Como criar bons conteúdos para redes sociais? - Brasil Pnuma

Como criar bons conteúdos para redes sociais?

Como criar bons conteúdos para redes sociais

Não é novidade para ninguém o quanto as redes sociais são importantes para o cotidiano de qualquer negócio, afinal, cerca de 3.96 bilhões de pessoas ao redor do mundo, tem acesso às redes sociais.

Essa quantia corresponde mais de 50% da população global, pesquisas indicam que só no Brasil, cerca de 87% dos brasileiros irão usar alguma rede até o ano de 2026.

Toda essa popularização faz dessas plataformas, o local ideal para alcançar novas pessoas, melhorar sua visibilidade, criar autoridade e reconhecimento dentro da sua área, fidelizar clientes, melhorar a sua comunicação e diversos outros benefícios. 

Porém, não pense que para alcançar essas vantagens a jornada é simples, muito pelo contrário, assim como é necessário realizar o Regulador de pressão de gás para que seu fogão mantenha sempre o bom desempenho, é preciso também, saber regular e selecionar a dedo, quais os tipos de conteúdo para serem postados nas redes sociais. 

Por mais que elas possam ser repletas de oportunidades, consequentemente também possuem uma grande concorrência, e para conseguir se destacar é preciso postar conteúdos bons e de alta qualidade.

Mas como conseguir fazer isso? Bom, no texto de hoje, separamos algumas dicas de como você pode criar bons conteúdos para as redes sociais de forma qualitativa, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda quem é o seu público e o que ele quer consumir

Para que um conteúdo consiga fazer sucesso é preciso que ele converse diretamente com o público da maneira correta, ou seja, o que diferencia a popularidade de uma postagem ou não, é o entendimento do seu público. 

Dessa forma, a primeira etapa para criar um bom conteúdo é entender o perfil de seus seguidores, suas características, preferências e gostos pessoais, procurar entender quem elas são, e principalmente o que elas querem consumir. 

Estude e analise o seu perfil, e saiba exatamente como alcançar essa persona, talvez a sua publicação sobre sua porta corta fogo não viralizou, pois não estava alcançando o público certo, e nem estava com a linguagem correta, lembre-se, é preciso colocar os consumidores em primeiro lugar, e criar conteúdos agradáveis para eles, que eles gostariam de ver e que irão suprir as suas necessidades. 

Trace objetivos e monte um planejamento em cima deles

Cada conteúdo feito nas redes sociais possui algum objetivo, a pessoa pode querer vender seus produtos ou promover o lançamento de um novo serviço, e até mesmo, informar e educar melhor seu público, independente de qual seja, todos tem uma meta e cada conteúdo deve ser criado com esse pensamento. 

Dessa forma, sua postagem só será realmente boa, se você souber e conseguir definir, para que ela serve, procure traçar objetivos e montar um planejamento em cima deles, saiba quais são suas funcionalidades e o porquê de criar aquele conteúdo, isso te ajuda a ter um rumo e saber o que você deve fazer e os resultados que deseja alcançar. 

Utilize os diferentes formatos e defina suas redes sociais

Existem várias redes sociais espalhadas dentro da web, cada uma com suas características próprias repletas de particularidades, e é claro que você pode utilizar cada uma delas ao seu favor de maneira produtiva, porém, dificilmente vai conseguir usufruir de todas. 

Sendo assim, recomendamos que defina suas redes sociais e saiba onde quer que a sua empresa esteja presente, veja o seu perfil e onde ele se encaixa melhor, talvez de duas até cinco redes seja um número ideal para você atuar. 

Com elas definidas, recomendamos que explore muito bem os diferentes formatos e ferramentas disponíveis em cada uma delas, aproveite por exemplo, os stories, reels e publicações no feed do Instagram, ou os anúncios pagos do Facebook, e os vídeos longos ou os shorts no Youtube. 

Saiba mudar seu formato, seja dinâmico, e produza conteúdos diferenciados, veja onde cada tema se encaixa melhor, talvez mostrar as vantagens de um portão elétrico possa ser um assunto tratado em uma postagem no feed enquanto como funciona um motor para portão eletrônico encaixe melhor em um vídeo de reels. 

Aproveite as ferramentas, analise seus cenários e não se limite a um formato e uma rede, aproveite a diversidade e as opções que você tem disponível. 

Produza conteúdo relevante e fale sobre assuntos que estão em alta

Bons conteúdos precisam necessariamente, serem relevantes, as pessoas têm a falsa impressão de que, nas redes sociais, quanto mais melhor, mas na verdade a qualidade deve sempre prevalecer. 

Dessa forma, procure as tendências vinculadas ao seu mercado, acompanhe os assuntos que estão em alta, colete as dúvidas de seus usuários e veja o que as pessoas querem saber.

Procure sempre responder questionamentos e produzir conteúdos que sejam relevantes e falem sobre assuntos considerados interessantes e que agreguem valor, sempre é claro, caprichando em cada detalhe. 

Mantenha uma constância e crie um calendário editorial

Por mais que a quantidade possa atrapalhar, a constância de postagens acaba sendo algo fundamental, afinal, ninguém se interessa por uma página que só posta um conteúdo a cada 15 dias, certo?

Então procure sempre manter uma constância e realizar postagens periódicas. 

Para isso, crie um calendário editorial, com todas as datas e programações de postagens que deseja abordar, seja bem completo, faça um bom planejamento, e mantenha sempre uma certa regularidade em suas temáticas, assuntos e é claro, na qualidade. 

Lembre-se sempre de ser diversificado, mude seus formatos e a sua temática, fale sobre seus Serviços de Caldeiraria mas também aborda outros assuntos, procure uma boa variedade e sempre trabalhe com conteúdos diferentes. 

Monitore seus resultados e use isso ao seu favor

Após todas essas etapas, como saber se o conteúdo está bom? A resposta é a mensuração e o monitoramento dos resultados, fique de olho na reação do público, nas visualizações, comentários e compartilhamentos, e é claro, use isso ao seu favor. 

Faça possíveis mudanças, aceite sugestões, e sempre vá adaptando os seus conteúdos conforme for obtendo o monitoramento de determinados resultados. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!