Como usar o marketing visual para impulsionar o tráfego do seu site

Como usar o marketing visual para impulsionar o tráfego do seu site
Como usar o marketing visual para impulsionar o tráfego do seu site

Houve uma mudança radical na forma como os usuários da Internet consomem seus dados online. Como consequência, os profissionais de marketing são regularmente forçados a se manter atualizados e praticamente todo especialista que se preze entende a importância de tornar os dados online mais atraentes. Os leitores não ficam mais felizes em ficar em uma página da web e rolar através de uma parede gigante de texto com um parágrafo ocasional.

Em 2016, praticamente todas as grandes redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram (entre outras) perceberam a importância e o potencial do marketing visual. Por exemplo, tweets contendo imagens recebem 150% mais ‘retuítes’ do que mensagens sem imagens, enquanto as postagens do Facebook têm um desempenho 130% melhor quando as imagens são anexadas. Claramente, o marketing visual é crucial para garantir que seus dados alcancem seu público-alvo, então como você pode usá-lo para aumentar o tráfego para seu site?

O que é marketing visual?
É um método de uso de recursos visuais para contar aos visitantes a história de sua marca. Pesquisas comprovam que isso torna seu marketing mais memorável e confiável para seu público-alvo. Até 90% das informações que chegam ao cérebro são visuais e até dois terços das pessoas são “aprendizes visuais”. É realmente surpreendente que tenhamos demorado tanto para perceber a importância fundamental de usar imagens, vídeos e ilustrações para apresentar dados!

Com marketing visual, seu site:

Atrai pessoas ocupadas que são atraídas pela clareza de seus dados.
Facilita a digestão de grandes quantidades de informações pelos leitores.
Aumenta suas chances de ser encontrado na busca orgânica (com o uso correto de alt tags).
Aumenta a sua quota de audiência nas redes sociais.
Vamos dar uma olhada nos melhores recursos visuais para usar em seu site.

Como impulsionar a identidade da sua marca
Usar vídeo
O marketing de vídeo de alta qualidade pode levar seu site à estratosfera. Você pode condensar uma quantidade incrível de informações em um vídeo explicativo curto e de fácil digestão. O Marketing 101 determina que você deve primeiro identificar o problema do seu público-alvo antes de oferecer uma solução. Qual a melhor maneira de fazer isso do que mostrar seu produto / serviço em ação?

O conteúdo de vídeo de marca provavelmente assumirá o controle; envolve lançar um vídeo com o nome da sua empresa, oferecendo informações úteis e persuadindo os espectadores a agirem com um CTA sutil. Outros tipos de vídeo incluem instruções, animação, demonstração e depoimentos. Confira estas estatísticas de marketing de vídeo:

O vídeo pode representar até 74% do tráfego da Internet até o final de 2017.
Os consumidores têm 300% mais probabilidade de assistir a um vídeo sobre um produto em vez de ler uma descrição.
De acordo com um estudo da Eyeview, adicionar vídeo a uma página de destino aumenta as conversões em mais de 80%.
Use imagens
O marketing de vídeo pode ser caro e nem todos podem pagar. Não se desespere; o uso de fotografias e imagens de qualidade profissional ainda aumentará a taxa de conversão e o tráfego do seu site. Como bônus, é muito mais barato do que o vídeo.

Apesar dos avanços na tecnologia, ou talvez por causa deles, os consumidores modernos têm uma capacidade de atenção menor do que nunca. Como resultado, é crucial quebrar blocos de texto com imagens relevantes para o conteúdo. Embora o ideal seja usar fotos profissionais, é possível usar plataformas online para criar imagens de boa qualidade ou comprar fotografias de banco de dados. Como alternativa, também há uma boa variedade de imagens de estoque gratuitas de alta qualidade disponíveis por aí.

Aqui estão algumas estatísticas relacionadas ao uso de imagens:

Os usuários do Snapchat compartilham 540.000 fotos por minuto.
Artigos com imagens recebem quase o dobro das visualizações daqueles sem fotos.
O Instagram tinha mais de 500 milhões de usuários em junho de 2016.
Use infográficos

Os infográficos são o sonho de um estatístico casual. Eles são usados ​​para mostrar dados e estatísticas complexos em um formato fácil de ler. Um especialista em web design é útil aqui, pois seus infográficos devem ter um layout atraente. Os designers devem combinar as fontes, formas e cores corretas para apresentar seus dados da melhor maneira possível. Quando você acertar, seus infográficos serão compartilhados nas redes sociais e blogs! Vejamos algumas estatísticas:

As pessoas têm quatro vezes mais probabilidade de concluir uma tarefa se seguirem uma combinação de texto e ilustração em comparação com o texto sozinho.
Os infográficos são curtidos e compartilhados 200% mais frequentemente do que qualquer outra forma de conteúdo.

Marketing visual – o que o futuro reserva?
Acabamos de arranhar a superfície do que o marketing visual é capaz. Os períodos de atenção dos consumidores da Internet continuam a diminuir, de modo que os profissionais de marketing devem procurar maneiras de apresentar dados significativos de maneira rápida e fácil de digerir. Como sempre, o Google realmente manda no poleiro. O mecanismo de busca mais popular da rede há muito tempo considera os recursos visuais em seus critérios de classificação, e isso vai continuar.

Enquanto isso, os sites de mídia social dedicados a imagens continuam a crescer, enquanto o Facebook e o Twitter também recompensam os usuários que usam recursos visuais em seus esforços de marketing. Se você não tem ideia de como começar sua campanha, entre em contato com um designer de alta qualidade, conte-lhe a visão da sua marca e comece a planejar uma estratégia o mais rápido possível.