Você está procurando qualificar melhor seus prospects, seja no ramo da moda, de Dobra de chapa ou qualquer outro? Configure um processo de lead scoring. Você quer enviar o conteúdo certo no momento certo? Configure um processo de lead scoring.
Você sonha em minimizar os pontos de atrito com seus prospects e aumentar sua taxa de conversão? Tenho certeza que sabe o que responderei. Muitos gestores estão implementando metodologias personalizadas de lead scoring, permitindo que tenham maior precisão em seu fluxo de trabalho. O resultado: mais capacidade de resposta para mais eficiência.
O que é lead scoring?
Este é um processo de classificação que, hoje em dia, é amplamente automatizado. Isso facilita a medição do progresso de seus clientes em potencial em um ciclo de compra predefinido.
Sua aplicação permite determinar tal prospecção e adequá-lo com suas buyer personas, estabelecidas durante a implementação de sua estratégia de vendas. Todo este caminho é tão fundamental quanto a Manutenção Predial para o ramo da engenharia.
Por que você precisa do lead scoring?
Se chegou até aqui é porque já está familiarizado com os conceitos básicos de inbound marketing e estratégias de geração de leads. Mas para quem não tem tanta proximidade, saiba que o melhor momento para implementar o lead scoring é quando sua empresa atingiu uma fase de maturidade.
Ou seja, se estiver recebendo várias dezenas de leads por semana, sem o acompanhamento adequado, você corre o risco de ficar sobrecarregado e perder clientes. Para otimizar a taxa de conversão, faça um acompanhamento em cada etapa do seu funil de vendas.
Todo o conteúdo deve ser apropriado para renovar o interesse do seu lead em seus serviços. Chame a atenção deles e mantenha-os em seu site até que estejam convencidos de que sua empresa é a solução certa para seus problemas.
Como medir a pontuação de um lead?
Depois de identificar e analisar todos os seus dados, já terá uma visão geral ampla o suficiente para atribuir pontos a eles. Esse processo é quase tão ‘matemático’ quanto a feitura de um Projeto de instalações elétricas.
Configure um processo de pontuação de leads “básico”, antes de tentar treiná-lo. Atribua ganhos às ações mais comuns antes de dividi-las em categorias. Ainda está com dificuldades?
Vamos dar como exemplo uma empresa de marketing de conteúdo. Seu objetivo é conquistar um novo mercado de pequenas e médias empresas que não dão atenção suficiente às estratégias.
Para conquistar esse lead scoring, deve-se:
- Fazer uma campanha nos buscadores;
- Anúncios no Facebook;
- Criar uma landing page;
- Além de um e-mail de agradecimento automatizado;
- Deixar um colaborador responsável por apresentar uma proposta por telefone;
- Obter um processo de prospecção no Linkedin;
- Um boletim informativo regular sobre dicas sobre como se tornar um ótimo redator;
- Diversos outros artigos de blog sobre marketing de conteúdo.
Poucos são os empresários que olham com carinho para o conceito. Aproveite o potencial do lead scoring e alcance o sucesso que tanto desejou.
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