Cada dia que passa, o mercado de marketing vem ganhando ainda mais força e se tornando uma prática comum entre as empresas. Muitas delas procuram recursos para que consigam obter mais vendas e maior visibilidade.
Independente de sua segmentação, desde uma usinagem de precisão até uma hamburgueria artesanal, todos os negócios tendem a se adaptar e utilizar novos recursos que possam ajudá-los em seu objetivo.
Dentre os diversos segmentos do marketing, encontramos o inbound. Esta é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente e deve ser cada vez mais implementada no cotidiano empresarial.
O que é Inbound Marketing?
De uma tradução literal, significa marketing de entrada, em um resumo seria: ganhar a atenção das pessoas e não comprá-las.
Ou seja, desenvolver várias estratégias e táticas para que seu público conheça seu negócio de forma totalmente orgânica, sem gastos e sem interrupções na programação normal do que o seu cliente está consumindo.
Sabe aquele anúncio que fica pipocando na sua tela, seja no Facebook, Instagram ou Youtube? Esse é um anúncio conhecido como marketing de interrupção, o Inbound é totalmente ao contrário disto.
O objetivo dele é fornecer a liberdade de escolha ao consumidor, para que ele tenha interesse de ir atrás do produto, e não ao contrário. Imagine uma empresa que trabalha com a venda de luvas hospitalares, ao invés de publicar diversos anúncios que incomodam as pessoas, ela adota a tática do Inbound, gerando conteúdo para que procurem o produto dela.
Como aplicar o Inbound
O Inbound pode ser aplicado de diversas maneiras, os mais comuns são os textos para blogs e vídeos no youtube.
Através destes dois canais, você fornece conteúdo gratuito para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre sua empresa e toda a metodologia de trabalho.
Quanto mais textos e vídeos você fizer, apresentando um pouco mais sobre aquilo que oferta, mais o público se sentirá atraído e irá querer conhecer um pouco mais sobre seu negócio.
Inbound Marketing em 2022
O mercado do Inbound está crescendo cada vez mais, já que muitas empresas preferem adotar este estilo de marketing por vários motivos, entre eles estão:
- Engajamento maior do público: Quando uma marca começa a fornecer conteúdos gratuitos e chamar a atenção das pessoas através deles, a tendência é de que ocorra mais engajamento e também maior aprovação em relação a sua empresa;
- Melhor custo-benefício: Produzir conteúdos e postá-los em um blog possui um custo mínimo ou pode até ser feito gratuitamente, já um anúncio pago é necessário desembolsar uma quantia, mesmo que não muito grande;
- Crescimento e autoridade da marca: Quem produz conteúdo e fornece de forma gratuita para as outras pessoas, começa a ganhar autoridade e respeito dentro do mercado, fazendo com que sua marca seja lembrada e se destaque perante as demais;
- Mensuração efetiva de dados: Cada post que você escreve, seja ele sobre caixa de papelão, vai gerar um público que pode ser contado. Dessa forma, você consegue ter o controle da situação, gerando novos leads e possuindo as métricas de dados de maneira mais simplificada;
- Adaptação aos métodos dos consumidores: Hoje em dia, as pessoas tendem a pesquisar e comprar de maneira rápida e prática, e é justamente isso que o Inbound oferece. Com posts precisos e conteúdo qualitativo, seus produtos devem sempre estar em alta, e ser uma das primeiras opções para os compradores.
O Inbound Marketing é uma ferramenta fundamental e muito utilizada para todas as empresas que desejam ter resultados efetivos e de maneira orgânica. A tendência é que esta estratégia ganhe ainda mais destaque em 2022.