Brasil é líder mundial na geração de empregos em energia renovável

Empregos-em-demanda
Fonte: Preechar Bowonkitwanchai/Shutterstock

Com mais de 1 milhão de vagas no setor, o Brasil é um dos maiores geradores de empregos em energia renovável e as oportunidades no segmento são cada vez maiores. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA),o país está atrás apenas da China no número de empregos gerados.

Isso inclui empregos relacionados a biocombustíveis , energia hidrelétrica , eólica e solar , além de biomassa e biogás. Mas não é uma surpresa total. Desde 2018, o país teve o maior número de empregos em energia renovável da América Latina, enquanto a Colômbia ficou em segundo lugar na região, com cerca de 251 mil empregos.

Tendências de mercado no Brasil

Eternizado nos versos do compositor brasileiro Jorge Ben Jor como um “país tropical abençoado por Deus e belo por natureza”, o Brasil é abundante em recursos naturais e possui grande potencial energético. Certamente, este pode ser um caminho importante para a recuperação econômica do país com geração de empregos e renda.

O último ranking do RECAI divulgado em novembro mostra o Brasil em 14º lugar. A RECAI classifica os 40 principais países do mundo quanto à atratividade de seus investimentos em energia renovável e oportunidades de implantação, uma parte fundamental da transição energética. As fontes de energia renováveis ​​respondem por mais de 80% da matriz elétrica do Brasil, lideradas pelas hidrelétricas, solares e eólicas.

Energia solar e eólica

A energia solar tem crescido rapidamente no Brasil. Com mais de 26 GW de capacidade total instalada, o setor gerou 781 mil novos empregos e evitou 34 milhões de toneladas de CO2. Nos próximos 5 anos, haverá 134 projetos de energia solar no país com um valor total de US$ 42 bilhões. As regiões do Brasil que mais gastarão nos próximos 10 anos são Ceará, Minas Gerais e Bahia.

A energia eólica onshore também aumentou rapidamente, com mais de 24 GW de capacidade total instalada. O país é favorecido pela qualidade dos ventos, que são estáveis, com intensidade adequada e sem mudanças bruscas de velocidade ou direção.

A energia eólica ainda é uma fonte sem precedentes no mar. Mas, segundo o órgão ambiental brasileiro (Ibama), 20 projetos em fase de licenciamento podem entrar em operação nos próximos seis anos.

Juntos, eles teriam 42 GW de potência. A geração de energia eólica offshore está no radar de multinacionais como Equinor, Neoenergia, EDP, Engie e Petrobras.

Nos próximos 5 anos, haverá 28 projetos de energia eólica onshore no país com um valor total de US$ 10 bilhões. As regiões do Brasil que mais gastarão nos próximos 10 anos são Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.

O que o setor pode esperar para os próximos anos? Hidrogênio verde!

O hidrogênio foi identificado como um componente-chave dos sistemas de energia de baixo carbono e espera-se que tenha um papel importante na jornada do Brasil rumo à descarbonização. Há muito potencial para uma economia de hidrogênio verde no Brasil devido à abundância de recursos renováveis ​​e ao forte apoio regional.

O país deu passos importantes no setor. Em 2022, estabeleceu uma secretaria de hidrogênio verde para acelerar o crescimento. Enquanto isso, o governo do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, assinou dois memorandos de entendimento (MoUs) para o desenvolvimento de um novo hub de hidrogênio verde no Porto de Pecém.

Além dos MoUs com Nexway e Energy Vault, o governo do estado diz que se prepara para assinar MoUs com outras quatro empresas para o complexo de Pecém. Os portos do Ceará são os mais próximos da Europa na América do Sul e, consequentemente, o polo de hidrogênio verde será estruturado em torno da exportação.

Empregos em demanda

Empregos-em-demanda
Fonte: Preechar Bowonkitwanchai/Shutterstock

Os empregadores buscam uma ampla gama de categorias de habilidades verdes, como desenvolvimento sustentável, política ambiental, gestão de ecossistemas e geração de energia renovável. É importante ressaltar que as empresas não buscam apenas especialistas em sustentabilidade, mas profissionais com conhecimento em áreas afins e que entendam da cadeia produtiva.

Portanto, a indústria oferece oportunidades de transição de outros setores técnicos e de engenharia  para o setor de energia renovável.

Atualmente, os recrutadores de energia renovável estão procurando as principais áreas abaixo:

  • Engenharia
  • Construção e Instalação
  • Gerenciamento de projetos
  • Operação e manutenção
  • Finança
  • Vendas

De acordo com o Global Energy Talent Index (GETI Report 2023), as empresas de energia renovável enfrentam uma força de trabalho cada vez mais inquieta, 87% considerariam deixar sua função atual e 51% mudariam para petróleo e gás. Eles também enfrentam uma demanda crescente por sua força de trabalho, com 78% dos trabalhadores de energia verde sendo procurados para um novo emprego e quase um terço recebendo seis ou mais abordagens de recrutadores no ano passado.

Janette Marx, CEO da Airswift, diz:

A transição energética dependerá de nossa base de habilidades verdes, mas o talento renovável está cada vez mais inquieto e em demanda de setores externos. As empresas de combustíveis fósseis estão se tornando mais populares entre os trabalhadores de energias renováveis, melhorando seu desempenho ESG e seus salários. Os trabalhadores de energias renováveis ​​também são os mais propensos a se preocupar com os valores de seus empregadores, mas agora isso vai além do meio ambiente e abrange métricas como sua contribuição para a sociedade e flexibilidade no local de trabalho. As empresas de energia verde agora terão que competir com as empresas de combustíveis fósseis em uma gama mais ampla de métricas, desde o impacto social até a flexibilidade, criando funções mais significativas com KPIs vinculados a contribuições sociais e ambientais e reduzindo horas fixas e implantações físicas.

Precisa de suporte com sua equipe de energia renovável?

A transição energética é um compromisso da Airswift. De nosso escritório no Rio de Janeiro, Brasil, conectamos talentos internacionais aos maiores projetos de energia da América Latina.

Com mais de 60 escritórios em todo o mundo, 800 funcionários e 7.000 contratados, somos a agência de recrutamento de energia renovável escolhida pelos principais negócios de energia do mundo.

Quer mais informações sobre as tendências de talentos no setor de energia renovável? Clique no link abaixo para baixar nosso whitepaper mais recente.