Saiba como fazer seu e-commerce faturar mais com estratégia de SEO

Saiba como fazer seu e-commerce faturar mais com estratégia de SEO

estratégia de SEO
estratégia de SEO

Uma estratégia de SEO pode ser fundamental para garantir o sucesso do seu negócio, principalmente dos e-commerces que se tornaram uma verdadeira febre dentro do meio corporativo. 

Durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas tiveram que consumir de maneira diferente. Foi aí que os ecommerces se tornaram protagonistas deste cenário e obtiveram ótimos resultados. 

Não é novidade para ninguém que o universo digital revolucionou o mundo e, principalmente, o meio empresarial. Empresas que investiram e ainda investem no marketing digital e nas redes sociais obtiveram resultados jamais vistos antes. 

Dentro deste meio, começou-se a estudar e colocar em prática as estratégias de SEO, que visam melhores resultados para qualquer tipo de negócio, inclusive um e-commerce. E é justamente sobre isso que veremos neste artigo. 

O que é um e-commerce? 

Para começo de conversa, vamos contextualizar o e-commerce para que você, que ainda não conhece esse estilo de negócio, saiba o potencial que esse mercado possui na atualidade. 

Um e-commerce nada mais é do que um negócio criado e sustentado de maneira 100% online, ou seja, é uma marca que nasceu e permaneceu no universo digital independente de qualquer coisa. 

Claro que algumas marcas também podem optar por um negócio físico, mas a presença digital é o que faz a diferença e gera ainda mais resultados para a empresa. Isso porque a internet traz diversos benefícios para essas empresas, como:

  • Maior alcance;
  • Mais escalabilidade;
  • Economia;
  • Melhor relacionamento;
  • Maior conversão de clientes;
  • Mais visibilidade. 

Para gerir um e-commerce é necessário sabedoria e conhecimento assim como um hospital precisa de uma boa gestão hospitalar, isso é essencial para que a marca cresça de maneira exponencial dentro do mercado digital. 

Os e-commerces se tornaram um dos estilos de negócios mais visados e consumidos, principalmente durante o ano da pandemia, e isso se deve ao poder e influência que a internet traz para os empresários e clientes. 

O que é SEO? 

Agora que você já conhece o e-commerce e sabe a importância desse tipo de negócio no mercado, vamos conhecer o conceito de SEO e como ele pode ajudar no crescimento da sua marca. 

Para que o seu negócio cresça, é essencial entender as estratégias de SEO assim como realizar um curso gestão de startups para aprender novas formas de gerir a sua empresa e conquistar ainda mais resultados. 

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, um termo em inglês que traduzido para o português significa Otimização dos Mecanismos de Busca. Ou seja, é um conjunto de estratégias que ajuda o site da sua empresa a crescer. 

Esse crescimento não acontece em qualquer lugar, mas sim, dentro da maior plataforma de busca e informação em todo o mundo, o Google. Lá, as estratégias de SEO auxiliam no melhor ranqueamento do seu site de vendas.

O ranqueamento funciona da seguinte maneira: Dentro do Google existe uma espécie de lista de resultados quando você pesquisa por um determinado produto ou serviço. 

Em ordem numérica, o site número um dessa lista é o melhor e mais recomendado pelo Google. 

Para uma marca chegar na primeira posição é necessário trabalho duro, conteúdo de qualidade e estratégias de SEO que ajudarão o seu site a chegar nessa posição de maneira gratuita, sem que a sua empresa gaste um real com anúncios pagos para isso.  

O Google conta com pequenos robôs, mais conhecidos como algoritmos, que passeiam pelos diversos sites existentes na plataforma para ajudar aqueles que usam boas estratégias a crescer e punir aqueles que ferem a ética do Google. 

Quando eles detectam estratégias de SEO aplicadas de maneira lícita, o posicionamento deste site cresce com qualidade e aprovação da plataforma. Assim como sites ilícitos e antiéticos podem chegar a ser banidos da plataforma para sempre. 

Seja o seu negócio, um curso de gestão de recursos humanos presencial ou uma loja de roupas, as estratégias de SEO podem transformar o seu negócio. 

As melhores estratégias de SEO para e-commerce

Dentre diversas estratégias de SEO que compõem este conceito, selecionamos algumas das mais usadas e eficazes por grandes sites e que podem ajudar o seu e-commerce a alavancar dentro do Google. 

