Em tempos de crise econômica, que tem impactando os negócios de várias organizações, desde as que lidam com produtos até as que trabalham com serviços específicos, como é o caso da atividade de instalação de aterramento, gerar novas oportunidades de venda e lucro são objetivos cada vez mais desafiadores.
Por essa razão, criamos este conteúdo com dicas práticas de como abrir caminho para obter mais vendas e lucratividade que valem para empresas de todos os ramos de negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Vendas e Lucro: entenda porque são diferentes
Apesar de associados, as vendas e o lucro são diferentes. A compressão dessas diferenças é essencial para os empreendedores que desejam obter melhores resultados e assim crescer o seu negócio.
De forma objetiva, as vendas são as receitas geradas em determinado período. Em outras palavras, é o quanto uma empresa faturou com a venda dos seus serviços e produtos, ou seja, o valor bruto que entrou.
Já o lucro, é quanto a organização obteve de ganho subtraindo os custos fixos. Por exemplo: Ao saber como abrir uma empresa de manutenção, que atua com a venda de insumos para cerveja, para saber o quanto lucrou, terá que somar as vendas e retirar os gastos com a produção, compra de matérias-primas, energia, mão de obra, entre outros.
Portanto, nem sempre ter vendas é sinal de obtenção de bons lucros. Deste modo, o empreendedor possui dois desafios: aumentar as vendas e reduzir os custos de operação para ter mais lucratividade.
Para ajudá-lo nessa complicada tarefa, veja a seguir 7 dicas de como ter mais vendas e também lucro.
7 dicas de como gerar vendas e mais lucro
1.Invista em softwares de controle financeiro: para saber tudo que entra e sai da empresa, aposte em soluções digitais de controle financeiro, no qual é possível, analisar os custos de fabricação e os ganhos com a venda.
2. Estude a possibilidade de trocar de fornecedor: empresas que lidam com a produção de grandes equipamentos, como um elevador de carga e equipamentos de resgate, por exemplo, que exigem diversos insumos, é uma boa prática para reduzir os gastos, pesquisar novos fornecedores de matéria-prima, que ofereçam condições mais vantajosas.
3. Concentre-se na retenção de clientes: captar um novo cliente requer mais investimento que reter um consumidor antigo. Por isso, a fidelização é uma maneira de cortar gastos e manter as vendas.
4. Amplia os canais de venda: para gerar mais oportunidades de vender mais, expanda os canais. Invista principalmente em plataformas virtuais, que são mais econômicas que pontos físicos e não contam com limitação de horário e geográfico.
5.Foque no diferencial do produto ou serviço: o comportamento do consumidor mudou, ele não somente compra pela qualidade e preço do produto ou serviço, ele deseja adquirir soluções. Por essa razão, evidenciar os diferenciais é determinante.
6. Fique de olho nos concorrentes: analisar e monitorar a concorrência é um princípio básico para empreendedores que querem obter ideias para aumentar a competitividade do negócio no mercado.
7. Aposte em marketing digital: atrair novos clientes, investir em ações e campanhas de marketing nas plataformas digitais é estratégico para elevar as vendas a médio e longo prazo.
Gostou das dicas? Então, compartilhe o conteúdo com os amigos nas suas redes sociais!