Endomarketing: C‌OMO‌‌ ‌‌IMPLEMENTAR‌‌ ‌‌UM‌‌ ‌‌PROGRAMA‌‌ ‌‌DE‌‌ ‌‌RECOMPENSA‌‌ ‌‌PARA‌‌ ‌‌FUNCIONÁRIOS‌? - Brasil Pnuma

Endomarketing: C‌OMO‌‌ ‌‌IMPLEMENTAR‌‌ ‌‌UM‌‌ ‌‌PROGRAMA‌‌ ‌‌DE‌‌ ‌‌RECOMPENSA‌‌ ‌‌PARA‌‌ ‌‌FUNCIONÁRIOS‌?

Endomarketing
Endomarketing

Entenda a relação entre endomarketing e a recompensa por um bom desempenho

Para garantir a retenção de talentos e estimular a produtividade, nada como estabelecer um programa de recompensa para funcionários. Contudo, conduzir essa estratégia se torna mais fácil com um meio consolidado de premiar os colaboradores e reconhecer publicamente as boas performances.

Para isso, existe o endomarketing. Trata-se de uma estratégia inteiramente dedicada à valorizar o quadro de funcionários e fazer com que eles se sintam mais integrados ao negócio. Neste post, falaremos mais sobre o conceito e apresentaremos formas de implementá-lo. Siga a leitura!

Qual é a importância do endomarketing para a valorização dos colaboradores?

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas de uma empresa. Desse modo, seu principal foco são os colaboradores e a percepção que eles têm da organização. Com as práticas adequadas, será possível motivá-los e reduzir o índice de turnover, por exemplo.

A importância do endomarketing pode ser explicada pela influência dos colaboradores dentro do próprio negócio. Afinal, eles têm contato diário com os processos e as rotinas, o que os torna plenamente aptos para influenciar pessoas a respeito da marca.

Quando os funcionários estão satisfeitos, eles tendem a propagar a boa imagem da empresa junto a familiares e amigos. Esse tipo de contato influencia também a percepção dessas pessoas sobre a sua empresa, que passa a ser vista como uma instituição humanizada e cheia de empatia.

Isso é importante, também, para a retenção de talentos e na hora de contratar mais pessoas qualificadas — quem não quer trabalhar em uma empresa reconhecidamente benéfica para seus funcionários?

Embora não seja o foco dessa estratégia, o comportamento dos funcionários influencia os clientes. Isso porque funcionários insatisfeitos são mais propensos a destratar um consumidor. Cerca de 87% pessoas deixam de comprar um produto por atendimento ruim.

Como implementar um programa de recompensa para funcionários?

O endomarketing é uma das principais estratégias para melhorar a imagem da empresa entre seus funcionários. Mas como fazer isso de forma prática? Vamos descobrir:

Utilizar sistemas de premiação

Uma boa ideia é trabalhar com bonificações, uma forma bastante direta de premiar o bom desempenho. Desse modo, colaboradores com as melhores performances poderão receber algum tipo de recompensa, como uma porcentagem extra no salário ou até artigos como eletrodomésticos, viagens com a família e pacotes turísticos no período pós-pandemia.

Além disso, algumas companhias oferecem vales para academia ou parcerias com empresas que ajudem no bem-estar dos colaboradores. Entram nesta última categoria descontos em salões de beleza, sessões de massagem e acupuntura, serviços veterinários, entre outros.

O horário flexível e a possibilidade de home office também são interessantes em empresas que comportam esse formato.

Entregar os prêmios logo após a conquista

Os seus colaboradores valorizarão ainda mais os programas de incentivo caso o prêmio seja entregue logo em seguida aos anúncios de conquista da meta proposta. Isso porque esperar até o mês seguinte ou estipular prazos mais longos reduz e muito o engajamento desses funcionários.

