A Black Friday chegou ao Brasil em 2010, e apesar dos casos de fraudes que ocorreram no começo, a época se consolidou como um dos mais importantes para o comércio, tanto online quanto para lojas físicas.
O período promocional começa na última sexta-feira de novembro, muito próximo do natal, o que é uma grande vantagem, já que muitos consumidores já preparam a sua lista de compras, que vai desde itens de valor alto, como notebooks, a produtos simples, como uma caixa de papelão, por exemplo.
Para se beneficiar dessa inclinação às compras dos consumidores, as empresas precisam estar preparadas. Por isso, selecionamos 8 dicas para você que quer atingir o sucesso em vendas. Continue a leitura e confira!
Black Friday 2021: tendência é de crescimento
Segundo pesquisas, a expectativa de crescimento da Black Friday 2021 é de 14,7%, o que significa um fôlego ao comércio, após o período de baixas vendas durante as fases mais críticas da pandemia.
A explicação para essa projeção de crescimento está relacionada à retomada progressiva e também pelo aumento da confiança dos clientes em compras online. Portanto, é um ótimo momento para ter uma loja online.
Com esse cenário favorável, seja você dono de um e-commerce de eletrônicos ou proprietário de uma loja online de produtos específicos, como uma bomba centrífuga, por exemplo, é hora de se preparar.
8 dicas para obter sucesso em vendas na Black Friday
- Invista na segurança do site: uma das questões mais relevantes para atrair consumidores, é ter uma plataforma segura. Por isso, não deixe de checar a qualidade dos seus mecanismos de segurança.
- Faça campanhas de marketing com antecedência: para ampliar as possibilidades de venda, planeje as campanhas antes do início da temporada de promoções. Quanto mais visibilidade, melhor.
- Monitore a concorrência: para ajudar no planejamento das ações e estratégias, analise os concorrentes.
- Dê atenção especial à logística: não adianta ter um ótimo plano de marketing, se não houver boas estratégias logísticas. Imagine a situação: o consumidor comprou on-line uma batedeira industrial, porém o produto chegou com atraso. Isso certamente prejudica a imagem da empresa. Portanto, invista no controle logístico.
- Aposte em anúncios promocionais pagos: para ter resultados mais rápidos, uma excelente opção é investir em anúncios pagos, seja no Google ou nas redes sociais. Os anúncios conseguem chegar a um público específico, assim, as chances de conversão são maiores.
- Facilite o pagamento: os consumidores gostam de pagar por meios diferentes. Por essa razão, não deixe de oferecer mais de uma possibilidade, pois assim, vai atender as necessidades de um público maior.
- Selecione os produtos parados no estoque: a Black Friday é certamente uma ótima chance de esvaziar o estoque daqueles itens parados. Além disso, é estratégico analisar quais os produtos possuem uma maior margem de desconto. Lembre-se que a intenção do consumidor é obter uma bela promoção.
- Garanta um ótimo atendimento: seja on-line ou físico, o sucesso de qualquer negócio depende muito da qualidade do atendimento. Desta maneira, sempre busque treinar as equipes e investir em diferentes canais de comunicação.
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