Infelizmente, o bullying no ambiente de trabalho ainda é uma prática muito comum no Brasil, e que causa grandes problemas de produtividade, mas principalmente de saúde mental para os colaboradores envolvidos.
O conflito no ambiente de trabalho é comum, mas quando ele ultrapassa os limites, começa a prejudicar a equipe e consequentemente a empresa. Por isso, o ideal é sempre prevenir que ocorra o bullying. A informação é uma das principais maneiras de se fazer isso. Saiba mais sobre esse problema corporativo.
Qual a diferença entre bullying e conflito no trabalho?
Diferentemente do que muita gente imagina, o bullying e o conflito não são a mesma coisa. Entender essa diferença é fundamental para que seja possível manejar cada situação da forma adequada. Abaixo, confira o que é cada um deles:
O bullying é feito de forma intencional, com o objetivo de agredir, humilhar, desestabilizar o colega emocionalmente e causar sofrimento de forma geral. Acontece de forma repetitiva, deixando o ambiente de trabalho hostil e negativo. Uma das maneiras de evitá-lo é por meio de um Canal de Denúncias seguro para seus colaboradores.
Já o conflito no ambiente de trabalho acontece de forma espontânea por causa de divergências ou desacordos.
Esses conflitos são normais e podem ocorrer inevitavelmente, e os gestores ou líderes da área podem resolvê-los facilmente. Quando necessário, o RH toma as providências adequadas para lidar com a situação
Tipos de bullying no ambiente profissional
Existem diversos tipos de bullying no ambiente de trabalho presentes na Lei n°13.185, conhecida como “lei anti-bullying” ou Programa de Combate à Intimidação Sistemática. São os seguintes:
- Verbal;
- Moral;
- Sexual;
- Social;
- Psicológica;
- Física;
- Material;
- Virtual.
Ter conhecimento dos diferentes tipos de bullying é fundamental para que ele possa ser identificado rapidamente, além do desenvolvimento de políticas e regras da empresa e treinamento para evitar que a situação aconteça.
Como identificar o bullying
Identificar que está sofrendo bullying no ambiente de trabalho pode ser difícil, já que a prática pode começar de forma velada e sutil. Para identificar que você ou alguém da equipe está sofrendo bullying, observe os seguintes sinais:
- Mudanças de comportamento;
- Afastamento das demais pessoas da equipe;
- Medo de falar no ambiente de trabalho;
- Diminuição no desempenho profissional;
- Falta de motivação;
- Problemas frequentes de saúde;
- Crises de ansiedade;
- Reações agressivas sem explicação;
- Tristeza e apatia.
Esses são alguns dos sinais indicativos de bullying que aparecem com mais frequência em pessoas adultas, mas também podem variar de acordo com o tipo de bullying que está sendo praticado.
As consequências do bullying para a empresa e para os envolvidos
O bullying não é uma prática que prejudica apenas o colaborador, mas que também traz grandes prejuízos para a empresa. As principais consequências são diminuição no desempenho, danos à reputação empresarial, aumento do turnover, aumento dos custos com a saúde e principalmente despesas legais, por conta de processos e ações judiciais.
A partir do momento em que entende-se o grande impacto do bullying para todos os envolvidos e ao funcionamento geral da empresa, é imprescindível implementar políticas contra esse tipo de assédio.
Como prevenir e combater o bullying no trabalho
Promover um ambiente de trabalho saudável, com treinamentos e informações sobre o bullying é uma das maneiras mais efetivas de prevenir e combatê-lo no ambiente corporativo.
Ter um Canal de Denúncias e um ambiente seguro para que o colaborador possa expor sua situação são indispensáveis. Esse canal deve ser totalmente imparcial, fácil de ser acessado e principalmente garantir 100% de confidencialidade para o colaborador.
Muitas pessoas ainda acreditam que o bullying acontece apenas no ambiente escolar, e compreender que ele também ocorre no ambiente corporativo é importante para evitá-lo, criando empresas cada vez mais humanas e acolhedora.