O que é o ciclo de vida do cliente?

ciclo de vida do cliente

Seja em empresas que se relacionam como outras empresas, como é o caso de organizações especializadas em locação de gerador de energia, graxa de alta temperatura, equipamentos usados em indústrias e outros setores, como no B2C, no qual empresas vendem para o consumidor final, algo é fato: todos os clientes têm um ciclo de vida.

Portanto, entender sobre a questão é fundamental para as organizações, que passam a compreender melhor o perfil do seu cliente, entendendo fatores que levam a aquisição os que fazem ele deixarem de ser serem clientes assíduos.

Para esclarecer o assunto, produzimos este artigo sobre o que é o ciclo de vida do cliente, seus benefícios e também quais são as fases principais. Gostou da pauta? Então venha conosco e boa leitura.

Afinal, o que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo bastante tratado na área do marketing e diz respeito objetivamente aos estágios da relação entre a empresa e o consumidor. Como adiantamos, a análise permite avaliar os aspectos que levaram o cliente a consumir e a parar os seus contatos com a organização.

Qual a vantagem de analisar o ciclo de vida do cliente?

Desde uma grande fábrica especializada em elementos de fixação, como porca gaiola, muito usada em racks, a uma loja física de roupas, analisar o ciclo de vida do cliente, traz muitas vantagens, pois permite entender melhor a motivação dos clientes, o que possibilita ter melhores estratégias em:

  • Captação de novos consumidores;
  • Ações mais assertivas na fidelização;
  • Melhor contorno de objeções;
  • Otimização do tempo e custo na criação de campanhas de marketing.

Quais os estágios do ciclo de vida do cliente e como aplicar no negócio

O ciclo de vida do cliente é composto por cinco estágios: segmentação, aquisição, rentabilização, retenção e recuperação. Entenda o que cada um significa como aplicar:

Segmentação: esta etapa é a fase que a empresa compreende os perfis existentes de clientes, com as suas necessidades, desejos e expectativas. Colher feedbacks é uma forma de obter esses dados e realizar melhorias nos produtos e serviços para se diferenciar em mercados competitivos, como o de etiquetas adesivas, por exemplo.

Aquisição: aqui também será usado a compressão das dores e desejos dos clientes. As informações podem ser usadas em campanhas de atração de novos clientes como os anúncios pagos.

Rentabilização: neste estágio, a empresa tem o objetivo de elevar os lucros, no qual podem ser adotadas táticas como Cross Sell e Up Sell, que visam levar o consumidor a fazer mais compras e compras de mercadorias de maior valor.

Retenção: retenção é a fidelização de clientes, ou seja, aqui são elaboradas estratégias para que eles mantenham relacionamento com a empresa, fator que faz a diferença na competitividade e na manutenção da margem de lucratividade.

Recuperação: sabe os feedbacks? Então, no momento que é identificado que o cliente deixou de comprar, é hora de entrar em contato com ele e descobrir os motivos e coma as informações, partir para o aprimoramento.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre o que é ciclo de vida do cliente. Se gostou compartilhe para que mais pessoas sejam alcançadas e continue a nos seguir para mais conteúdos de marketing.