Envio de SMS: quais vantagens e desvantagens de aplicar no marketing

Envio de SMS: quais as vantagens e desvantagens de aplicar no seu negócio

ENVIO DE SMS

O Short Message Service, carinhosamente conhecido como SMS, ou Serviço de Mensagem Curta em uma tradução para o português, foi considerado durante muito tempo, o principal formato de comunicação entre dois usuários.

Criado em meados da década de 1980, essa funcionalidade dominou os aparelhos móveis das pessoas de todo o mundo, se tornando a forma mais simples e eficiente de conversar com alguém por distância. 

O SMS foi considerado como algo revolucionário, mesmo que já tivéssemos o e-mail dentro do cotidiano das pessoas daquela época, esse era um serviço muito mais rápido, com mensagens praticamente instantâneas e uma troca de informação muito mais eficiente.

Esse recurso foi durante muito tempo, bem aproveitado pelas pessoas, até pelo menos o ano de 2009, quando foi criado o tão famoso Whatsapp.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os SMS mesmo sendo deixados de lado, não se tornaram obsoletos ou não devem ser descartados, por mais que tenham perdido prioridade, essa ainda é uma ferramenta crucial ainda mais dentro do marketing. 

Essa é uma alternativa interessante e muitas vezes direta principalmente pelas empresas que querem contratar os seus clientes, sendo em alguns casos até mais útil e trazendo uma experiência única, e sendo tão eficiente quanto os Equipamentos de combate a incêndio em uma situação perigosa. 

Mas será que essa é uma estratégia que ainda vale a pena? Ou ela já se tornou obsoleta demais? No texto de hoje, iremos responder suas dúvidas falando sobre todas as suas vantagens e desvantagens para uma empresa, bora conferir? Então vamos lá!

Alto índice de abertura

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do envio de SMS é o seu alto índice de abertura, de acordo com pesquisas, a taxa de pessoas que leem uma mensagem deste estilo é de 98%, sendo uma das maiores do mercado, além disso, a leitura costuma ser extremamente rápida, demorando em médio, 3 minutos para acontecer.

Isso porque, um SMS costuma ser uma mensagem prioritária que aparece direto na tela da pessoa, o que torna ela algo curioso e faz com que o usuário confira praticamente de maneira instantânea. 

Baixo custo de investimento

O custo de envio de um SMS não é nada elevado, muito pelo contrário, claro que, para criar um envio em massa é preciso investir uma certa quantia principalmente se você utilizar plataformas, porém, com um bom pacote de SMS gratuitos, tudo acaba saindo com ótimo custo-benefício. 

Assim como uma caixa de pizza personalizada, você pode pagar pouco na sua produção e causar um grande impacto no usuário, além disso, vale ressaltar que o SMS também pode ser aplicado internamente na empresa, o que amplia ainda mais os seus horizontes e traz efetividade para o seu cotidiano. 

Feedback rápido

Você sabia que as pessoas costumam demorar de 3 até no máximo 5 minutos para responderem um SMS? Como citamos acima, esse é um tipo de mensagem que, naturalmente, ganha um certo destaque na ótica geral do público, o que acaba fazendo com que as pessoas priorizem suas respostas. 

Mas se você acha que são poucos os que respondem SMS está muito enganado, cerca de 31% das pessoas costumam responder esse tipo de mensagem, o que pode acabar estabelecendo um contato rápido e eficiente entre o usuário e a empresa, com respostas rápidas e mensagens entregues de maneiras simples e objetivas. 

Contato muito mais pessoal

Nos dias de hoje, a experiência do usuário conta muito para qualquer negócio, e estabelecer um bom relacionamento tem se tornado uma pauta cada vez mais abordada, sendo assim, a utilização do SMS retrata um contato muito mais pessoal e direto entre a empresa e o seu cliente. 

É possível manter uma proximidade considerada praticamente impossível em outras formas de comunicação como anúncios ou conteúdos em redes sociais, aqui a conversa é tão direta quanto um e-mail, porém é claro que para ser eficiente é preciso tomar alguns cuidados como se estivesse manuseando um Display de acrílico

Procure contatar apenas em horários comerciais, e não force uma abordagem íntima logo de cara, seja cauteloso e saiba a maneira certa de chegar no público. 

Espaço curto para escrever

Por melhor que o envio de SMS seja, é claro que existem algumas desvantagens, uma das principais é o seu espaço extremamente curto para ser escrito, são apenas no máximo 160 caracteres, ou seja, menor que o espaço de um tweet o que pode limitar muito o desenvolvimento da sua abordagem. 

É preciso aproveitar cada espaço, o que se torna difícil e uma tarefa bem complicada, sendo algo extremamente negativo. 

Limitações gráficas

Por ser uma ferramenta que não atualizou, o SMS é claro, possui uma série de limitações gráficas.

Sendo um conteúdo totalmente textual, o que na atualidade, pode ser considerado ultrapassado por muitas pessoas. Entretanto, é bem objetivo e sólido como uma estrutura metálica e não será abolido.

Não existem imagens, vídeos, GIFs e nem emojis, tudo é feito da forma mais convencional apenas no bom e velho texto.

O que é claro, pode ser visto como um grande empecilho tanto para as empresas quanto para os usuários. 

Dependência das operadoras

Por fim, o SMS depende e muito da boa vontade das operadoras telefônicas, diferente do envio por internet, aqui a dependência é total em relação a elas, então muitas mensagens acabam se perdendo no meio do caminho ou nem são enviadas. 

Mesmo que você se esforce e consiga descrever bem a sua Bomba centrífuga no espaço curto e sem imagens ou vídeos, uma perda de sinal ou uma falha na operadora pode colocar tudo a perder.

Agora conte para a gente, você acha que os SMS são mais positivos ou negativos para uma empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!