Como aplicar o marketing B2B

marketing B2B

O marketing é uma área que está sempre crescendo nos últimos anos, ainda mais com novas tendências digitais e mercadológicas, que fazem deste segmento, fundamental no dia a dia de qualquer empresa. 

Independente se o seu negócio é uma fábrica de misturadores industriais, ou uma loja on-line de artigos esportivos, o marketing é fundamental para aumentar sua visibilidade, melhorar sua autoridade e o reconhecimento de sua marca. 

Isso se enquadra também nas empresas B2B, mesmo que possuam uma certa diferença em relação às estratégias convencionais, mas, o marketing se torna tão importante quanto, para que as empresas obtenham sucesso na comunicação entre elas. 

O que é o marketing B2B?

Antes de explicar como ele deve ser aplicado é preciso entender o que é o marketing B2B, para quem não conhece, este termo representa Business to Business, ou seja, de empresa para empresa, e condiz com o “estilo” de vendas que um negócio realiza. 

Na forma convencional, os negócios vendem seus produtos diretamente para o consumidor, já no B2B, está venda ocorre de uma empresa para outra empresa, e acredite, existem inúmeras diferenças entre elas. 

A pessoa física, que vai comprar um produto como uma bucha de aço, ou ração quatree, por exemplo, toma suas ações baseado muitas vezes na popularidade do produto, consolidação e identificação com a marca, e até fatores emocionais, como algo que não precisa, mas a pessoa quer, ou até mesmo uma compra para que ela se sinta mais feliz ou complete o gosto pessoal dela. 

Já no B2B é uma abordagem muito mais direta e objetiva, a empresa precisa daquilo, e o mais importante é o retorno sobre o investimento feito e também o seu custo-benefício, sem se importar muito com outros fatores. 

Dessa forma, a abordagem é completamente diferente dentro de uma estratégia de marketing, enquanto no B2C muitas vezes, apelamos para o emocional, as dores curadas, a fidelização da marca, o que ela pode preencher na vida da pessoa e por aí vai.

No B2B é algo mais direto, apresentando o produto e principalmente quais benefícios ele irá gerar para a empresa. 

Como aplicar o marketing B2B?

Agora que já entendemos seu conceito e suas principais diferenças, chegou a hora de destrinchar como podemos aplicá-lo na prática.

Crie um vínculo com seu consumidor

O primeiro passo é modificar a forma como se comunica, buscando abordagens objetivas, profissionais, mas que também criem um certo vínculo com seu consumidor.

Estabelecer uma relação de confiança é um passo importante, já que, no B2B, a compra costuma ser algo constante, então tente fornecer uma experiência diferenciada, investindo, por exemplo, em eventos corporativos. 

Dessa forma, você aproximará sua empresa com seu cliente jurídico, estabelecendo um relacionamento amplo e que deve se manter durante um bom tempo. 

Faça o marketing de conteúdo

O segundo passo é investir em estratégias de marketing de conteúdo. Como são diferentes de um consumidor B2C, anúncios com tom sentimental ou apelativo, de uma venda de uma batedeira industrial que você precisa ter, não irá funcionar com a empresa B2B. 

Por este motivo, é importante investir em ações e conteúdos informativos para seu público, com objetivo de nutrir, atrair e converter, como textos de blogs, posts bem construídos em redes sociais e vídeos no Youtube. 

Assim, a empresa consegue ter uma visão geral, mais ampla e aprofundada de tudo que o outro negócio pode fornecer, conhecendo mais todas as soluções e entendendo melhor sobre cada produto. 

Esteja atento às tendências do mercado

Por fim, é sempre estar atento ao mercado e tudo que está ao redor dele, como concorrentes e novas tendências, afinal, é dessa forma que é possível fazer uma análise mais criteriosa sobre como abordar potenciais clientes. 

Quanto mais conhecimento você tiver sobre o que está dando certo dentro do mercado, mais fácil será de saber como se comunicar e abordar as demais empresas. 

Cada segmento possui suas peculiaridades, então fique de olho em cada uma delas, para que seu investimento seja certeiro, gerando melhores resultados e atraindo ainda mais consumidores para conhecerem sobre sua empresa.