10 passos para montar uma estratégia campeã de marketing digital

10 passos para montar uma estratégia campeã de marketing digital

estratégia campeã de marketing

A sociedade está inserida em uma era digital, o que exige que profissionais e empresas desenvolvam uma estratégia campeã de marketing, principalmente no ambiente online, para se destacar perante os clientes em potencial e estar sempre à frente dos concorrentes. 

As organizações estão se interessando por novas plataformas de rede social, desenvolvendo e-mails que, se espera, sejam abertos, tentando criar conteúdo que as pessoas vejam e compartilhem antes de seguir com uma ação, ou simplesmente deletar a mensagem. 

Essa abordagem pode gerar alguns resultados positivos, mas não é sustentável, mensurável ou necessariamente conectado aos objetivos de negócios de qualquer organização.

Insira a estratégia campeã de marketing digital

Há diversas maneiras de implementar uma estratégia de marketing digital em uma consultoria de contabilidade. Mais importante ainda, deve servir como um modelo, uma estrutura ou um roteiro. 

Isso deve ser estruturado o suficiente para que se possa acompanhar quando os números de e-mail continuarem crescendo, mas flexível o suficiente para que possa se ajustar quando uma nova campanha de rede social fracassar.

Quais são os 6 pilares do marketing digital?

O mundo do marketing online cresceu e há, claramente, mais de uma maneira de comercializar um site na internet. 

A boa notícia é que, embora essas áreas sejam categorias de marketing separadas, todas podem trabalhar juntas para atingir os objetivos e expandir os negócios de uma contabilidade gerencial e financeira.

São 6 disciplinas principais em que o marketing digital pode ser categorizado.

  1. Marketing de conteúdo 

A criação e publicação de conteúdo útil, direcionado, estrategicamente planejado e projetado para atrair, educar e manter o público-alvo se relacionando com a marca e evoluindo na jornada de compra.

  1. Publicidade nativa 

Essa ação também é conhecida como criação de anúncios, a publicidade nativa é uma divulgação online que se assemelha ao conteúdo editorial do site ou publicação que está promovendo. 

  1. Publicidade PPC (Pay Per Click

Na prática o PPC é uma estratégia de marketing que envolve anúncios online. A cada clique de um usuário, o anunciante paga o valor correspondente e contratado.

  1. SEO (Search Engine Optimization)

A otimização para mecanismos de busca é a prática de melhorar um site para que ele se torne amigável para os mecanismos de pesquisa e leve tráfego orgânico para o site. 

  1. Marketing de rede social

A prática de promover um produto ou serviço em plataformas de rede social. Isso normalmente é feito por meio de uma ferramenta que presta gerenciamento especificamente para as redes sociais.

  1. E-mail marketing 

Uma abordagem de marketing que usa o e-mail como forma de distribuição e nutrição de clientes potenciais e existentes.

Como criar estratégia de marketing em 10 passos

A partir do conhecimento dos 6 pilares essenciais do marketing digital, é possível entender melhor como criar uma estratégia voltada para o ambiente online.

De personas às ferramentas certas, há muitos processos que podem ajudar o sucesso de uma estratégia de marketing digital de empresas de auditoria em SP, ou outros segmentos produtivos.

A seguir estão 10 passos que, dependendo do estágio e da proporção, podem variar. Assim como as características da empresa podem influenciar o contato com os clientes em potencial.

  1. Crie um plano de marketing na internet

Um plano de marketing na internet informa todas as decisões e atividades de cada etapa ao longo do caminho. Também o ajuda a desenvolver e implementar estratégias sólidas e avaliar os resultados das atividades. 

O plano de marketing na internet deve destacar todos os objetivos e metas mensuráveis ​, assim como estabelecer marcos para as atividades de marketing. 

Mais importante ainda, é preciso integrar o plano de marketing na internet com o plano de negócios existente da empresa. Isso garante uma harmonia com os objetivos de negócios de médio e longo prazo.

  1. Encontre uma persona ideal

De forma geral, os profissionais responsáveis pelo marketing digital fazem a coleta de dados quantitativos e qualitativos sobre o público-alvo, incluindo:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Interesses;
  • Localização;
  • Ocupação.

A definição do cliente potencial de um escritório contábil São Paulo foi levada para outro nível recentemente, com as buyer personas, ou persona do comprador, tomando a frente. 

O termo “buyer persona” é empregado para descrever o cliente definitivo, que pode ser estipulado a partir de contato e pesquisa com um público-alvo pré-definido.

  1. Conheça os concorrentes

A proliferação de negócios online e o avanço das tecnologias de marketing o tornaram, no ambiente digital, altamente competitivo.

O grande número de empresas estabelecidas online apresenta um desafio para os participantes do mercado. 

Quem deseja expandir os negócios de um escritório de contabilidade São Paulo e permanecer no topo do nicho de marketing digital precisa conhecer os concorrentes, particularmente os respectivos pontos fortes e fracos. 

Para conhecer os concorrentes, é preciso realizar inteligência de mercado e analisar informações sobre:

  • Política do consumidor;
  • Preços;
  • Produto;
  • Proposta de valor;
  • Serviços.

