5 melhores redes sociais para colocar seu negócio na internet

5 melhores redes sociais para colocar seu negócio na internet

ìcones das melhores redes sociais

O crescimento das redes sociais tem se tornado um tema cada vez mais recorrente em nosso dia a dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e presentes nesses diferentes tipos de mídia, no Brasil, são cerca de 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 79,9% da população total do país e um crescimento de 14,3% entre 2021 e 2022.

De acordo com estudos da Secretaria de Comunicação Social (Secom), cerca de 92% das pessoas que estão presentes na internet, acessam as redes sociais. Os números só mostram que, a maior parte dos usuários da web, estão online justamente para ter acesso a esse tipo de mídia social. 

E é claro que, toda essa popularidade despertou o interesse não só das pessoas físicas, mas também das empresas. Grande parte do público de qualquer negócio como quem trabalha com dobra de chapa ou uma pizzaria, está presente nessas mídias, então elas podem ser um caminho interessante para gerar mais resultados. 

Uma empresa que ainda não se adaptou ao mundo virtual e não está presente nas redes sociais pode ser considerada ultrapassada e obsoleta, e perder uma grande oportunidade mercadológica, além de ser passada para trás quando falamos de vantagem competitiva. 

Mas, é claro que, ingressar no mundo virtual demanda um certo conhecimento e planejamento prévio, é preciso saber o que é melhor para a sua empresa antes de mergulhar de cabeça dentro da web. 

Pensando nisso, separamos quais são as 5 melhores redes sociais para colocar seu negócio na internet e fazer com que você tenha sucesso, bora conferir mais sobre elas? Então vamos lá!

Instagram

Abrimos nossa lista com uma das redes sociais mais acessadas no Brasil na atualidade, o Instagram é considerada como a terceira com maior número de usuários ativos, cerca de 122 milhões em solo nacional, toda a sua popularidade se deve a sua alta versatilidade de conteúdos, sendo a queridinha de grande parte dos brasileiros. 

O instagram que começou como uma rede social voltada apenas para a postagens de fotos, é hoje, o carro-chefe para qualquer negócio que deseja estar bem representado na internet, através dela, você pode postar conteúdos mais completos no feed, vídeos curtos e com alto engajamento nos stories, realizar transmissões ao vivo, e fazer vídeos mais longos no reels, além de montar apresentações em carrossel.

Você também pode criar sua página totalmente business, o que traz um ar mais sério, além de até mesmo, vender seus produtos de maneira direta, também é possível utilizar o SEO com palavras chaves nas hashtags e na sua bio, e direcionar as pessoas para o seu site de maneira inteligente.

O instagram é definitivamente completo repleto de detalhes e funcionalidades assim como um Projeto de instalações elétricas,e sem dúvidas, uma das se não a melhor rede social para qualquer negócio, trabalhe bem suas imagens, vídeos, textos, utilize o orgânico e o pago, e aproveite ao máximo essa ferramenta. 

Facebook

Por muitos anos o Facebook sobrou como a rede social mais acessada, mas com o passar dos anos e com a popularização do Instagram, ele acabou sendo deixado de lado, porém, continua ainda tendo uma marca muito forte, sendo a quarta rede mais acessada aqui no Brasil. 

Essa é considerada uma plataforma bem simples e intuitiva de ser utilizada, e para as empresas que querem marcar presença, é possível criar uma página exclusiva sobre o seu negócio, onde você pode realizar publicações de vídeo, imagem, texto e ainda publicar stories, além de vincular sua página com o Instagram.

Uma das funcionalidades mais atrativas do Face fica por conta dos seus anúncios pagos, sua plataforma é a mais completa de Ads de todas as redes sociais, tendo diversas alternativas e funcionalidades para serem exploradas, o que pode ajudar bastante pequenas empresas a ganharem mais visibilidade e autoridade dentro do mercado. 

Youtube

O Youtube é a segunda rede mais usada no Brasil, ficando atrás apenas do Whatsapp, ela também é considerada uma das mais tradicionais estando no ar desde 2005, e sendo popular até hoje. O crescimento das pessoas pelo consumo de conteúdos audiovisuais impulsionou a plataforma, tornando ela uma ótima alternativa para qualquer empresa. 

Como o seu foco é total para conteúdos em vídeos, você pode usá-la de uma forma mais informativa, gravando conteúdos completos mostrando por exemplo, as diferenças entre seus Serviços de Caldeiraria, e temas que sejam relacionados ao seu segmento. 

Isso ajuda a construir uma base sólida de usuários, além de ser uma ótima forma de aumentar a sua visibilidade, também vale a pena utilizar os famosos Shorts e os anúncios do Youtube, que podem gerar ainda mais audiência. 

Twitter

A famosa rede do passarinho azul, o Twitter é uma plataforma um tanto diferente das que vimos acima, o seu foco é ser algo parecido com um “microblog” e o seu conteúdo é quase todo voltado para o texto .

Sendo limitado em até 280 caracteres por tweet, mas muitas pessoas utilizam a famosa thread para falar sobre assuntos mais longos. Como uma nova instalação e estrutura métalica de uma grande obra, com detalhes a compartilhar.

Devido a sua objetividade e interação constante entre os usuários, o Twitter aparece como uma ótima opção para você conseguir interagir com seu público e ter um diálogo mais direto sobre diferentes assuntos, além de abordagens diferenciadas podendo retratar vários assuntos durante um dia. 

Esteja sempre se atualizando de maneira constante, e utilize o Twitter para falar sobre tendências e notícias sobre sua empresa e o seu mercado de forma geral, atuando de forma leve, descontraída e até mesmo direta com seu público.

Linkedin

Por fim, fechamos nossa lista com o famoso Linkedin, uma rede social voltada exclusivamente para falar sobre trabalho e realizar conexões dentro do mundo corporativo, essa é uma ótima ferramenta principalmente para empresas B2B que querem se conectar com outros negócios. 

O Linkedin costuma abordar assuntos de forma mais séria e profissional, o que pode trazer uma boa margem para abordar melhor as suas atividades na produção de caixa de pizza personalizada ou qualquer outro produto que esteja desenvolvendo. 

Conclusão

É possível participar de fóruns relacionados ao seu segmento, e criar uma boa rede de networking que possa consolidar a sua marca e fazer com que ela ganhe autoridade e atraia alguns clientes no meio de sua jornada.

Quais dessas redes sociais mais chamou a sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!