5 dicas para escolher a localização para o seu negócio

5 dicas para escolher a localização para o seu negócio

padaria loja

Tomar a decisão de abrir uma empresa certamente é um passo de muita coragem e às vezes a realização de um desejo antigo. Entretanto, para aumentar as chances de que seu negócio tenha sucesso, é preciso planejar.

São diversas coisas para decidir, como identidade visual, fornecedores, montar equipe e para negócios físicos, além de tudo isso, se soma a necessidade de encontrar o espaço ideal para sua empresa.

Se você está vivendo essa etapa de planejamento e tem dúvidas sobre o que deve levar em consideração na hora de definir o local da sua empresa seja ele um restaurante árabe ou mesmo uma casa de shows, leia este artigo pois separamos 5 dicas para te ajudar.

Avalie o tamanho do mercado consumidor

Neste ponto não queremos dizer que você deve instalar sua empresa de pote biodegradável em uma região densamente populada, você deve ter atenção ao volume de pessoas que possam de fato ter um interesse real no seu produto, ou seja, seu público-alvo.

De nada adiantaria estar em uma área extremamente habitada e movimentada, porém sem o perfil ideal de comprador do seu produto, então muita atenção com isso.

Acessibilidade

É muito importante optar por uma localização com acesso facilitado, quem vai de carro encontrará locais para estacionar? Há pontos de ônibus ou estação de metrô para os que dependem de transporte público? 

Verifique as principais necessidades dos seus consumidores e busque por locais que atendam esses pontos. Atente-se também para que o local seja acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.

Características do produto

Quando você vai em busca do local para instalar sua empresa de elevador de carga, não é tão relevante que seja em um local de alta circulação de pessoas, afinal, não é um produto que alguém decida comprar apenas porque viu sua loja, algo que acontece muito com sorveterias, por exemplo.

Além disso, dificilmente uma loja de artigos de luxo vai ter um bom desempenho em uma região de comércio popular. Então, avaliar a relação entre as características do seu produto e do local é fundamental.

Vizinhança

É muito importante avaliar quais os outros tipos de comércio que já existem na região do seu interesse. Há áreas de atuação em que pode ser interessante ter concorrentes próximos, acontece muito na alimentação.

Às vezes também é interessante contar com segmentos complementares, se você vende sapato masculino, uma loja de roupas masculinas pode ajudar a aumentar o fluxo de pessoas.

Fluxo do trânsito

Se sua loja está em uma área bastante movimentada, escolher o lado da rua em que ficará localizada sua loja pode ser muito importante. Caso seu cliente tenha maior probabilidade de comprar quando está voltando do trabalho, melhor optar pelo lado onde o fluxo se dá do centro para o bairro.

Caso você tenha uma loja de materiais de construção e não há exatamente uma tendência de horários para alguém comprar bucha de nylon, dê preferência para uma localização que permita acesso por diferentes vias.

Além das questões mencionadas, é sempre importante consultar a legislação da cidade para se certificar que sua atividade comercial é permitida na região do seu interesse.

Na hora de definir o local em que pretende instalar sua empresa é necessário ter paciência, nem sempre será uma tarefa simples encontrar algo que atenda toda sua lista de exigências, mas persista e tenha clareza sobre quais aspectos é possível ceder e quais são inegociáveis.