Afinal, quer coisa mais desestimulante do que esperar por um prêmio que pode nem mesmo chegar? Caso seja entregue rapidamente, será possível observar o aumento na produtividade — o que ajuda a companhia a manter um ritmo constante no cumprimento dos objetivos.

Ir além do aspecto financeiro

Todo mundo adora uma recompensa financeira, mas premiar o bom desempenho de um colaborador pode ir além dessa compensação. Bons elogios e reconhecimento público da performance também são boas maneiras de exaltar um trabalho bem feito.

Isso tem ainda mais peso quando vem diretamente dos chefes, já que mostra que até mesmo os maiores líderes da empresa acompanham com atenção o trabalho dos colaboradores. Por isso, para complementar os prêmios financeiros, é uma boa medida implementar uma cultura de reconhecimento público.

Esse trabalho pode incluir até mesmo menções honrosas. Isso facilita para que os líderes consigam exaltar o trabalho de outras pessoas que se destacaram no período.

Quais são alguns cases famosos de programa de recompensas?

Agora, apresentaremos cases consolidados de endomarketing, destinados a melhorar o clima organizacional e integrar os colaboradores.

Fiat

Para uma estratégia de marketing, cada colaborador deve ser tratado com os mesmos cuidados que a empresa reserva aos clientes. Um exemplo de empresa que aplica essa prática é a Fiat. Sabe quem realiza test-drives nos novos carros? Isso mesmo: os funcionários.

Como se não bastasse, a Fiat também incentiva a integração das famílias dos colaboradores. Isso é feito por meio de festas de aniversário, bailes de debutantes, bodas de casamento, entre outros eventos para aproximar essas pessoas do cotidiano da empresa.

Além disso, também conta com uma plataforma dedicada a otimizar a comunicação interna. Ela disponibiliza vagas, promoções e até mesmo a possibilidade de que o colaborador se comunique diretamente ao chefe e exponha suas sugestões ou reclamações.

Best Buy

A Best Buy é uma grande loja on-line de produtos eletrônicos, que opera nos Estados Unidos, Canadá, México, entre outros. Entretanto, ela costumava sofrer com uma alta taxa de rotatividade de funcionários, o que comprometia o clima organizacional e a retenção de talentos.

Para reduzir esse turnover, a empresa começou a aplicar pesquisas entre seus colaboradores. A partir dos resultados colhidos, foi estabelecida uma rede social corporativa — conhecida como “Blue Shirt Nation”, nome escolhido cuidadosamente para passar a ideia de uma grande irmandade.

Por meio dela, os funcionários conseguem trocar ideias, repassar dicas e discutir experiências. O principal diferencial é que ela funciona sem uma hierarquia rígida, incentivando uma comunicação horizontal. O resultado? Uma queda de mais de 30% no turnover.

Magazine Luiza 

A Magazine Luiza é uma das principais empresas brasileiras. Parte do seu sucesso se explica pelo endomarketing e pela aposta na descentralização de poder — isto é, buscando um ambiente mais participativo.

Para isso, a empresa conta com muitos programas de incentivo, treinamento de colaboradores e reconhecimento público de desempenho. Tal como a Fiat, ela também busca aproximar as famílias do cotidiano da organização.

Não à toa, ela é constantemente apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar. Esse tipo de investimento na cultura interna aumenta a produtividade e gera outros resultados importantes. Afinal, estamos falando de uma das organizações mais valiosas do país.

Conclusão

Recompensar os funcionários por bons serviços prestados é uma maneira de premiar publicamente aqueles que estão se destacando. Além disso, esse programa também motiva outras pessoas a produzirem mais. Afinal, quem não quer ter a sua performance elogiada?

Entendeu a importância de um programa de recompensa para funcionários? Como pudemos ver nos cases de sucesso, ele também vem acompanhado de atividades dedicadas à integração dos trabalhadores, resultando em mais produtividade. O meio mais eficiente de conseguir esses resultados é o endomarketing.

Gostou do artigo?Deixe seu comentário e Compartilhe nas redes sociais