Melhores estratégias de marketing digital para agências de viagem

Melhores estratégias de marketing digital para agências de viagem

marketing digital para agências de viagem

Muitas pessoas querem realizar a viagem dos sonhos. Por isso, montar uma agência de viagens pode ser um bom empreendimento. Contudo, esse ramo é muito competitivo, pois existem muitas agências em atividade. Então que comecem os jogos e fique de olho nas nossas dicas! 

Devido a essa grande concorrência, é necessário ter um bom marketing para se destacar no mercado. Dessa forma, sua empresa captará um bom número de clientes e aumentará seu número de vendas. Nas próximas linhas, você conhecerá as melhores estratégias de marketing digital para agências de viagem.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são importantes aliadas nas estratégias de marketing atualmente. 

Mas atenção: investir nas redes sociais isso não significa que necessariamente você tenha que criar várias contas nas redes sociais existentes. Não é isso. è bom descobrir em quais sua persona está mais presente e vale a pena investir nelas. Vejas as principais. Tenho certeza que seus concorrentes estão querendo saber como viralizar no tik tok ou se os clientes deles gostarem, vão mandar as melhores imagens com frases de bom dia para compartilhar no WhatsApp

Como já dissemos, a área de agências de turismo é super visual. Ou seja, por isso, é interessante investir em redes sociais como Instagram e Pinterest. Isso porque as postagens visuais têm um super  papel de destaque. Além disso, as redes Instagram e Pinterest geram muito engajamento. 

Para se ter uma ideia, o Instagram é atualmente a principal rede social de engajamento e também, é a preferida dos brasileiros, segundo o site Social Media Trends 2018.

Não podemos nos esquecer no Face, que também é uma rede social super estratégica, além de ser a maior rede  B2C do planeta.

Importante destacar que os canais de atendimento das redes sociais também devem funcionar muito bem pois são muito relevantes para a experiência do usuário, além de possibilitar um contato mais íntimo entre marcas e consumidores. 

O YouTube é outra rede social/canal bem interessante para informar o cliente e inspirar interesse. Lembre-se de criar séries de vídeos com várias dicas sobre destinos de viagem com crianças, passeios e outros temas muito relevantes para os amantes de viagens. 

Vale a pena saber como entregar um conteúdo extremamente relevante e ainda por cima permitir uma interação próxima com o cliente/consumidor.

Planejamento

Ter um bom planejamento é fundamental para qualquer ação de marketing. Além de reduzir a margem de erro, o planejamento direciona todas as atividades, organiza o fluxo de processos e define os responsáveis por cada função ou tarefa.

No caso do agente de viagens, o planejamento se torna um grande diferencial perante à concorrência. Afinal de contas, quanto mais organizados estiverem os serviços desse profissional, maior a chance dele captar clientes.

A criação de um plano de marketing é crucial, pois é o único modo de melhorar a eficiência do marketing. Normalmente, o marketing tem duas questões básicas: o objetivo e o prazo de execução.

Vale lembrar que, o objetivo sempre deve ser mensurável. Ou seja, ele deve ser quantificado por um valor numérico. Por exemplo, o valor do seu ticket médio, sua quantidade de clientes e até mesmo o número de cadastros feitos em seu site. Ao definir uma meta realista, ficará mais fácil definir um período para alcançá-la.

Após o período definido, é necessário avaliar quais foram as técnicas que mais contribuíram para a obtenção de bons resultados. Dessa forma, se torna possível fazer ajustes e investimentos estratégicos para a próxima ação de marketing. Com isso, o crescimento passa a ser contínuo e o serviço se torna mais eficiente.

Conheça melhor a sua persona

Por mais que você se esforce, seu trabalho nunca irá atingir todos os tipos de pessoas. Por isso, é muito importante compreender a sua persona.

Basicamente, a persona é uma personagem semifictícia que simboliza o seu comprador ideal. Ao compreender as demandas, desejos e dores dessa personagem, ficará mais fácil oferecer-lhe a melhor solução. Ou seja, ao descobrir o perfil de sua persona, haverá mais chances de entender o seu cliente e aumentar as suas vendas.

A partir desse entendimento, você terá um norte para montar suas estratégias de marketing. Por exemplo, não adianta nada vender pacotes de intercâmbio se sua persona for um jovem que pretende viajar para curtir as férias. Em suma, quanto maior o entendimento sobre a persona, maior a chance de sua empresa captar clientes.

Ofereça a melhor experiência aos seus clientes

A partir do momento em que você define a sua persona, ficará mais fácil compor as suas ofertas. Por exemplo, vamos supor que sua persona é o João, jovem de 23 anos que, durante as férias, pretende viajar com sua namorada pelo Brasil.

Nesse cenário, é possível criar uma promoção baseada naquilo que o João precisa. Aliás, talvez um pacote de viagem para Fernando de Noronha seja uma excelente opção para essa persona.

No entanto, qualquer agência de viagem consegue oferecer um pacote para Fernando de Noronha. Para atrair mais clientes, sua agência deve apresentar algum diferencial. Você pode criar ofertas atrativas, oferecer uma boa estrutura e garantir algumas facilidades para seus clientes. Dessa forma, você mostrará que sua empresa pode se destacar no mercado.