E-mail marketing: 5 dicas para utilização dessa estratégia - Brasil Pnuma

E-mail marketing: 5 dicas para utilização dessa estratégia

E-mail marketing
Business people working on a laptop

As técnicas digitais empregadas na comunicação de uma empresa e o público-alvo são abrangentes, mas o e-mail marketing tem um apelo personalizado que somente uma newsletter bem desenvolvida pode apresentar. 

Com um custo relativamente baixo, é possível empregar essa estratégia de divulgação e marketing digital de forma criativa e eficiente. 

Além disso, é um canal que permite um relacionamento direto com o público-alvo, sem interferência de terceiros.

A evolução tecnológica também justifica colocar em prática esse modelo de marketing direto.

Visto que é possível automatizar a prática de envios de e-mail marketing e segmentar de maneira apropriada de acordo com o público-alvo que se almeja alcançar. 

Todas as informações que precisam ser levadas ao receptor podem ser entregues de forma automatizada, ser acessada na hora mais conveniente e render bons frutos para a marca que aposta nesse modelo que está entre os mais antigos dentro da internet.

A seguir serão disponibilizadas 5 dicas fundamentais para que esse tipo de estratégia seja empregada em uma empresa, independente se é de pequeno, médio ou grande porte. 

O mais importante é manter um contato direto com o consumidor, levando em consideração que é preciso seguir normas e procedimentos que implicam na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

  1. Acredite em uma newsletter bem construída

O planejamento de uma campanha de marketing digital precisa incluir o e-mail entre as ferramentas, por todas as possibilidades que esse tipo de ferramenta pode proporcionar.

É possível fazer a captação de leads, entregar folhetos digitais com promoções sazonais e ofertas que ajudam na renovação de estoque. 

Além disso, com uma newsletter bem construída é possível levar todas as novidades para o consumidor e proporcionar uma jornada de compra.

Podendo assim, acompanhar e-mails de cadastro e finalização de compra, dentro do funil de vendas.

Quando uma imobiliária coloca uma sala para alugar em Joao Pessoa, na Paraíba, essa propaganda pode ser espalhada de norte a sul com um único disparo de e-mail, utilizando as ferramentas certas disponíveis nos meios digitais.

A prática de SEO (Search Engine Optimization) pode ajudar na captação de leads, onde os dados dos potenciais clientes são utilizados.

Assim como outros modelos de campanhas de marketing digital, o envio dos e-mails para pessoas que disponibilizam o endereço eletrônico.

Com essa única informação é possível encaminhar informações precisas para uma base sólida de público-alvo, pois foram eles que entregaram os dados de forma espontânea. 

Assim, fica mais fácil encaminhar:

  • Convites para eventos;
  • Divulgação de marketing de conteúdo;
  • Newsletter corporativa e do setor;
  • Ofertas e promoções;
  • Reforço de marketing estratégico;
  • Respostas automatizadas.

Conforme o objetivo traçado, é possível empregar o e-mail marketing para funcionar como um contato direto com o cliente, independente se é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. 

O envio contínuo de newsletter para o público interessado na marca pode servir como forma de nutrir os leads, promovendo a divulgação da marca por um longo período.

É possível direcionar o cliente para pontos estratégicos de interesse, como novos artigos dentro de um blog, com informações sobre novos produtos e serviços disponíveis.

A newsletter pode ser entregue de maneira periódica, sendo diária, semanal, quinzenal ou mensal. 

O mais importante é ter uma continuidade para que os consumidores estejam informados sobre eventos e novidades constantemente.

  1. Torne maior o engajamento com os fregueses

A interação virtual é uma das grandes virtudes que o e-mail marketing pode proporcionar, pois um clique dentro do conteúdo recebido pode aumentar o engajamento nos sites, blogs e redes sociais de um empreendimento comercial.

Com a aplicação de marketing de conteúdo para agregar valor aos informes distribuídos, é possível entregar a pessoas que trabalham com artesanato como fabricar velas em casa até dicas e informações sobre viagens a lugares turísticos. 

Sendo assim, a pessoa pode gostar de ficar em casa ou passear com os amigos, familiares, ou mesmo sozinho, ele vai ter algo para fazer quando receber as newsletters no conforto proporcionado pelos equipamentos eletrônicos. 

Vale lembrar que o engajamento pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, desde que os sinais de alerta estejam ativados e o assunto desperte o interesse de quem recebeu a mensagem.

  1. Converta leads em clientes fidelizados 

Manter a marca em evidência é uma tarefa árdua, mas que tem um significado muito importante dentro de uma campanha de marketing. 

