ROI: o que é e qual sua importância? | Brasilpnuma

ROI: o que é?

ROI: o que é?

ROI, também conhecido como retorno sobre o investimento, é um termo comum, usado para identificar feedbacks financeiros. Então, seja você um gerente de uma empresa de bomba centrífuga ou um executivo de uma startup, olhar para o ROI de um projeto ou empreendimento é fundamental. 

Tudo porque essa medida indica o sucesso de um empreendimento. E o valor não descreve apenas uma porcentagem ou proporção e pode definir desde um prejuízo até o aumento da eficiência. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é ROI?

Qualquer despesa que uma empresa tenha, pode ser calculada com o ROI. Embora algumas, como comprar itens básicos ou consertar a porta de aço, possam não ter um retorno direto, cada despesa contribui para um investimento total. 

Por exemplo, contratar um profissional de marketing para criar anúncios, pagar um redator para fazer os textos de seu site e reformular as redes sociais da empresa, podem ser considerados como retorno do investimento.

Em muitos casos, o conceito serve para calcular o valor de um investimento. Neste caso, um investidor quer saber o potencial de um investimento, antes de comprometer quaisquer fundos para uma empresa. 

Fazer um cálculo deste tipo, normalmente, envolve dividir a receita ou o lucro anual pelo valor do investimento original ou atual. No fim das contas, é um trâmite simples, mas que exige atenção e experiência.

Ele também é usado para descrever qual o montante que o investidor abriu mão para investir na empresa. Ou seja, se um empresário investiu seu dinheiro no mercado de ações, poderia esperar receber um retorno anual de pelo menos 5%. 

Mas ao investir esse mesmo dinheiro em uma empresa, um proprietário esperaria ver um ROI semelhante, se não maior.

Sendo assim, é correto afirmar que as empresas até usam a ferramenta para medir o sucesso de um projeto específico. Se a mesma pessoa investisse dinheiro em uma campanha publicitária, ele analisaria as vendas geradas pelo anúncio e usaria essas informações para determinar o ROI. Se o dinheiro gerado excedesse o valor gasto, seria algo aceitável.

Benefícios do ROI

Compreender seus lucros e o impacto de um investimento em seu negócio é importante e extremamente útil na tomada de decisões. Aqui estão mais dois benefícios que o cálculo do retorno sobre o investimento oferece:

  • O uso de um ROI permite que os empresários acompanhem e analisem projetos de curto, médio e longo prazo. Como se usassem um detergente concentrado para se livrar de qualquer resíduo prejudicial à saúde financeira da marca;
  • Também ajuda a avaliar o desempenho financeiro da sua empresa. Isso colocará sua empresa no caminho certo, demonstrando se está lucrando acima ou abaixo da média. Este é um bom lembrete para todas as marcas, de todos os setores, para manterem um padrão aceitável para suas finanças.

Num universo tão acirrado quanto este que vivemos atualmente, ficar sem esta tática pode ser o indício do fim. Então, se foque no que temos como garantia de sucesso!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.