Não é de hoje que a oscilação nos preços da gasolina, etanol e diesel assustam os consumidores, que repensam até mesmo a posse de veículos. Atualmente, economizar no combustível virou uma atividade de rotina no dia a dia, afetando diretamente o bolso de trabalhadores como motoristas de aplicativo, caminhoneiros e até mesmo empresas distribuidoras.
E com tanta instabilidade nos preços, é bem provável que você já tenha se perguntado o motivo pelo qual a gasolina acaba sendo sempre mais cara que o etanol. Para responder esta e outras perguntas, preparamos este artigo para você tirar todas as dúvidas e compartilhar com quem se interessar.
Entendendo a diferença entre os combustíveis
O surgimento dos carros flex nos anos 2000 foi um alívio para o consumidor, que poderia escolher qual o melhor combustível adquirir conforme a necessidade e nível dos preços. No entanto, com as crises econômicas ao redor do mundo e cenários específicos, a dúvida de qual o melhor combustível usar no carro só aumenta.
Por regra, o preço do etanol não deve ultrapassar o limite de 70% do preço da gasolina, mas não é o que vem acontecendo recentemente, com lugares onde ambos os combustíveis batem a casa dos R$10. Para entender os preços, precisamos ir a fundo nas características de cada combustível.
Gasolina comum e aditivada
Entende-se por gasolina comum aquela que não recebe adição de químicos de limpeza do motor, ou seja, ela não é impedida de deixar resíduos da combustão no motor, o que a longo prazo pode exigir uma visita à oficina mecânica. Por conta disso, seu preço é utilizado como base para o consumidor.
Já a gasolina aditivada, como o nome sugere, recebe adição de óleos e outros aditivos que ajudam a remover resíduos sólidos do motor. Isso protege a máquina e aumenta sua durabilidade, porém seu preço é maior em comparação à comum.
Etanol
O etanol é um biocombustível, ou seja, produzido a partir do processamento de plantas como cana-de-açúcar. Por não depender de recursos não-renováveis, como o petróleo, possui um custo de produção bem mais baixo, emite menos poluentes e oferece benefícios ao veículo conforme sua matéria-prima.
Ao contrário da gasolina, o etanol exige um pouco mais de esforço do veículo para acionar o motor. Antigamente era comum que carros movidos a etanol apresentassem falhas em dias mais frios, o que hoje não acontece por conta da evolução da tecnologia utilizada na produção de veículos.
Diesel
O processo de destilação do petróleo bruto dá origem a diversos combustíveis, e o diesel é um dos primeiros. Também conhecido como gasóleo, o diesel é essencial na operação de caminhões, ônibus, alguns tipos de trens e veículos marítimos. Sendo assim, é um importante combustível utilizado na indústria, e sua alta afeta diretamente o bolso do consumidor final de produtos como alimentos e outras mercadorias.
GNV é opção para fugir da alta dos preços
O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível muito mais limpo que os demais, por utilizar hidrocarbonetos leves. A desvantagem em relação aos demais combustíveis é que é necessário fazer uma adaptação no veículo, instalando o cilindro de combustível na parte frontal ou traseira do carro.
Embora bem mais em conta que os demais combustíveis atualmente, o GNV também têm sofrido alta, mas chama a atenção para os chamados combustíveis do futuro, com menor quantidade de emissão de poluentes e adquiridos de fontes renováveis.
Um kit GNV com o cilindro, instalação e documentação varia em torno de R$3500 a R$4500, dependendo da região.