Confira as maiores transformações provocadas pelo avanço tecnológico dentro da construção civil.
Sem dúvidas, desde a chegada da tecnologia, vários processos do nosso cotidiano foram transformados. As mudanças impactaram, não só a nossa vida pessoal e a nossa forma de entretenimento, como também diversas áreas e profissionais do mercado. Desde então, várias empresas têm buscado por mais inovação e procuram formas de implementar ferramentas tecnológicas para otimizar as suas operações. Além disso, no acirrado mercado de trabalho atual, companhias que resistem às mudanças e se tornam obsoletas são rapidamente esquecidas e ultrapassadas.
Acompanhando essa tendência, o mercado da construção civil, também passou a priorizar alternativas tecnológicas como forma de aprimorar a eficiência dos serviços prestados. Mas, ao contrário das demais, as soluções encontradas para esta área, além de possibilitarem mudanças específicas, também trouxeram muitos desafios como: a junção de custos, logísticas e equipe durante o processo de construção, o controle da produção, das falhas e atrasos e a preocupação com a qualidade dentro das construções em escala. Contudo, vale lembrar que todos esses processos são relativamente novos e, muito em breve, o mercado da construção civil encontrará formas de driblar as objetividades provocadas pelas ferramentas tecnológicas.
Siga com a gente e confira a seguir algumas tecnologias que podem impactar e transformar o mercado de forma definitiva.
1- Robótica de pré-fabricados
Tidos como artifícios eficientes para minimizar desperdícios e tornar as obras mais sustentáveis, os pré-fabricados têm se tornado, a cada dia, mais presentes no mercado da construção civil por meio da robótica.
Isso porque, com a intensificação da procura por peças capazes de reduzir o tempo de construção e ajudar no cumprimento do cronograma estipulado, o formato de produção dos pré-fabricados foi otimizado para oferecer essa solução ao maior número de empresas possível.
Dessa forma, uma das maiores tendências do mercado é um sistema de produção formado por robôs, que garante mais rapidez e redução de custos do produto final.
2 – Lean Construction
Com foco na otimização dos processos, o método Lean Construction assegura mais eficiência no planejamento e maior autoridade para o canteiro de obras. Com ele, fica muito mais fácil entregar lotes de casas ou apartamentos à venda na Auxiliadora dentro do tempo estimado. Isso porque, essa ferramenta permite a verificação constante das etapas atrasadas, dos insumos desperdiçados e ainda aponta a melhor logística para efetivar as entregas e a organização dos espaços.
3 – Internet das Coisas (IoT)
Também utilizada em outros setores como o de transporte e agricultura, dentro da construção civil, a Internet das Coisas verifica virtualmente o progresso da construção, conecta os equipamentos utilizados no canteiro de obras com o universo digital, prevê os possíveis riscos e assegura inúmeras vantagens, que resultam no aumento da eficiência e na redução de custos dos projetos.
4. Drones
Bastante conhecidos no nosso dia a dia, os drones podem ser utilizados tanto para momentos de lazer e diversão, como para ocasiões de trabalho. Dentro da construção civil, esses equipamentos podem facilitar consideravelmente os processos que envolvem o desenvolvimento de projetos. Isso porque, facilitam a medição e o mapeamento do espaço do canteiro e garantem maior compreensão das áreas que serão construídas. Além disso, essas ferramentas também podem ser grandes aliadas do monitoramento e inspeção das obras e as imagens geradas podem ser, posteriormente, utilizadas pelas construtoras para apresentar as áreas disponíveis a um cliente interessado em comprar um terreno ou lote, por exemplo.
5. Computação em Nuvem
Por fim, no ramo da construção civil, acessar dados, documentos, planilhas e imagens do canteiro de obras para garantir o acompanhamento integral do pregresso de um empreendimento imobiliário é fundamental para todos os envolvidos no processo, principalmente, para o engenheiro-chefe, que deve estar por dentro de tudo o que ocorre dentro da equipe que comanda. Graças à computação em nuvem, o rastreamento constante e o arquivamento desses dados na internet se torna possível. Essa tecnologia praticamente extingue as chances de arquivos importantes serem perdidos em pequenos incidentes de trabalho e ainda possibilita ao engenheiro a facilidade de abrir, atualizar e alterar os documentos em qualquer lugar do mundo, através da tela de um computador, tablet ou smartphone. Basta abrir a planilha arquivada na nuvem e fazer a atualização.
E você, gostou de saber um pouco mais sobre as ferramentas que chegaram para impactar o mercado da construção civil? Se esse artigo foi interessa para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e levar essas informações para mais pessoas que possam se interessar!