9 passos para o seu negócio se destacar na Era Digital - Brasil Pnuma

9 passos para o seu negócio se destacar na Era Digital

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Em termos de desenvolvimento das novas tecnologias, a plataforma que inaugurou a era digital foi, sem dúvida, a Internet.

É por isso que o fenômeno da globalização é cada vez mais forte: agora, uma pessoa pode disseminar informações em tempo real para os quatro cantos do mapa.

Além da importância para a economia em geral, a internet também é fundamental na promoção de marcas e negócios de todos os tamanhos e segmentos.

Se você quer saber como se destacar na internet, descubra neste artigo 10 dicas que farão muita diferença para o sucesso do seu negócio.

Era Digital: um mundo de oportunidades

O sucesso de qualquer estratégia de marketing ou vendas depende da capacidade de anéis de segmento atender e satisfazer as necessidades do consumidor.

Na chamada transformação digital, em que a tecnologia se solidificou como elemento essencial da jornada de compra, isso é mais evidente do que nunca.

Além de encontrar informações sobre empresas e produtos na web, os consumidores estão cada vez mais acostumados a realizar transações online.

Portanto, o ambiente digital é muito favorável tanto para a implementação de campanhas de marketing quanto para a comercialização de produtos e serviços.

O setor de e-commerce brasileiro vem crescendo muito ano após ano. As experiências digitais são cada vez mais populares.

Todo esse panorama deixa claro que se destacar na web é uma importante oportunidade para construir uma reputação de renome para um escritório especializado em contabilidade fiscal, por exemplo.

9 dicas para fazer seu negócio se destacar na internet

Quando o assunto é internet, é importante entender que as tendências vêm e vão com uma velocidade impressionante. Apesar disso, alguns processos e boas práticas precisam se manter.

Nesse sentido, os empresários precisam compreender essas flutuações, identificar as tendências e prever/adequar a comportamentos que trarão mais sucesso/oportunidades ao negócio.

A internet se destaca nesse contexto, visto que se solidificou como uma das principais plataformas para a comunicação com o público, sendo uma tendência que se manteve e que modificou completamente o mercado e hábitos de consumo.

Ainda assim, sofre diversas mudanças, tendo plataformas, algoritmos, redes sociais e diversos ambientes implementados ao longo do tempo e demandando atenção.

Por esse motivo, é preciso aprender a navegar nesse ambiente, que é bem distinto das plataformas de marketing tradicionais (jornais, revistas, televisão, etc).

Felizmente, há metodologias e dicas ideais para o escritório de contabilidade em SP, por exemplo, obter relevância e rentabilidade na internet. Veja como.

  1. Tenha um bom SEO

SEO significa Search Engine Optimization, um termo que pode ser traduzido livremente como otimização para mecanismos de busca.

A ideia por trás das técnicas de SEO é melhorar o ranking das páginas nos mecanismos de busca como o Google e, assim, alcançar um grande público de forma orgânica.

Para que as estratégias sejam colocadas em prática de forma efetiva, as práticas de SEO podem ser divididas em off page e on page.

O primeiro grupo se refere a ações feitas além da página da marca, como o link building, parcerias e divulgação em outros canais – ou seja, estratégias que são aplicadas fora do site de avaliação patrimonial.

Já o SEO on page é um conjunto de técnicas aplicadas dentro do site e dos conteúdos desenvolvidos e envolve ações como:

  • Uso de palavras-chaves;
  • Boa escaneabilidade dos textos;
  • Uso de meta descrição nas postagens;
  • Carregamento rápido.

Com a união dos dois componentes, o destaque nas buscas orgânicas é certo!

  1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tendia ser visto como um diferencial competitivo. Contudo, cada vez mais, se mostra como fator-chave para tornar a marca relevante e única para as pessoas.

Como o nome sugere, a estratégia se concentra na produção de materiais.

A ideia é que os conteúdos, independentemente do formato adotado, agreguem informações novas e interessantes para o usuário.

Com isso, é possível cativá-los e fidelizá-los, de modo que sejam inseridos na jornada de compra. Ou seja, a ação é destinada a atrair, engajar e converter potenciais consumidores.

Para a estratégia, principalmente em conteúdos de topo de funil, evite falar diretamente sobre a marca e produto. 

O que ajuda nesse sentido é desenvolver posts atraentes relacionados às soluções que a assessoria trabalhista proporciona, mas não explícitamente. Introduza os temas que se relacionam ao setor e, aos poucos, traga possíveis soluções.

O foco deve ser, acima de tudo, informar e incentivar cada vez mais pessoas a acessarem seu site. A partir daí, as chances de iniciar um relacionamento comercial são muito maiores.

  1. Ofereça uma boa experiência de compra

Se você deseja aumentar as vendas na Internet, uma experiência de compra qualificada é fundamental para reter clientes e fazê-los compartilhar o bom atendimento, retornando e atraindo novos consumidores.

Além disso, para que a operação seja facilitada, evitando desistências, a página de checkout deve ser ágil e segura.

Também é importante fornecer opções de pagamento flexíveis, assim como ofertas personalizadas para clientes fidelizados.

Além disso, toda a jornada do consumidor deve ser otimizada. Assim que ele chega ao site de construção em steel frame pela primeira vez, por exemplo, é preciso que ele já compreenda onde encontrar o que precisa.

