Uma dúvida muito comum é como fazer Reels criativos, de forma a atrair mais pessoas e aumentar o engajamento.
Se essa é também a sua pergunta, esse post é para você!
Lembrando que são vídeos curtos, e em alguns segundos, você deve compartilhar uma mensagem clara por meio de imagens e em áudio.
Em um primeiro momento, pode parecer um pouco desafiador fazer Reels criativos, mas com as dicas que você vai aprender aqui, verá que é mais simples do que você imagina.
Pronto para produzir Reels incríveis e bombar no Instagram?
O que é o Instagram Reels?
O Reels é uma funcionalidade lançada pelo Instagram que permite criar vídeos curtos, de até 1 minuto, em formato vertical e tela cheia.
Inspirado no TikTok, o Reels foi lançado em 2020, até mesmo para competir com o TikTok.
São conteúdos curtos, divertidos e que geram engajamento, fáceis de consumir e muito interativos.
No entanto, por ser de curta duração, é importante tentar passar nesse tempo uma mensagem cativante para atrair seu público.
Como fazer Reels criativos?
Tendo em mente que os Reels é uma ferramenta importante para captar novos seguidores e fazer seu conteúdo chegar a mais pessoas, o primeiro passo é aprender como fazer Reels criativos.
Por isso, separamos aqui algumas ideias que podem te servir de inspiração:
Criar conteúdos informativos e educativos
No Instagram, os Reels são formidáveis vetores de informação. No caso das marcas, a ideia é passar sua mensagem em um tempo reduzido, a fim de alcançar seus objetivos sem perder a atenção do público.
Grandes marcas já usam o Reels, sem que a brevidade do conteúdo influencie seu DNA.
Por exemplo, Red Bull fez um vídeo mostrando esportes radicais, e a Leroy Merlin criou tutoriais práticos, ajudando a organizar um armário.
Apresentar produtos
Talvez você esteja se perguntando que em menos de 1 minuto seja muito difícil de apresentar um produto, não é mesmo?
Mas, está mais do que provado que vídeos curtos favorecem o engajamento dos compradores: 69% dos consumidores dizem preferir consultar um clipe curto para saber mais sobre o produto ou serviço.
Esse é um dos motivos pelos quais cada vez mais marcas têm implantado a tática de comprar visualizações Reels para aumentar suas vendas.
Um outro exemplo é a marca Sephora, que por meio de demonstrações de cuidados e produtos através de Reels brilham pela simplicidade e eficiência.
Lançar desafios aos usuários
O formato dos vídeos adotado pelos Reels não impede propor conteúdos interativos, desenvolvidos para engajar a audiência.
Você pode, por exemplo, lançar brincadeiras que, ao mesmo tempo, contribuem para valorizar sua marca e seus produtos.
Vale a pena dar uma olhada nos desafios do TikTok para ter uma ideia e se inspirar para lançar o seu desafio.
Como integrar Reels na sua estratégia de marketing?
Agora que você já tem algumas ideias de como fazer Reels criativos, deve ter percebido que pode abrir um leque de oportunidades.
Mas como integrar os Reels na sua estratégia de marketing?
- Identifique seu público-alvo: é importante conhecer bem sua audiência para poder criar vídeos pertinentes e que gerem engajamento;
- Crie Reels originais e atraentes: a funcionalidade oferece diversas opções para diferenciar seus conteúdos e chamar a atenção do seu público, como um fundo sonoro, efeitos visuais, etc;
- Mensure as performances dos seus Reels: para saber se seus vídeos alcancem os objetivos que você definiu, pense em analisar suas performances com regularidade. Os insights do Instagram podem te dar indicações interessantes sobre isso;
- Programe seus vídeos: é importante montar um plano de publicação, de forma a alcançar seu público no momento certo;
- Faça parcerias: vale a pena fazer parcerias com influenciadores. Eles podem participar dos seus Reels ou compartilhar seus vídeos nas suas próprias contas.
Tenha em mente que os Reels podem trazer mais valor à sua marca, ampliar sua comunidade e consequentemente, vender mais.
Conclusão
Você viu aqui algumas ideias para se inspirar de como fazer Reels criativos, e sabendo que esses formatos de vídeos estão super em alta, aproveite todos os benefícios que os Reels podem trazer para o seu negócio!