O marketing digital veio para ficar e ao contrário do que muitos por aí pensam, é possível que ele trabalhe em conjunto com o já conhecido marketing tradicional, por quê?
Simples! Um completa o outro. Não está convencido disso? Então, continue lendo esse texto, pois a partir de agora vamos explicar a diferença entre marketing tradicional e marketing digital.
Entenda o que é marketing tradicional
Antes de explicar a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital, é necessário que você entenda as funções do marketing tradicional. Para isso, vamos te dar um exemplo: você precisa de um advogado para resolver uma pendência e não conhece nenhum profissional que atua no segmento.
De repente, uma propaganda sobre um escritório de advogados aparece na televisão. Pronto! Já sabe quem procurar. Esse é o marketing tradicional.
O marketing tradicional objetiva alcançar o maior número possível de pessoas com o foco em comercializar alguma coisa. Por isso, além de televisão, ele é feito em rádio, telemarketing, materiais impressos, entre outros, ou seja, em mídias classificadas como offline, que não estão na web.
Entenda o que é o marketing digital
Entendendo o que é o marketing tradicional, vamos te explicar o que é o marketing digital. Esse recurso é desenvolvido a partir de técnicas voltadas à internet, ou seja, nas redes sociais, no desenvolvimento de sites, em blogs, em anúncios nos buscadores, entre outros.
Aqui, a ação é focada em fazer com que a pessoa impactada pelo marketing digital passe a ser fiel a sua marca. Por isso, a abordagem se dá de forma pessoal e única, entendendo o que a pessoa quer.
Então, qual é a diferença entre marketing tradicional e marketing digital?
Primeiro, é preciso ter em mente que o marketing tradicional e o marketing digital trabalham juntos, um não anula o outro, mas eles são complementares. Nada impede também que devido a abordagem que possuem, eles trabalhem sozinhos.
No entanto, é muito comum hoje em dia quem está usando o marketing tradicional, incluir ações no meio digital. A grande diferença entre eles está justamente na forma como o público é tratado, como assim?
Se a pessoa tem uma empresa de embalagens e deseja com o anúncio atingir uma parcela grande da população ao mesmo tempo, o recomendado é que ela faça uso do marketing tradicional, porque o marketing online atinge cada um de uma forma diferente.
Outro ponto é que enquanto o marketing tradicional precisa de um grande planejamento para ser colocado no ar, o marketing digital é mais rápido e isso exige uma campanha com menos estrutura.
Mais uma diferença é a duração das ações, porque enquanto o marketing tradicional deve ser trabalhado durante bastante tempo, o marketing online é imediato assim como as coisas que aparecem na internet, porque quem faz sucesso hoje, pode não fazer amanhã, concorda?
Além disso, mais uma diferença marcante entre os dois é a linguagem, pois o marketing digital possibilita uma linguagem mais solta, descontraída e inovadora. Por outro lado, o marketing tradicional pede uma linguagem ampla que seja capaz de atingir ao mesmo tempo muita gente!
Agora que já entendeu a diferença entre o marketing tradicional e o marketing online é só escolher um ou o outro ou mesmo os dois e se destacar frente a concorrência.