7 Dicas para empreender online - Brasil Pnuma

7 Dicas para empreender online

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A era digital inaugurou uma nova geração de empreendedores em todas as partes do mundo, principalmente nas grandes cidades que respiram tecnologia. Inclusive, a internet derrubou barreiras para empreender, proporcionando diversas possibilidades. 

Seja por necessidade, em casos de crises econômicas e de desemprego, ou por vontade, o empreendedorismo digital está se tornando uma realidade muito forte, em pessoas de diversas idades. 

Mas como quem está começando ou já tem a ideia na cabeça pode se preparar para colocar em prática o espírito empreendedor? Destacamos algumas dicas que provavelmente vão ajudar você nessa empreitada. 

O que é empreendedorismo digital?

Se pensarmos bem sobre o que é empreendedorismo digital, fica difícil dissociar da própria palavra empreendedorismo. Afinal, que negócio hoje em dia não tem um site, redes sociais e alguma presença digital? 

Claro que ainda é possível diferenciar, mas fica cada vez mais difícil por causa da alta demanda das pessoas por comprar online ou, pelo menos, por terem a chance de verificar os produtos na internet e comprar fisicamente. 

Com certeza, você conhece uma padaria que nem site tem. Ou um feirante que depende do seu espaço na feira há mais de 50 anos. Isso é comum, mas a tendência é se tornar cada vez mais raro. 

Por isso, quem quer ter um negócio, hoje em dia, dificilmente poderá ser apenas à moda antiga. “Ah, mas eu não gosto de tecnologia, isso vicia e acho que as pessoas estão ficando loucas com isso”. 

Esse tipo de pensamento é recorrente na cabeça de pessoas mais antigas. Mas não importa sua idade, o digital, mais uma vez, não é só uma realidade como é praticamente mandatório para a sobrevivência do empreendimento. 

O negócio que tem presença virtual e está disponível na internet cria oportunidades que vão  além do seu espaço geográfico (se tiver, porque muitos negócios já abdicaram do espaço físico).

Mas voltando ao conceito de empreendedorismo digital, é bastante intuitivo: o empreendedorismo digital é toda atividade comercial que utiliza plataforma digital para manter o seu negócio.

E uma coisa é fato: o digital para os empreendedores já está tão enraizado nos negócios que os empresários não teriam como ter um futuro sustentável, pois, hoje em dia, a maioria se pauta pelo mercado online. 

Se a internet acabasse no mundo por algum motivo, esses negócios teriam que recomeçar do zero.

Como ter sucesso ao empreender online?

Agora que você já tem um panorama do que é empreender online, você provavelmente está se perguntando: como uma pessoa se torna um empreendedor digital de sucesso? Que características e habilidades devem ter, focar e aprimorar ao longo do tempo?

Considerando que empreender digitalmente, hoje em dia, funciona basicamente para qualquer tipo de negócio, sendo bastante abrangente, há alguma fórmula, métodos ou dicas mais certeiras para começar a empreender de forma que o negócio realmente se sustente?

Sim, então, compilamos primeiro em uma lista rápida e depois aprofundamos mais em outros sete pontos extremamente relevantes. Por exemplo:

  • Tenha uma ideia de negócio única e que ninguém pensou;
  • Monte um plano de negócios estruturado, sem pressa;
  • Saiba quem são seus concorrentes e estude o mercado;
  • Aprenda a administrar seu dinheiro para não cair em tentação;
  • Faça revisão de impostos.

A seguir, mostramos também algumas das características essenciais que você precisa para se adaptar à vida e ao mundo digital, que, convenhamos, muda muito com o tempo. 

1 – Aprenda a se adaptar

É normal ouvir de grandes empreendedores que erros e fracassos fazem parte de sua rotina. 

No acelerado mundo digital, inovação e flexibilidade são essenciais para o sucesso. Isso significa ter a coragem de tropeçar eventualmente, corrigir rapidamente e até mudar totalmente de negócio, se necessário . 

Temos exemplos concretos de empreendedores digitais de sucesso que mudaram seus rumos depois de errarem e identificarem outras oportunidades de mercado.

O Twitter era uma plataforma muito diferente, por exemplo, com apenas a ideia de que seria uma rede social de mensagens curtas, hoje é uma referência de informações extremamente relevantes para o mundo dos negócios. 

Um outro exemplo interessante em relação a esse tópico são as novas plataformas de e-commerce que estão surgindo, que vendem de tudo, desde itens da indústria de rótulos até mesmo roupas para o dia a dia e outros itens variados..