Desse modo, um design limpo e tempo de carregamento de página breve são outros aspectos determinantes.

Todos os produtos devem estar devidamente organizados e classificados. Para facilitar a visualização, associe cada item a outros conteúdos, como tutoriais e posts, bem como a uma categoria clara e de fácil identificação.

  1. Saiba segmentar

Embora a internet ofereça a oportunidade de atingir um grande público, ela precisa de foco para trazer resultados mais efetivos e reduzir os custos da contabilidade fiscal e tributária.

Portanto, a ideia é focar seus esforços de marketing e comunicação em pessoas que possam estar genuinamente interessadas no que você tem a dizer. Para fazer isso, desenvolva uma persona.

O conceito de persona é uma evolução/especificação mais clara do público-alvo. 

Isso porque, além dos dados demográficos, deve-se adicionar características mais abstratas, como hobbies, interesses, problemas, necessidades, preferências e motivações. 

A ideia é criar um personagem semi-ficcional – baseado em dados da base de clientes – para guiar a estratégia. 

Posteriormente, com base nessas informações, é possível determinar de forma mais precisa a linguagem que os serviços de planejamento sucessório familiar podem adotar, por exemplo..

Além disso, consegue-se definir o tipo de campanhas e até as redes sociais mais adequadas para marcar presença.

  1. Inscreva-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e muito importante para que o público alcance a marca durante as buscas orgânicas.

Nessa ferramenta é possível fornecer informações importantes sobre o negócio, como localidade, horário de funcionamento, link e telefone de contato, facilitando o contato, avaliações e até visualização dos produtos/espaços.

Além disso, após se registrar no Meu Negócio, a empresa aparecerá em um campo destacado na Serp do Google, com algumas imagens e localização.

Por isso, fornecer a quantidade certa de dados a torna uma marca atrativa para visitantes interessados ​​que procuram pelo produto/serviço que você oferece. Inclusive, a principal vantagem aqui é que esses usuários tendem a estar evoluídos na jornada de compra.

  1. Incentive feedbacks por parte dos clientes

Um site que possui boas avaliações também tem uma posição melhor nas buscas e, além disso, podem ter seus dados exibidos juntamente ao cartão do Meu Negócios nos resultados, agregando ainda mais valor por demonstrar a experiência de outros clientes.

Além da plataforma do Google, é possível criar páginas e comunidades no Facebook, o que torna essa ação ainda mais facilitada. Por isso, em ambos os canais, incentive seus seguidores ou clientes a avaliarem a marca e comentarem as experiências.

Uma forma de estimular isso é fornecer links para avaliações rápidas e até mesmo oferecer brindes após a avaliação.

  1. Selecione o canal de comunicação

Conhecendo seu público-alvo e definindo sua persona, você entenderá quais canais de comunicação eles mais utilizam. É nessas plataformas que você deve investir.

Afinal, postar em todas as mídias digitais quando seu personagem usa apenas algumas, despende tempo e recursos que poderiam ser direcionados a outras campanhas mais efetivas.

Quando se fala em canais de comunicação, as pessoas pensam imediatamente nas redes sociais. No entanto, é importante considerar outras mídias, como sites, anúncios no aplicativo, jogos, canais de streaming e mecanismos de pesquisa.

No caso de sites, considere a responsividade. Ou seja, a adequação a diferentes telas. Isso porque cada vez mais os usuários utilizam dispositivos móveis para se relacionar com as empresas e um site inadequado a esse comportamento pode comprometer seus resultados.

  1. Use boas palavras-chave

Chamamos de palavra-chave o termo (ou os termos) que os usuários usam em pesquisas na internet.

Seu conteúdo só será encontrado pelos usuários se for compatível com as palavras-chave utilizadas no momento da busca.

Existem ferramentas que te ajudam a encontrar as melhores palavras-chave para usar, que são palavras-chave com alto volume de buscas, baixa concorrência ou mais direcionadas para o objetivo que a marca deseja alcançar.

Além disso, repetir a mesma palavra-chave ao longo de um texto não é suficiente para que ela seja encontrada. Os motores de busca valorizam a qualidade, variedade e densidade do conteúdo.

Isso se aplica a tudo, incluindo blogs, redes sociais, vídeos do YouTube e até páginas de lojas online.

  1. Use links patrocinados

Links patrocinados são formatos de anúncios bem conhecidos. Eles aparecem no topo dos resultados de pesquisa e podem ser feitos em uma variedade de plataformas como Google, Instagram e Facebook.

Uma boa estratégia de marketing digital não é apenas investir em marketing de conteúdo ou mídia social. O melhor é combinar mais de um formato para melhorar o alcance e a relevância de uma marca.

Além disso, os links patrocinados são uma boa maneira de obter uma resposta mais rápida nesses canais, enquanto outras estratégias ainda estão em execução.

Não se esqueça que você deve ter uma página em seu site para receber internautas vindos desses anúncios, caso contrário a estratégia falhará.

Conclusão

Agora você tem uma boa noção de como se destacar na era em que a internet marca presença indispensável na vida de milhões de pessoas.

Nós percorremos os pilares principais relacionados a estratégias de marketing digital corporativo, desde as regras de SEO até a responsividade, passando pelo uso de palavras-chave e métodos de segmentação, entre outros.