O emprego de uma estratégia contínua de envio de e-mail marketing para os leads pode resultar em vendas, independente do período. 

Uma loja que envia, continuamente, as promoções de produtos e serviços, a disposição de cupons de desconto e as novidades de interesse de cada público-alvo pode ser lembrada quando menos se espera. 

As ocorrências de memória podem ser ativadas quando uma empresa de seguro para automóvel em Curitiba trabalha em conjunto com as concessionárias de veículos.

Além de apresentarem um marketing entre dois produtos distintos, mas com similaridades quanto ao público-alvo.

Assim, os leads que antes não tinham interesse em tal produto podem ser um cliente em potencial após a realização da compra de um carro, moto, caminhonete ou caminhão. 

Portanto, com o direcionamento correto dentro das estratégias de marketing relacionadas com o disparo de e-mails contínuos, é possível dar continuidade em um pós-venda, ou mesmo a fidelização a partir de uma ação exclusiva.

Para fazer toda a documentação necessária e evitar burocracia, o cliente pode procurar online um despachante automotivo ou receber todas as informações necessárias quando se aplica o cross marketing entre duas empresas distintas. 

O envio do e-mail da concessionária pode contar tanto com os dados da seguradora quanto do despachante, e assim, o cliente ter o mínimo de trabalho possível.

  1. Envie para o público-alvo segmentado

A segmentação de público deve ser realizada em algum momento, pois os interesses podem ser os mesmos dentro de um determinado segmento, mas as pessoas recebem a informação de maneiras diferentes, em situações específicas.

Um empresário que está a caminho do trabalho checando todos os e-mails pela manhã é completamente diferente de um funcionário que vai verificar os e-mails pessoais no fim do expediente. 

Aqui vale um parênteses. Quando se trata de captação de leads, é importante solicitar o endereço de e-mail pessoal.

Visto que a tecnologia empregada em endereços eletrônicos corporativos tende a dispensar como spam determinadas mensagens de marketing.

Voltando ao ponto principal, é preciso segmentar os públicos de forma específica, podendo utilizar dados relevantes como:

  • Faixa etária;
  • Profissão;
  • Localização;
  • Especificidade.

A idade de uma pessoa é muito relevante quando se trata de envio de e-mail marketing. 

Se uma pessoa procura onde alugar maquinas de bebidas quentes como chocolate e café, por exemplo, ela precisa ser maior de idade, no mínimo.

A tecnologia ajuda nesse quesito, utilizando os dados disponibilizados pelos leads em grupos por listas específicas, com interesses apontados ao longo da captação ou por demonstração de perfil de redes sociais. 

Até mesmo as interações promovidas em blogs e sites corporativos, como comentários contínuos, pode ser um ponto a ser explorado na segmentação de públicos com interesse pontual.

  1. Fortaleça a marca perante a concorrência

Sempre vai haver uma empresa concorrente, mesmo que seja a oferta de um novo produto no mercado. 

A não ser que seja um bem de consumo muito específico ou um serviço que exija uma especialidade técnica inovadora.

Dessa forma, é preciso manter a marca em constante divulgação, com destaque no e-mail marketing e outras ferramentas funcionais que mantenham os leads sempre interessados, mesmo que seja na recepção das informações.

No setor da construção civil é importante que a empresa de limpeza predial terceirizada se coloque sempre à disposição para apresentar propostas para construtoras, incorporadoras, imobiliárias e condomínios empresariais e residenciais.

Apresentar um diferencial no e-mail marketing pode ser uma forma de se destacar perante a concorrência, podendo atender outros empreendimentos, como estabelecimentos educacionais, centros comerciais e parques fabris. 

Por fim, é importante ressaltar o quanto o e-mail marketing é uma ferramenta com custo acessível, bastante prática e que vai diretamente para o público consumidor que está interessado nos produtos e serviços oferecidos. 

A comunicação constante com os clientes é uma forma de manter a fidelização, e o uso de SEO para a captação de leads permite que os clientes tenham um crescimento exponencial, lembrando que é preciso respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

São e-mails que podem ser disparados para que sejam feitos e convidem aqueles que não acessam os sites ou redes sociais há algum tempo. É possível identificar esses clientes de maneira certa. 

Apresentar novos produtos, ou bens de consumo similares, com preços competitivos, são recomendações bem-vindas pelos clientes. 

Uma última dica, as datas especiais, como aniversário da empresa, aniversário do cliente ou feriados nacionais podem ser excelentes oportunidades para enviar aquele e-mail despretensioso para que o cliente visite a loja virtual.