Pesquisa feita pelo PoderData mostra que apenas 10% da população brasileira já investiu ou investe na Bolsa de Valores.
Mesmo com um baixo número de pessoas que investem em relação à quantidade total de brasileiros, a Bovespa nota um crescimento no registro de novos CPFs aplicando na B3. Atualmente, a Bolsa de Valores brasileira registra mais de 4 milhões de investidores cadastrados, quantidade que segue aumentando.
Se você está entre os novos interessados em aplicar seu dinheiro, seja em ações de grandes empresas ou no mercado de criptoativos, provavelmente se deparou com muitas dúvidas, principalmente sobre qual é a forma certa de entrar no mercado de investimentos.
Para ajudar você nessa nova jornada, separamos 4 dicas, que irão te auxiliar no início da sua jornada no ramo financeiro.
1. Identifique o seu perfil de investidor
Cada pessoa conta com uma realidade diferente da outra, logo, o seu conhecimento e património financeiro não podem ser comparados ao de um amigo ou de qualquer outra pessoa. Dessa forma, um investimento que pode te trazer bons resultados talvez não funcione para outras pessoas e isso é normal.
Antes de começar seus estudos e buscar oportunidades, é preciso ter em mente quanto quer e pode aplicar, além de ter pré definido o motivo de estar investindo. Uma aplicação financeira que dê retornos a curto prazo se difere de um aporte que traga resultados a médio e longo período.
Assim, você será capaz de entender o seu momento de vida e criar uma carteira de ativos que combine com a sua realidade.
2. Sempre aplique tempo de estudo
Assim como em qualquer nova atividade, você precisa dedicar tempo para estudar sobre o tema. Não é porque uma empresa rendeu para outro investidor que ela funcionará para você. Por isso, o aprendizado deverá ser contínuo, te acompanhando em todo o processo.
É necessário entrar em cursos, buscar materiais e tudo que identifique como positivo para o seu aprendizado, tendo sempre em vista que é importante um conhecimento macro sobre o mercado, mas também micro – tendo em vista as áreas que terão focos maiores em suas aplicações.
3. Sempre busque novas oportunidades
Mesmo após encontrar um investimento que esteja te trazendo excelentes resultados, não se prenda apenas a isso e sempre siga buscando novas oportunidades. Não se deve abandonar algo que está dando certo, mas o mercado está em constante evolução e dessa forma, os investimentos sofrem oscilações.
Com uma diversidade em sua carteira de investimentos, além de garantir uma maior rentabilidade, quando determinada aplicação passar por quedas, você poderá recuperar as perdas em outros aportes.