7 indícios de que o seu cachorro está estressado

cachorro está estressado

O estresse é uma resposta natural do organismo a um evento externo que, de alguma forma, coloca um ser vivo em risco. Quando isso acontece, são liberados hormônios como o cortisol e a adrenalina que vão preparar o corpo para um possível ataque ou fuga em relação à ameaça em questão.

Isso acontece tanto em seres humanos como nos animais, incluindo cachorros. Nesses casos, porém, é importante dizer que nem todas as supostas ameaças são reais. Por exemplo, o animal pode ficar estressado caso sofra com mudanças na sua rotina, seja no local da casa para cães, seja na maior ausência por parte dos tutores.

São várias as razões que podem levar o seu pet a ficar estressado e buscar a causa é o melhor caminho para lidar com essa situação. Sendo assim, é importante reconhecer, antes de mais nada, os principais sinais que o cachorro dá quando está estressado. Confira a seguir.

Por que meu pet está estressado?

Como já foi dito anteriormente, os cães também estão suscetíveis a ficarem estressados. A diferença, em relação a nós humanos, é que não vão verbalizar com palavras aquilo que estão sentindo – por essa razão é que eles vão apresentar comportamentos que fogem ao padrão habitual.

Situações que envolvem barulhos excessivos, como fogos de artifício e bombas, chegada de pessoas desconhecidas em casa ou até mesmo de um novo pet, ausência de membros da família, carência e até mesmo tédio são alguns exemplos de desencadeadores do estresse canino.

Só que, antes de buscar a causa por trás do estresse, é preciso reconhecer os sinais que o seu cachorro pode dar quando se sente estressado.

Sinais de estresse em cães

Coceira

Os cães tendem a se coçar naturalmente, já que, assim como os seres humanos, eles também sentem alguns incômodos no seu corpo. Quando a coceira é excessiva e não é motivada por parasitas, como pulgas e carrapatos, porém, pode significar que o seu bicho de estimação está sofrendo de estresse.

Comportamento destrutivo

O comportamento destrutivo é um dos sinais mais claros que o seu cão pode te dar para mostrar que está estressado. Encontrar mordidas ou arranhões em roupas, sapatos, móveis ou até mesmo no piso, bem como brinquedos, papéis e tecidos estraçalhados é algo comum de acontecer nesses casos.

Latidos sem razão aparente

Os cães latem para comunicarem algo, no entanto, quando estão estressados isso tende a acontecer repetidamente e sem nenhuma razão aparente. Essa é também uma forma de chamar a atenção do tutor para si, especialmente quando o pet se sente sozinho e/ou carente.

Hiperatividade

Outro indício importante para detectar o estresse canino é a hiperatividade. Isso pode ser percebido quando o animal fica ativo do nada e por um tempo muito superior ao seu habitual. A carência excessiva também pode aparecer misturada à hiperatividade, indicando uma alteração importante no comportamento do pet.

Respiração ofegante

Depois de uma caminhada na rua ou de brincar com a bolinha, é natural que o seu cão fique ofegante. O problema é quando ele não está fazendo nenhum tipo de esforço físico e começa a colocar a língua para fora com aquela respiração pesada. Isso pode ser um indicativo de estresse.

Falta de apetite

Alterações no apetite do cachorro podem indicar, entre outras coisas, que ele está sofrendo de estresse. Nesse caso, o animal tende a ingerir menores quantidades de comida ou deixar de comer até mesmo alimentos que ele adora – algo que fica ainda mais evidente quando se trata de um pet mais “guloso”.

Tremedeira

Sabe aquela sacudida que todo cachorro dá no próprio pelo depois de tomar banho? Quando ela acontece sem que o animal esteja molhado ou tentando eliminar algo do corpo, isso pode ser um sinal de estresse. O mesmo acontece quando o pet treme como se estivesse com frio, mesmo com a temperatura elevada.