Escrever um blog da empresa traz muitos benefícios, tanto relacionados ao posicionamento quanto tipicamente relacionados à imagem, pois faz com que os usuários o vejam como um especialista em determinado campo.
No entanto, para que isso aconteça, você precisa gastar a quantidade certa de tempo, energia ou dinheiro para administrar um blog da empresa no mais alto nível. Sempre será crucial descobrir como encontrar uma ideia para um artigo para o blog da sua empresa que irá cativar seus leitores.
Por que vale a pena ter um blog da empresa?
Escrever um blog da empresa já é uma prática extremamente comum. Isso se deve principalmente ao fato de que pode trazer muitos benefícios, como:
● aumentar o tráfego orgânico no site,
● criar uma posição de especialista aos olhos dos usuários que visitam um blog, site ou loja,
● melhorar a posição do site nas buscas resultados,
● alcançar alguns objetivos, por exemplo, aumentar a mailing list,
● a possibilidade de ganhar dinheiro graças ao blog,
● tornar-se mais credível e, assim, convencer as empresas a cooperar e os clientes a utilizar os seus serviços e comprar produtos,
● explicar o que você faz e por que você é o melhor ou o melhor nisso.
Na verdade, as vantagens que tornam a gestão de um blog lucrativa são ainda maiores. Então, como há tantos benefícios em fazer essa atividade, você provavelmente já entende o quanto é importante contribuir para escrever bons artigos.
Ideia para um blog – como encontrá-la?
Você pode ter ideias para escrever em vários lugares, mas primeiro verifique os sites ou blogs de seus concorrentes. A questão não é imitar o que ela faz, mas tentar chegar a conclusões sobre quais temas poderiam ser mais desenvolvidos e quais são populares, e vale a pena tentar escrever algo parecido – só que melhor, mais longo e completo.
Você também pode procurar inspiração nos seguintes lugares:
Em fóruns temáticos
Quando você deseja encontrar os tópicos que mais interessam ao seu público-alvo, você deve pesquisar em fóruns online. No entanto, necessariamente aqueles relacionados a um setor, tópico específico ou simplesmente reunir um grupo de pessoas, por exemplo, mulheres que administram seu próprio negócio.
As postagens, perguntas e problemas que aparecem lá podem ajudá-lo a criar não um, mas muitos artigos úteis. Você vai encontrar assuntos bem específicos do tipo “como encontrar o melhor encanador”, qual o melhor curso de biscoitos para fazer na Bahia” ou mesmo “desentupidora piracicaba 24 horas”. Você encontra de tudo em fóruns e em perguntas na internet, por isso vale a pena verificar quais são os questionamentos e dores do seu público, para criar um conteúdo que seja apropriado.
Lembre-se de que a maneira mais eficaz de encontrar um fórum é digitar uma palavra-chave geral ou mais específica em um mecanismo de pesquisa do Google e adicionar a palavra “fórum”. Preste atenção à popularidade dos tópicos, quais perguntas são repetidas com mais frequência e em que ano o tópico foi criado, pois pode ser que aconteceu há alguns anos e agora ninguém mais tem problemas com isso.
Ao participar de reuniões do setor
Abordar problemas atuais, mudanças, tendências, etc. é algo que sempre atrai o interesse dos leitores. Anteriormente, vale a pena extrair esse conhecimento de fontes comprovadas, por exemplo, de portais ou empresas confiáveis. Se você quiser ser um dos primeiros a escrever sobre isso no blog da sua empresa, certifique-se de se inscrever em uma conferência ou reunião do setor. Dessa forma, você não apenas enriquecerá seu conhecimento, mas também conhecerá muitas pessoas que podem fazer parte de seus leitores e até clientes em potencial.
Ao fazer uma pesquisa
Tudo o que você precisa fazer é adicionar uma pesquisa nas mídias sociais, por exemplo, no Instagram, Twitter ou Facebook e você descobrirá qual tópico seus seguidores gostariam de ler no momento. Dessa forma, você também ganhará mais motivação para escrever o post e se esforçará mais, pois saberá que isso ajudará os internautas.