Mas o que todas essas empresas têm em comum? Elas souberam se reinventar e encontrar o propósito e o foco que precisavam para chegar ao sucesso. 

Essa característica é essencial para qualquer empreendedor, que precisa sempre estar preparado para se adaptar, até para, quem sabe, entrar para o ramo de cenografia para eventos, por exemplo, ou qualquer segmento que seja do agrado.

2 – Seja apaixonado pelo que faz e tenha vontade de aprender

Empreender no meio digital demanda, geralmente, um maior esforço do que quando você pertence a uma empresa. Isso acontece porque quando você cria do zero um negócio com grande foco na internet é preciso ter vontade de aprender coisas diferentes. 

Além disso, ser apaixonado pelo seu negócio, a ponto de arranjar etiquetas adesivas para distribuir por aí,  também ajuda nesse sentido. Afinal, ninguém quer empreender pura e simplesmente por dinheiro, mas sim como uma realização profissional.

A questão da aprendizagem se mostra uma característica essencial para os empreendedores porque a concorrência online é muito maior, o que acaba necessitando de novas estratégias e oportunidades a fim de buscar vantagem competitiva.

Portanto, dedique parte do seu tempo explorando os muitos recursos e plataformas disponíveis para inspiração, ideias e sistema de controle de acesso ao mercado, sempre com o objetivo de aprender novas habilidades. 

Lembre-se: antes de lançar uma novidade, certifique-se de realizar uma pesquisa completa do mercado e da concorrência. 

3 – Nunca é tarde demais

O perfil típico de um empreendedor digital são os jovens que nasceram na era digital e já tem uma veia empreendedora, sempre em busca de maior flexibilidade na vida e prontos para expandir os limites da inovação.  

No entanto, isso também está mudando e se configura apenas como um estereótipo. Ou seja, nunca é tarde demais para empreender.

Há diversas possibilidades no mercado atual, então, saber disso é muito bom para os jovens também porque, dessa forma eles sabem que podem ser empreendedores digitais assim que houver condições para tal.

4 – Busque especialistas e referências como base 

Construir e fazer uma espécie de controle de frota de uma rede de especialistas, consultores e referências de mercado expõe você e o seu negócio a novas oportunidades e ideias. 

O networking é parte do nosso valor profissional e diz muito sobre a capacidade de se relacionar bem e construir várias pontes. Buscar pessoas com quem aprender e encontrar situações que ampliem seus horizontes, coloca você perto das grandes oportunidades. 

Embora o networking possa parecer assustador para os mais iniciantes, os benefícios superam em muito o constrangimento momentâneo que pode acompanhar os primeiros contatos e apresentações iniciais sobre o negócio.

5 – Adquira presença massiva nas redes sociais

Além da parte que você precisa dominar, como os objetivos do seu negócio, angariar clientes, fazer um bom controle de caixa, manejar bem as economias e os investimentos, há um outro departamento que fará seu empreendimento se tornar conhecido.  

São as redes sociais. Saber construir boas campanhas e chamar atenção com posts relevantes e que agreguem valor tanto para os usuários quanto para o seu negócio, certamente, fará com que a sua atuação ganhe ainda mais proporções. 

Você pode contratar uma agência especializada ou construir um time próprio para este objetivo. 

O engajamento dos potenciais clientes nas redes sociais e promotores de sua marca dependerá muito da exclusividade do seu produto e de como você trabalha a relação com clientes ou potenciais clientes nessas plataformas. 

Assim, tente diversificar entre o investimento em campanhas de tráfego pago com banner promocional, para conseguir clientes de forma mais rápida, e o tráfego pago por meio da produção de conteúdos. 

Tendo isso em vista, essa pode ser uma boa estratégia para que o seu empreendimento online dê certo.

6 – Estabeleça contatos com investidores e financiadores do seu projeto

Se você tem a chance de investir do seu próprio bolso em seu negócio, muito bom! Mas essa é a realidade de poucos. 

Por isso, é importantíssimo que desde o começo você tente entrar e manter contato com investidores que podem injetar dinheiro, acreditar no seu projeto e oferecer crédito empresarial

7 – Seja transparente, legítimo e autêntico

Um empreendimento digital ainda pode ser visto pelos mais antigos como “golpe”, pegadinha ou inexperiência, com pitadas de má reputação. 

Mas você pode virar essa pecha dos negócios digitais para algo extremamente positivo, sendo autêntico, transparente e legítimo e tendo um sólido plano de comunicação que não deixe nenhuma brecha para questionamentos. 

Depois de todas essas dicas, com certeza, ficou muito mais fácil saber como empreender no ambiente online, que é tão concorrido!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.