Datas sazonais: grande oportunidade para empresas no Instagram

Datas sazonais: como seu instagram pode se posicionar e criar conteúdos

Datas sazonais: como seu instagram pode se posicionar e criar conteúdos
Datas sazonais: como seu instagram pode se posicionar e criar conteúdos

As datas sazonais aparecem como uma grande oportunidade de vendas para qualquer empresa, existem alguns negócios que esperam o ano todo por uma oportunidade de aproveitar o aquecimento existente dentro do mercado para realizar promoções de seus produtos e conseguir ganhar destaque em momentos onde a tendência é sempre ter um alto volume de vendas.

Para quem não conhece, as datas sazonais são aqueles dias marcados no calendário onde ocorre algum evento específico que costuma mexer com o mercado de forma geral, como o Natal, Black Friday, dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, páscoa e por aí vai.

Essas datas costumam gerar um volume de vendas muito mais alto do que o convencional, já que são considerados dias festivos onde os consumidores se movimentam para realizarem suas compras, e é claro que as empresas devem aproveitar ao máximo essa oportunidade mercadológica, e uma das melhores ferramentas para isso é justamente, o instagram

Instagram e as datas sazonais

Essa é a terceira rede social mais usada no Brasil com cerca de 122 milhões de usuários ativos e sendo considerada por muitos, como a plataforma mais impactante dentro de qualquer empresa, cerca de 50% dos usuários seguem no mínimo, uma marca, sendo que 80% já se decidiu se vai ou não efetuar uma compra de acordo com uma postagem enquanto 85% usam a rede para descobrir novos produtos e marcas. 

Os números só mostram o quanto ela pode ser importante principalmente em datas sazonais no qual o foco é o aumento das vendas, e se nesses momentos você produz uma caixa de pizza personalizada com a imagem do Papai Noel para vender no Natal, que tal começar a criar e posicionar seus conteúdos para vender por essa plataforma?

No texto de hoje, iremos mostrar como você pode posicionar seu instagram e criar conteúdos que vendem e se destaquem dentro de suas datas sazonais, bora conferir? Então vamos lá!

Se planeje com antecedência

Criar um conteúdo sazonal requer atenção e planejamento antecipado, afinal, estamos falando de algo que será voltado para uma data específica, dessa forma, é preciso se programar com uma certa antecedência. 

Abra o seu calendário e marque quais serão as datas no qual sua empresa vai aproveitar as vendas sazonais, praticamente todo mês temos algum dia considerado especial, mas é claro que você precisa ver se aquilo realmente encaixa no seu negócio, será que promover materiais como Equipamentos de combate a incêndio realmente é algo atrativo na páscoa ou no dia dos namorados?

Saiba identificar onde você irá atuar e tenha um planejamento com cada data, recomendamos que comece os preparativos com pelo menos um mês de antecedência, para conseguir aproveitar aquela ocasião de forma completa. 

Adapte o seu perfil e mude a sua foto

Agora que você já sabe quais datas irá atuar e quando irá começar é hora de iniciar o seu posicionamento temático compatível com aquela sazonalidade, para isso, comece adaptando o seu perfil fazendo algumas alterações, modifique sua foto, e coloque emojis e algumas informações referentes a data.

Talvez um logotipo com gorro de Papai Noel, ou alguns dados referentes a aquela celebração, procure mergulhar de cabeça e trazer uma temática mais interessante para o seu negócio, modificando seu perfil e trazendo ele para o tema momentâneo. 

Como por exemplo, se sua empresa for de estrutura metálica, criar cenários com luzes de decoração e colocando gorro vermelho de papai noel na imagem de perfil.

Crie conteúdos temáticos com antecedência

Com a mudança no perfil, é hora também de começar a produzir conteúdos compatíveis com a data, para isso, crie um calendário editorial com pelo menos, um mês de antecedência, faça posts temáticos separando temas que abordem aquela data ou encaixando o seu segmento com aquela época específica. 

Procure preencher todo o período com postagens divertidas, ideias diferentes e maneiras de se conectar com aquilo, publique posts nos diferentes formatos como stories, reels e feed, além de manter uma certa frequência de pelo menos, 5 publicações semanais. 

Alterne postagens de conteúdos informativos com vendas, sempre trazendo a identidade da sua marca.

Dê alguns spoilers e mostre o que está por vir

Os spoilers costumam ser vistos como algo negativo dentro da indústria do entretenimento, mas neste caso, eles podem ser uma ferramenta importante para impulsionar ainda mais o seu negócio nessas chamadas datas sazonais.

Procure sempre mostrar um pouco do que está por vir bem antes de começar a sua campanha, fale quais são as suas ideias e até mesmo os produtos que estarão em oferta, dê pequenas demonstrações e tire fotos daquilo que quer vender em cima de seu Display de acrílico dando aquele tom de suspense. 

Lembre-se que as datas sazonais precisam trabalhar com uma boa prévia e uma promessa que deve ser cumprida, então atue bem com a antecedência e desperte o interesse do seu público. 

Separe bem os seus produtos e crie conteúdos voltados para eles

Claro que o grande objetivo dessas datas é aumentar o seu número de vendas, mas não são todos os produtos que serão vendidos, sempre existirão alguns focos, então é importante trabalhar muito bem quais são eles. 

Crie anúncios pagos e monte conteúdos voltados para esses produtos, veja quais se encaixam melhor na proposta daquela data e crie campanhas completas dentro do instagram para eles. 

Feche parcerias com influenciadores

Se tem uma coisa que tem popularizado o Instagram são os influencers digitais, e quem pensa que isso é bobagem saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de vendas, busque fechar parcerias com influenciadores famosos ou que atuem dentro do seu segmento. 

Se você trabalhar com algo nichado, talvez seja difícil encontrar alguém que fale sobre Bomba centrífuga, então procure por influenciadores regionais e que atuem próximo a sua empresa.

As datas sazonais costumam aumentar a procura por esses influenciadores, então procure eles com antecedência, conheça seu perfil e feche parcerias que vão te ajudar a alcançar uma nova audiência e fazer com que você tenha sucesso nessas épocas do ano. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!