Muitas empresas até possuem ideias diferentes, apresentam produtos de alta qualidade, e oferecem ao consumidor, uma experiência extremamente agradável durante todo o serviço de instalação de corrimão de alumínio, mas mesmo com tantas qualidades, os resultados ainda não estão saindo como o planejado, bom, a resposta pode ser muito mais simples do que você imagina.
Provavelmente, o seu produto ou serviço não está sendo ofertado para o seu público-alvo, esse é um conceito que se refere a um conjunto de pessoas com características específicas e informações parecidas como idade, gênero, classe social e preferências, que compõem o grupo dos seus consumidores.
Ou seja, o público-alvo, é considerado o grupo que é cliente de sua empresa, e possui características semelhantes entre si. Se você não sabe quem é o seu público-alvo, a chance do seu negócio alcançar o sucesso é extremamente baixa, afinal, do que adianta ter os melhores produtos se você está ofertando eles para as pessoas erradas?
Conhecer o seu público-alvo ajuda a entender mais sobre os seus consumidores, para quem você deve direcionar seus esforços, e o tipo de estratégia que deve ser montada de acordo com seu público. Mas é claro que, definir o público-alvo nem sempre é uma tarefa fácil, pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas para te ajudar a descobrir qual é o seu público-alvo, confira!
Conheça o seu mercado e seus concorrentes
A primeira etapa para descobrir quem é o seu público-alvo é conhecer de forma profunda sobre o seu mercado e coletar informações sobre seus concorrentes. Pesquise informações e veja pesquisas realizadas pelo IBGE e outros órgãos sobre o seu segmento, estude sua área de atuação e qual o público geral que costuma consumir seus produtos e serviços.
O conhecimento sobre o mercado envolve fatores sociais, econômicos, culturais, ambientais e tecnológicos, e auxilia a entender melhor as pessoas que estão inseridas nele. Também é importante conhecer seus concorrentes e é claro, o público-alvo de cada um deles.
Assim como um indicador químico que precisa ser analisado com cautela, faça uma pesquisa individual sobre cada um dos grandes players do mercado, e aprenda mais sobre os públicos em geral, presentes no seu segmento.
Entenda qual o problema que sua empresa resolve
Após absorver um conhecimento mais generalizado, é hora de entender qual o problema que a sua empresa se dispõe a resolver, entender o que você fornece e quais as soluções apresentadas, te ajudam a observar e compreender melhor, o tipo de pessoa que pode procurar a sua ajuda.
Se você vende jogos de videogame, talvez esteja em busca de gamers, potencialmente um público mais jovem, provavelmente antenado com a tecnologia. Através disso, você já consegue montar a sua base.
Realize testes e formulários
Os testes e formulários são parte crucial dentro da definição do público-alvo, para eles serem efetivos, é preciso que você possua uma base de clientes ou utilize uma landing page com algum tipo de bonificação para atrair mais pessoas, depois, monte uma pesquisa completa, com uma série de perguntas eficientes e que vão te auxiliar na sua jornada.
Distribua esses formulários e testes online, e insira perguntas como idade, gênero, endereço, hobbies, atividade profissional, renda mensal, e etc. Também adicione perguntas de sim ou não sobre gostos e informações relevantes para o seu segmento.
Utilize as redes sociais e a internet para ver mais sobre seu nicho
Uma fonte praticamente inesgotável de conhecimento é a internet, e ela pode te ajudar muito na sua jornada de descobrir o público-alvo, para que ela seja eficiente, faça uma pesquisa em sites e plataformas como o Google Analytics.
Também procure palavras-chave relacionadas ao seu segmento e veja qual o tipo de pessoa que mais pesquisa sobre matéria-prima ou transformação de peças, isso pode ajudar a descobrir o público-alvo da sua usinagem de precisão.
Não se esqueça das redes sociais, veja os seguidores de empresas parecidas, e pesquise através das hashtags entendendo melhor o perfil de cada pessoa que procura sobre o assunto e tem interesse no seu segmento.
Colete todos os dados e defina um público-alvo de fato
Por fim, depois de seguir todas as etapas que listamos acima, é hora de coletar todos os dados e definir um público-alvo de fato, para isso, coloque na balança todas as informações de cada um dos tópicos e chegue em um consenso sobre quem é o seu consumidor.
Seja minucioso e criterioso nos detalhes, procure coletar todos os dados possíveis, desde sua pesquisa de mercado até o preenchimento do formulário, tudo deve estar bem alinhado e as informações todas completas.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.