Marketing industrial: desafios e oportunidades - Brasil Pnuma

Marketing industrial: desafios e oportunidades

Alvo e lampada. Dicas de marketing industrial
Alvo e lampada. Dicas de marketing industrial

Conheça os desafios da Marketing industrial nesse post.

Mais e mais invenções, mais e mais marcas e uma globalização cada vez mais poderosa – o mercado global de bens é ferozmente competitivo. As empresas do setor B2B também estão sentindo isso cada vez mais. Depois, há o grande jogador chamado Internet.

A maioria dos compradores potenciais hoje em dia usa a Internet não apenas para uma pesquisa inicial, mas também para uma comparação abrangente. A área de B2B em particular também é fortemente caracterizada por decisões de compra racionais, lógicas e bem pensadas. Os clientes industriais, portanto, consideram cuidadosamente se seu investimento faz sentido ou não e procuram alternativas.

Portanto, as empresas industriais são mais obrigadas do que nunca a se destacar das outras com a ajuda de uma boa identidade corporativa e alto valor de reconhecimento e a operar um marketing industrial direcionado e orientado para o futuro. 

Essa é a única maneira de ser atraente para novos clientes e permanecer atraente para os clientes existentes. Há muito tempo, isso não inclui apenas os canais de comunicação clássicos e especificações de design, mas também estratégias abrangentes e direcionadas que exploram todas as possibilidades e usam vários canais.

Nem todos os bens são criados iguais

Se você deseja fazer um bom marketing, primeiro precisa ter clareza sobre os produtos que está vendendo. Uma distinção entre bens industriais e de consumo é útil aqui.

Bens industriais 

Bens industriais são usados ​​principalmente para desenvolvimento. Os representantes mais importantes deste grupo são as matérias-primas e as máquinas de trabalho.

Frequentemente, são produtos técnicos muito complexos ou matérias-primas versáteis. A demanda por bens industriais costuma ser menor, mas os preços e as quantidades são negociáveis ​​e não é incomum que as primeiras compras resultem em contratos de longo prazo. 

A venda direta continua a desempenhar um papel importante aqui, a decisão de compra é baseada em razões racionais e lógicas e é menos guiada por emoções. As empresas que atuam no setor B2B também têm a vantagem de não terem que operar filiais. Assim você economiza tempo e dinheiro.

Bens de consumo

Os bens de consumo, por outro lado, destinam-se principalmente ao uso privado. O número de clientes é, portanto, igualmente maior e, ao mesmo tempo, você está competindo com uma abundância de outros produtos nesta área.

Mas também é possível se especializar como empresa B2C e, por exemplo, produzir apenas para um nicho como sapato social. As vendas indiretas e uma decisão de compra social, muitas vezes caracterizadas por fortes emoções e tendências, também são características dos bens de consumo.

Valor de reconhecimento através de um bom design

Para não se afogar na abundância de produtos e empresas de hoje, a criatividade é necessária. A chave para o sucesso é descobrir um alto valor de reconhecimento.

O foco está principalmente no design dos próprios produtos. Eles têm que se destacar da multidão. Não se trata mais apenas de bens de consumo clássicos, mas também de bens industriais.

No design industrial, a tecnologia inteligente e culta de um dispositivo também deve se refletir no design e na execução. Origem, qualidade, confiança – os clientes devem sentir tudo isso ao ver uma máquina.

Além de um excelente design, uma identidade corporativa bem pensada ajuda as empresas a divulgarem os produtos. Tudo começa com um logotipo bom e memorável. Símbolos, fontes e cores devem ser perfeitamente coordenados com a empresa e transmitir certas emoções e valores.

Por exemplo, tons ricos de verde têm mais probabilidade de representar áreas como natureza, saúde ou relaxamento, enquanto o azul costuma ser associado a pesquisas ou tecnologia.

Um símbolo simples também pode ser integrado. Os clientes podem reconhecer à primeira vista qual setor está envolvido.

A identidade corporativa não inclui apenas o logotipo certo, mas suas cores e formas também devem ser refletidas em todos os trabalhos impressos, produtos de marketing ou em plataformas e canais.

