Os web stories são sem dúvidas, um dos formatos mais populares e utilizados nas redes sociais na atualidade, com as pessoas procurando cada vez mais por conteúdos dinâmicos e resumidos, é justamente o stories que consegue apresentar uma melhor experiência quando falamos de engajamento e interação com o público.
Afinal, quem nunca passou horas e horas dentro do Instagram ou Facebook navegando pelos mais diferentes stories, acompanhando fotos, vídeos, respondendo enquetes e tendo um resumo seja do dia de um influencer que você tanto gosta ou até mesmo vendo como funcionam alguns Serviços de Caldeiraria de uma empresa.
Os stories se tornaram tão populares que não são mais exclusividade das redes sociais, em 2018, com apoio do Google, foram criados os chamados Web Stories, que são bem parecidos com os convencionais, com a mesma funcionalidade. Porém, ao invés de usar as mídias como Facebook e Instagram, eles estão presentes dentro do maior mecanismo de busca do mundo, o próprio Google.
Sua premissa é interessante e esse pode ser um prato cheio para você sair do convencional e aumentar os resultados do seu negócio, então no texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre o web stories e como ele pode ser benéfico para você, bora conferir? Então vamos lá!
O que são os web stories?
A essa altura você já deve saber o que são os famosos stories, certo? Para quem não sabe, eles se caracterizam como conteúdos considerados rápidos, dinâmicos e com uma curta duração ( 24 horas), sua principal premissa é gerar engajamento, podendo ser o resumo de um conteúdo maior, com uma linguagem mais informal e dinâmica, ajudando a contar uma história ou mostrando algo mais resumido e simples.
Esse é um formato padrão presente nas mais diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin e até mesmo o Whatsapp e o Youtube. Já o Web Stories, é uma ferramenta muito parecida ou melhor, quase idêntica, a sua grande diferença é que ela vai além das redes sociais, estando presente diretamente no Google.
É exatamente esse o motivo do nome “web”, pois os stories ficam presentes dentro dessa plataforma de busca, ou seja, cada site pode criar o seu próprio stories e colocar em veiculação dentro do Google, ganhando uma alta visibilidade e aparecendo no feed da plataforma.
Quais são as características de um web stories?
Por mais que seja extremamente parecido com os stories convencionais, o web stories ainda tem suas particularidades, assim como um motor para portão eletrônico costuma ter diferenças se ele for basculante ou de correr.
Entre as diferenças do web stories, podemos destacar que eles costumam durar mais do que 24 horas, e o seu formato característico é de um conteúdo em tela cheia com grande apelo visual para a web que permite tocar e deslizar para navegar entre as opções, estando presentes no Google e Discover.
Dessa forma, é possível publicar notícias, histórias visualmente detalhadas, textos e resumos de um site entre outras coisas, com a principal missão de obter mais visibilidade, e alcançar o público com uma experiência imersiva e extremamente robusta.
Quais as vantagens de usar o web stories?
O web stories possui diversas vantagens que podem ser atrativas para qualquer empresa, primeiro, vale ressaltar que essa é uma modalidade que possui zero custos assim como um storie convencional em outras redes sociais, dessa forma, você consegue aumentar a sua visibilidade de maneira totalmente gratuita.
Outro ponto interessante é que os web stories geralmente, já possuem um layout pré-definido, o que te traz opções para que você replique no seu site.
Assim como uma empresa de qualquer segmento, até de estruturas metálicas pode fazer, sem a necessidade de criar algo novo e do zero.
O que cá entre nós, pode ser extremamente interessante, principalmente para aqueles que não possuem tanta criatividade ou querem ter um certo empurrãozinho.
Por fim, o tempo de carregamento é curto, ainda mais por ser um formato voltado especificamente para o mobile, o que faz com que ele seja visto de forma tão rápido quanto uma porta corta fogo é resistente a incêndios, também vale ressaltar que o web stories é relativamente novo e pouco explorado, o que traz uma margem enorme para o crescimento e faz com que você possa explorar ao máximo o seu potencial.
Como usar o web stories na sua empresa?
Se você está interessado em replicar esse formato na sua empresa visando é claro aumentar os seus resultados, é preciso ter foco e saber realizar aquilo que deseja, saiba que o web stories possui um enorme potencial a ser explorado, basta você saber lidar com isso.
Nós recomendamos que explore muito bem o seu nicho de atuação, trate esse stories de maneira mais informativa, podendo servir como um resumo mais dinâmico sobre alguma matéria ou tema que está presente em seu site.
Isso faz com que você resuma bem sobre a sua empresa, e aborde algum conteúdo considerado interessante tanto por você quanto pelo seu público, veja quais são os assuntos que mais se destacam dentro do seu site, e o que as pessoas mais pesquisam relacionadas ao seu nicho.
Lembre-se sempre de adicionar um conteúdo informativo, sem realizar uma propaganda ou divulgação direta de um produto ou serviço, o web stories deve ser criado com cunho de gerar informação, podendo até direcionar para outra página desde que essa seja um complemento daquilo que está sendo abordado.
Também é importante adicionar o SEO dentro da sua estratégia, seu web stories não pode ultrapassar 280 caracteres, sendo que os vídeos são prioridade devido ao seu dinamismo, então se você quer abordar o Regulador de pressão de gás e como ele funciona, procure fazer isso de maneira audiovisual.
Conclusão
Não se esqueça, o web stories pode ser um grande aliado para que você alcance o sucesso. Mas, isso vai depender da sua disposição e de suas estratégias.
Focando em assuntos informativos e abordando o formato mais leve e descontraído de um stories.
O que achou do texto de hoje? Já conhecia o web stories? Conte para a gente nos comentários abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!