Quando se tem todos esses detalhes em mãos, se estabelece uma boa posição para tomar decisões com dados concretos, facilitando a execução de uma campanha de vendas e marketing.

  1. Revise os canais de marketing digital existentes

É preciso identificar os recursos e canais avançados que se está utilizando, incluindo sites, conteúdo de blog, contas de mídia baseadas na internet, anúncios informais nas proximidades, promoções pagas, e isso é apenas o começo. 

Tudo bem se a futura estratégia de marketing digital não incluir todos esses elementos, mas definitivamente deve-se usar aqueles que foram mais eficazes anteriormente. 

Por exemplo, se a landing page, ou página de destino recente foi útil na criação de leads, é preciso empregá-la novamente, mas com melhorias evidentes. 

  1. Coloque SEO e SEM em prática

Para aumentar a visibilidade, é preciso colocar em prática o SEO on page e off page. É preciso se certificar de empregar palavras-chave direcionadas para as páginas e postagens e, assim, aumentar os rankings nos mecanismos de pesquisa. 

O SEM (Search Engine Marketing) também precisa ganhar reforço, por meio de formas relevantes de publicidade de serviços de contabilidade preços na internet, como campanhas de anúncios PPC, webinars e podcasts. 

Para ativar o SEO e obter boas classificações, vale recorrer a uma empresa de serviços de marketing digital para ajudar a gerenciar as respectivas campanhas de otimização do motor de busca e de marketing.

  1. Faça uso das redes sociais

O marketing direcionado às redes sociais, em se tratando da publicidade online, tem apresentado um crescimento interessante para as empresas. Tem o potencial de gerar enormes vendas e receitas para negócios. 

O poder das ferramentas de marketing de rede social está no apelo universal e na exposição massiva que elas dão a uma empresa, qualquer que seja o segmento em que está inserida. 

Antes de entrar no movimento das redes sociais, é preciso reservar um tempo para conhecer a demografia de mercado e plataformas certas para alcançar o público. 

Depois de conhecer o público, deve-se criar páginas de perfil corporativo e contas de rede social para a empresa e, dessa forma, engajar seguidores novos e existentes.

  1. Facilite o contato entre clientes e empresa

O negócio online de serviços de contabilidade preços tem tudo a ver com se conectar com clientes em potencial, então o site empresarial precisa de mais tráfego para garantir resultados positivos. 

Sendo assim, a estratégia de marketing digital deve garantir que os leads não estejam fazendo esforços desnecessários para se envolver com a marca, conectar-se com os clientes é inestimável para qualquer negócio.

Por isso é preciso garantir que as páginas de destino não solicitem dados irrelevantes, o que leva à necessidade de emprego de CTA (Call To Action), ou chamada para ação, na landing page, além de outras páginas do site empresarial.

  1. Monitore e analise dados da web

Aparentemente, o marketing digital tem várias métricas-chave que se deve analisar de tempos em tempos para expandir os negócios. 

Essas métricas são essenciais para o crescimento e sustentabilidade dos negócios. O empreendedor que deseja expandir os negócios precisa monitorar e analisar determinados pontos, entre os quais:

  • Fluxo de tráfego;
  • Fontes de tráfego da web;
  • Taxas de resposta;
  • Reconhecimento da marca;
  • ROI (Return Over Investment);
  • Visualizações de página.

Estas são apenas algumas das principais métricas de marketing digital que ajudam a saber como um site está se saindo e o que precisa ser melhorado. 

  1. Crie uma mensagem de marca unificada e consistente

A marca de um sistema de gestão financeira para pequenas empresas é um fator poderoso no processo de vendas e marketing. Pode atrair clientes e torná-los leais ou simplesmente ser ignorada.

Uma marca é refletida de várias maneiras na interface do usuário do site, nas respostas e até na experiência de atendimento ao cliente e na maneira como a empresa se envolve com clientes ou seguidores nas redes sociais.

Se a empresa emprega marketing digital omnichannel, é preciso criar e manter uma mensagem de marca unificada. 

A mensagem da marca não é apenas sobre o que se comunica ao público, mas o que o público e consumidores sabem e experimentam sobre a empresa. 

Assim é preciso que visitantes e consumidores fiéis experimentem a marca e obtenham satisfação, enxergando uma mensagem unificada e consistente em todos os lugares.

  1. Acompanhe todo o progresso

O monitoramento contínuo deve ser feito para garantir que a estratégia esteja funcionando de forma eficaz. 

Isso é feito atribuindo em conjunto com equipes de vendas e de marketing, possibilitando a oportunidade de aprender com os erros e encontrar meios para melhorar sempre.

Projetar um processo de estratégia de marketing digital envolve muito trabalho, mas um plano eficaz e bem pensado facilita todo o processo e possibilita o acompanhamento do progresso.

Conclusão

A importância do marketing digital está se tornando cada vez mais necessária para toda e qualquer empresa. 

O marketing digital tornou-se um foco importante para a maioria das empresas, à medida que se esforçam para alcançar clientes online e aumentar as vendas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.