Leia também: Quais estratégias de marketing podem ser benéficas para o seu negócio

O marketing online como um pilar importante

Antigamente, bastava enviar comunicados de imprensa aos principais jornais e contar com contatos privados, experimentados e testados, para fazer compras. Mas o mundo continua girando e quem quer sobreviver no mercado hoje tem que confiar em grande parte no marketing online.

Não se trata apenas da transmissão clássica de informações, mas também do marketing orientado por dados. Isso faz uso de análises sofisticadas que pesquisam o comportamento do público-alvo, para que as empresas possam oferecer a seus clientes um conteúdo perfeitamente adaptado a eles. Quanto mais dados, mais precisa a comunicação é mais fácil antecipar as decisões de compra.

Outra característica especial: na área B2B, os textos podem muito bem conter jargões técnicos e ser mais longos. Afinal, eles não foram escritos para o consumidor médio, mas para clientes que já possuem uma certa experiência. 

Isso os torna mais baseados em fatos e informativos do que os textos emocionais ou mesmo divertidos na área B2C. Informações úteis e conteúdo, portanto, têm prioridade na área de B2B.  

Ferramentas importantes de marketing online

A seguir, ferramentas importantes de marketing online são apresentadas:

O site é o carro-chefe de todas as empresas. Deve, portanto, ser sempre atualizado, refletir a identidade corporativa da empresa, dar uma visão sobre o portfólio de produtos, produção ou vendas, conter detalhes de contato ou separar as pessoas de contato.

O chamado marketing de mecanismo de pesquisa (SEM) está intimamente relacionado a isso. Medidas modernas de otimização de mecanismos de pesquisa e publicidade paga em mecanismos de pesquisa aumentam a chance de serem realmente encontrados online pelos clientes.

Mais informações sobre produtos, o setor ou tendências interessantes, bem como uma visão dos bastidores, podem ser publicadas em um blog. Esta é uma das formas mais populares de marketing de conteúdo. Também existe a opção de fornecer aos clientes guias especiais ou white papers.

Os canais de mídia social são um complemento ideal para isso. Você não pode apenas compartilhar artigos de blog ou informações atuais sobre eles, mas eles também devem ser atualizados regularmente com conteúdo adicional e ter um gerenciamento de comunidade que nunca deixe comentários e fãs fora de vista.

O marketing de portal também é particularmente interessante para empresas do setor B2B. Vários diretórios de empresas em todo o mundo agora listam produtos e fornecedores do setor industrial. Os clientes podem encontrar lá especificamente a empresa de que precisam para seu projeto.  

Hoje em dia, o e-mail marketing complementa ou substitui o atendimento direto ao cliente anterior em muitas áreas. Com os e-mails, os clientes podem não só ser informados de eventos ou promoções de sapatos masculinos, mas também os boletins informativos são úteis, pois lembram continuamente a sua empresa.

O marketing offline como um clássico duradouro

Com toda a euforia e oportunidades que o marketing online traz, a publicidade offline clássica também não deve ser esquecida.

Incluem-se, por exemplo, feiras ou exposições comerciais onde o contato pessoal com os clientes e a apresentação dos produtos estão em primeiro plano. Além disso, deve-se dar grande ênfase aos produtos impressos, como brochuras ou jornais da empresa com toque visual e atraente, folhetos e folhas com informações sobre o produto. Também são possíveis anúncios na mídia impressa ou artigos em jornais e revistas.

O desenvolvimento contínuo é fundamental

A digitalização contínua está mudando a indústria para sempre. Cada vez mais processos, da produção à comercialização, estão sendo digitalizados. Isso não só leva a uma maior flexibilidade, mas também a uma maior velocidade 

Além disso, a rede está aumentando e palavras-chave como Internet das Coisas (IoT) estão sendo usadas com cada vez mais frequência. Para ser capaz de sobreviver como empresa no longo prazo, o desenvolvimento consistente de todos os funcionários e áreas é essencial.