Primeiramente, uma dica importante é que as imobiliárias utilizem um software administrativo e de gestão organizacional.

Muitas empresas desenvolvem softwares exclusivos para o setor de imobiliária, garantindo que essas firmas consigam aprimorar sua gestão de negócios, englobando processos como:

  • Atendimento;
  • Gastos;
  • Cadastro de imóveis;
  • Automatização das cobranças;
  • Vendas.

Deste modo, é possível acessar e gerenciar as informações de forma mais prática e ágil, por meio de uma pipeline de vendas é possível ter o  controle de todos os processos e dados do negócio.

  1. Aprimore as vendas online

Atualmente, estar presentes nas plataformas digitais é fundamental para as imobiliárias, assim como para qualquer outro negócio. 

Um site para que os clientes possam acessar os imóveis disponíveis, consultando valores, localização e encargos variados, é essencial para acelerar o processo de compra.

Dessa maneira, os clientes não precisam se locomover até o espaço da imobiliária, conseguindo fazer todas as ações de avaliação e compra no conforto de suas residências.


Para isso, possuir um bom sistema online de vendas é muito importante, e isso só é atingido quando a imobiliária desenvolve um site de qualidade, otimizado e moderno.

  1. Invista em marketing digital de qualidade

Como já dissemos, atualmente é imprescindível que as empresas desenvolvam um bom planejamento de marketing digital para conseguir superar as concorrentes e se posicionar nos ambientes digitais.

Esse planejamento deve envolver uma série de questões, como campanhas publicitárias, divulgação dos produtos nas redes sociais, comunicação direta com os clientes, publicação de conteúdos aprofundados e variados nas redes e blog, dentre outras estratégias.

Essa é uma excelente maneira de aprimorar as ações da imobiliária, aumentando a visibilidade e trabalhando para a conversão de clientes .

  1. Invista em anúncios

Por conta da ampla concorrência, esse mercado se torna extremamente competitivo. 

Muitas vezes, quando uma pessoa busca por um imovel nas plataformas de pesquisa da internet, como o Google, Yahoo, Bing e outras, eles acabam acessando os primeiros sites que aparecem, pois tais mecanismos geralmente apresentam os sites que melhor respondem a pesquisa – passando a impressão de melhor qualidade.

Para que o site da imobiliária esteja entre esses primeiros posts, é fundamental que ela invista em anúncios digitais e materiais de qualidade. Para isso, a utilização de plataformas como o Google Ads se mostram importantes.

Essa plataforma possibilita que as empresas anunciem e paguem pelos anúncios conforme o acesso dos clientes. Com isso, muito possivelmente o site estará entre as primeiras publicações das páginas de pesquisa, aumentando ainda mais o acesso e a visibilidade.

Mas atenção, é preciso fazer os anúncios de forma estratégica, isso é, realizar um estudo do público-alvo e entender quais são os termos mais utilizados pelos seus potenciais clientes.

No caso de uma financeira que vende máquina de cartão, ela poderá investir em termos como maquininha de cartão ou melhor maquininha de cartão, já que são os termos mais utilizados por seu potencial cliente.

É preciso somar estratégia com investimento para ter mais assertividade.

  1. Mantenha o site atualizado

Para finalizar, é importante destacar que, como as vendas das imobiliárias, atualmente, são predominantes nas plataformas digitais, é fundamental que essas empresas mantenham os seus sites de comercialização sempre atualizados.

Um dos grandes problemas das imobiliárias acaba sendo esse: elas não atualizam seu site constantemente e a experiência do cliente se torna prejudicada.

Imagina que o cliente busca um imóvel para comprar e alugar procurando uma imobiliária e fazendo todo processo de busca e só depois de muito tempo encontra o imovel desejado, conforme algumas especificações que poderiam ser filtradas.

Posteriormente, entra em contato com a imobiliária para marcar uma visita, mas o atendente informa que esse imovel já não está mais disponível.

Dessa maneira, o cliente “perde tempo” nesse processo e não sai satisfeito, pois sua necessidade não foi atendida adequadamente. Com isso, a confiabilidade da empresa também é prejudicada.


Portanto, é justamente nesse sentido que é fundamental que as imobiliárias mantenham sempre seus sites de vendas atualizados, garantindo que a experiência dos clientes seja a melhor possível.

Mais ainda, ao integrar os diferentes canais digitais e estratégias, é possível alcançar mais clientes com qualidade, desenvolvendo ainda mais o negócio.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.