O Google se tornou parte da vida diária das pessoas, pois quase todo mundo o usa de alguma forma, seja para pesquisar sobre o próximo filme que estreará nos cinemas, sobre os valores de Fios e cabos elétricos e etc.
São mais de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, processando uma média de 40.000 consultas por segundo! Isso prova que o site está enraizado na sociedade, tornando-se o primeiro local onde as pessoas vão para aprender ou tirar dúvidas sobre um determinado tópico.
No entanto, tão interessante quanto as buscas, é a coleta de dados do Google. Elas permitem que os usuários visualizem algumas informações altamente úteis e interessantes e que podem ser usadas para fins de marketing e pesquisa. A partir de agora, conheça mais sobre o Google Trends.
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta on-line que ajuda na visualização e descoberta de tendências no comportamento de pesquisa das pessoas, seja nas Pesquisas Google, no Google Notícias, nas Imagens, no Google Shopping e no YouTube.
É extremamente útil quando se trata de avaliar o sucesso da estratégia de SEO, pois permitirá que os usuários vejam quais tópicos e consultas foram populares e dará acesso a dados com referências ao período de tempo que o usuário permaneceu no seu endereço, as frases para buscá-lo e etc.
Há a produção de um gráfico de tendências durante o período selecionado, permitindo olhar os números com eficácia, como se fosse uma espécie de Quadro de distribuição de informações.
Com o ‘Search Volume Index’, o gestor pode ter acesso a consultas de até 5 pesquisas diferentes ao mesmo tempo, permitindo realizar análises e comparações.
Como usar o Google Trends
Para inserir um tópico ou consulta na barra de pesquisa, insira o tema desejado e terá essas quatro opções de refinamento, que permitirão uma exploração completa dos resultados. São:
- Localização: As possibilidades variam de um nível global a algo mais regional;
- Prazo;
- Categoria: As opções incluem Artes e Entretenimento, Esportes, Política, Finanças, Notícias etc.;
- Tipo de pesquisa: Pesquisa de imagens, de notícias, Google Shopping e Pesquisa do Youtube.
Interpretando o Google Trends
Ao analisar o Índice de volume de pesquisa no Google Trends, há algumas coisas importantes que deve ter em mente. O gráfico que aparece depois que pesquisa um determinado tópico não representa os números reais do volume de pesquisa, mas sim um índice que varia de 0 a 100.
Estes são os interesses de pesquisa em relação ao ponto mais alto no gráfico para a região e hora selecionadas. Por exemplo, se escrever algo como Discos de Corte e obtiver um valor de 100, é porque está no pico de popularidade, enquanto um valor de 50 significa que o termo é mediano. Pontuações de 0 significa que uma quantidade suficiente de dados não estava disponível para o termo selecionado.
Gostou do conteúdo sobre Google Trends? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.