Nos últimos anos, o acesso ao conteúdo cresceu de maneira significativa, o que levou a uma profusão de blogs e locais de produção de conteúdo. Além de equipar os lares com os melhores eletroportáteis para um ótimo desempenho no home office e de especialização por parte de pessoas e empresas, muitas atividades também se transformaram online. Nesse sentido, realizar um projeto de SEO adequado pode fazer a diferença na hora de posicionar o seu site entre os principais resultados de busca na Internet.
Por isso, ter um site que consiga se adequar às mudanças da Internet é fundamental, e uma das principais ferramentas que auxiliam nesse desenvolvimento é o aprimoramento progressivo (progressive enhancement).
Mas você sabe como esse princípio funciona e de que forma ele pode auxiliar a sua empresa e o seu site? Se não sabe, então venha conosco e confira mais sobre esta inovação no texto de hoje.
O que é aprimoramento progressivo?
Nos últimos anos, o aprimoramento progressivo tornou-se um princípio base da Web. Ele incentiva os sites a tornarem seus conteúdos mais acessíveis a todos os usuários, independentemente do sistema ou navegador que utilizem.
Além disso, esse aprimoramento possui um caráter preventivo, isto é, permite que os sites possam se adaptar a novas tecnologias que surgirem. Por isso, o aprimoramento progressivo também serve para deixar os sites mais atualizados em um ambiente que muda praticamente toda semana.
Hoje em dia, muitos sites recorrem a aplicativos e outras ferramentas para conseguir fornecer uma melhor experiência. Só que o aprimoramento progressivo permite a realização dessas melhorias sem precisar recorrer necessariamente a um aplicativo.
De acordo com o Google, uma aplicação de aprimoramento progressivo é projetada para ser confiável, ter capacidade de adaptação e fácil instalação. Ou seja, algo que um site pode utilizar no próprio navegador, baseado em quatro sub-princípios:
- Acesso à tela inicial: um aprimoramento deve ter instalação direta por meio de um site, sem a necessidade de passar por uma loja de aplicativos. Ou seja, o usuário deve conseguir instalar o site direto na tela do seu dispositivo;
- Suporte offline: deve permitir a recuperação de dados mesmo quando o usuário estiver sem conexão com a Internet, permitindo a recuperação de dados e facilitando o acesso;
- TLS: a sigla para Transport Layer Security, que é a camada de proteção de dados do aprimoramento. Para instalar essa camada, é fundamental que o site tenha configuração de segurança (HTTPS);
- Arquitetura de shell: permite que o site carregado tenha confiança e agilidade semelhantes a um aplicativo nativo. Em outras palavras, impede que o site fique lento na hora que o usuário acesse o endereço.
Como o aprimoramento ajuda seu site?
De maneira geral, os sites criados pelo aprimoramento progressivo oferecem as melhores experiências de acesso para o usuário. Isso contribui para que o site consiga reter acessos mais facilmente, ganhando mais relevância nos buscadores.
Por exemplo, essa tecnologia permite que os sites tenham mais acessibilidade para pessoas que não são acostumadas com aplicativos. Ao permitir que os usuários possam salvar os sites e acessá-los mais facilmente, isso tende a aumentar o tempo de acesso àquele conteúdo.
Além disso, o Google atualiza constantemente seu algoritmo para as regras de SEO, o que faz com que os sites tenham que se adaptar às mudanças. Nesse sentido, o aprimoramento faz o site estar mais adaptável e permite que a empresa consiga atualizar mais rapidamente, se mantendo em alta no topo das buscas.
Como o site é construído sobre uma base simples, o usuário pode adicionar ou substituir recursos com pouco, ou nenhum problema. Por exemplo, comparando o site com uma casa, não ter aprimoramento significa que uma reforma exigiria trocar todo o reboco das paredes. Mas num site com aprimoramento, só é necessário “repintar” as paredes de vez em quando.
Em outras palavras, o aprimoramento progressivo permite construir um site mais adaptável, leve e simples de navegar, fazendo com que a página ofereça uma ótima experiência ao usuário. Assim, as pessoas desejam visitar seu site sobre as opções concorrentes.