A maioria das estratégias de SEO são focadas em conteúdos produzidos exclusivamente para sites e blogs, isso porque eles ainda possuem uma grande influência no mercado e um público fiel que gosta de acompanhar este tipo de conteúdo. 

Você provavelmente já deve saber a importância do marketing de conteúdo para qualquer tipo de negócio e como a produção de textos e artigos de qualidade ajudam na aquisição e fidelização de clientes.

Para ajudar as empresas e profissionais nesse processo, surgiram as estratégias de SEO. E algumas delas são: 

  1. Conteúdo escaneável 

Quando falamos de escaneabilidade dentro de conteúdo digitais, nos referimos a textos com parágrafos curtos e fáceis de ler pelos leitores, até mesmo para aqueles que não gostam ou não têm o hábito de ler. 

Vamos imaginar que você comece a ler um artigo sobre a melhor pós graduação gestão hospitalar ead e veja que o conteúdo possui milhares de linhas sem espaçamento e divisão de intertítulos para que você saiba exatamente sobre o que irá ler. 

Provavelmente você irá se sentir perdido no meio de tanta informação e se sentirá desmotivado para continuar lendo aquele texto, principalmente se você não for uma pessoa adepta a leitura. 

A escaneabilidade é uma estratégia que usa intertítulos e parágrafos de em média 3 linhas para oferecer uma leitura fluida e organizada aos seguidores, aumentando o tempo de permanência deles em seu site e automaticamente a conversão de leads.

  1. Palavras-chaves

As palavras-chaves são termos levantados pelas empresas e usados dentro de conteúdos nos sites das marcas, visando mais acessos e um melhor ranqueamento dentro do Google, utilizando elas. 

O Google Keyword é uma plataforma focada apenas nisso, lá você consegue saber quais os termos e palavras mais buscadas na internet nos últimos tempos e dentro do seu nicho. 

Por exemplo, vamos imaginar que o seu e-commerce seja uma empresa de cursos online e no Google Keyword você descobre que o termo mais procurado na última semana pelos internautas foi um curso de gestão hospitalar ead 2 anos

Com este termo você consegue saber sobre o que produzir em seu site para atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da sua marca dentro da internet. 

Entretanto, é sempre bom ressaltar que as palavras-chaves devem estar de acordo com o nicho do seu produto ou serviço, pois uma incoerência nesta estratégia pode afetar o resultado e posicionamento do seu site.

  1. Hiperlinks 

Os hiperlinks são uma estratégia baseada na inserção de links internos ou externos dentro dos textos presentes no site do seu e-commerce. Esses links irão levar os leitores para outras páginas que podem envolvê-lo ainda mais com a sua marca. 

Vamos imaginar que o seu negócio de cursos online tenha um blog com artigo sobre o assunto e um conteúdo específico que fala quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos

Dentro desta frase, você pode incluir o link de um outro artigo do seu site que fala sobre a grade curricular do curso de recursos humanos na faculdade. 

Assim, você irá garantir que aquele internauta passe mais tempo no seu site e consuma cada vez mais os seus conteúdos. Esse é um exemplo de linkagem interna, ou seja, quando você leva o leitor para a página mas ainda dentro do seu site. 

Já os hiperlinks externos levam os leitores para páginas fora do seu site, e elas podem ser páginas de parceiros da sua marca, página de compra da melhor graduação em gestão de pessoas ou para um outro conteúdo que fale sobre o mesmo tema. 

Vale a pena ressaltar que assim como acontece com a seleção das palavras-chaves, os seus hiperlinks também devem estar de acordo com o nicho do seu negócio para que toda a sua estratégia siga uma linha de raciocínio coerente e válida. 

Estratégias como essas ajudam no aumento da atração e fidelização de novos clientes para o seu e-commerce. Diariamente, as redes sociais contam com bilhões de usuários ativos diariamente e que precisam do produto ou serviço que a sua marca oferece. 

Com as estratégias de SEO que citamos acima e muitas outras que existem e estão disponibilizadas na internet para que você conheça, é mais do que possível transformar a sua pequena empresa em um verdadeiro império. 

Seja o seu negócio um curso de gestão de recursos humanos presencial ou uma marca de jóias, o universo digital tem espaço para tudo e todos mostrarem o seu potencial e qualidade, alcançando grandes feitos e muito sucesso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.