É fato: a internet mudou o comportamento dos consumidores. Por esta razão, mesmo que tenha uma empresa pequena de produtos voltados ao uso profissional, como luva de vaqueta, por exemplo, é preciso estar online, ou seja, ter presença em plataformas digitais.
Ter presença digital vai fazer com que a empresa seja encontrada por mais clientes, o que certamente é o objetivo de qualquer organização, ter cada vez mais consumidores interessados em seus produtos e serviços.
Além disso, há outras razões que fazem da presença digital algo de suma importância para os negócios. Venha conosco e descubra!
Quais as vantagens de investir na presença digital?
Além de ajudar a obter mais clientes, a presença digital facilita e melhora o relacionamento com os consumidores, o que resulta em maiores índices de satisfação e por consequência, maiores taxas de fidelização.
Outro aspecto que torna a presença digital importante para os negócios, é que ela proporciona mais conhecimento sobre o público-alvo, uma vez que promove mais interação. Com mais dados sobre os clientes, uma empresa, que, por exemplo, atua com descarte de lixo eletrônico, consegue identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados para atingir mais clientes.
Mais uma vantagem de investir na presença digital é que ela é uma forma de reduzir custos com ações tradicionais de marketing, como os materiais impressos, como banners, outdoors, panfletos, entre outros, o que, aliás, tem surtido cada vez menos efeitos.
Como ter presença digital?
Para ter presença digital, é preciso investir em canais, como:
- Site;
- Redes Sociais;
- Blogs.
No entanto, não basta apenas criar site e perfis nas redes sociais, é necessário que antes, haja um planejamento das ações para que realmente os canais possam ser veículos que aproximem a empresa do seu público-alvo.
Falando em público- alvo, conhecê-lo é essencial para ter uma boa presença digital, uma vez que os conteúdos devem ser direcionados a atender as expectativas e atraí-lo até o fechamento da venda. Isso vale para tanto para conteúdos de site e blogs quanto para as redes sociais.
Quanto ao site, é extremamente relevante pensar na usabilidade, ou seja, em proporcionar facilidade de navegação ao usuário, de maneira que ele encontre todas as informações de um jeito simples. Ademais, é estratégico ter um site que seja responsivo, que significa que ele vai aparecer sem interferência em qualquer tipo de tela.
O layout tanto do site como das redes sociais precisam ser atrativos, de forma que a marca seja evidenciada e assim, gerar mais credibilidade, que é um fator determinante para ter uma presença digital forte.
É necessário estar em todos os canais digitais?
Ter um site, blog e perfil em redes sociais é básico, seja para uma empresa que se relaciona com o consumidor final quanto para organizações que vendem para outras empresas, como é o caso de uma corporação que atua com elevador de carga, que tem como público-alvo, geralmente, indústrias.
Em relação às redes sociais, não é necessário estar em todas, é preciso identificar a que mais tem maior relevância para o público da empresa.
Esperamos que esse conteúdo possa ter contribuído para que você decida inserir a sua empresa nos meios digitais, que como viu, é relevante para os negócios. Se gostou, compartilhe o conteúdo.