Os adjuvantes agrícolas são substâncias ou compostos com diferentes funções. Na maioria dos casos, são agentes defensivos e fertilizantes que podem melhorar a eficiência das pulverizações realizadas na sua lavoura, aumentando a qualidade e saúde das plantas.
Ao longo deste artigo, a Rigrantec explica para você sobre a importância do uso de adjuvantes na realização da pulverização na lavoura, e como eles a tornam mais eficiente, com melhores resultados de cobertura e evitando o desperdício de recursos.
A importância dos adjuvantes agrícolas para pulverizações eficientes
Devido a uma série de fatores, inclusive climáticos, o uso de adjuvantes agrícolas na pulverização é importante para aumentar a qualidade e eficiência das aplicações de herbicidas e outros produtos defensivos para a lavoura, o que reduz as chances de que ela possua resultados ineficazes.
De forma resumida, adotar o uso de adjuvantes permite que você possua uma cobertura maior na sua plantação e efeitos melhores dos produtos presentes na pulverização. Assim, você também consegue economizar em mão de obra e recursos, sem precisar fazer uma nova aplicação.
Tipos de adjuvantes agrícolas
Você pode dividir os adjuvantes agrícolas em dois grupos. Os surfactantes afetam a propriedade de superfície dos líquidos.
Já os aditivos aumentam a absorção dos produtos graças à sua ação direta nas plantas.
Abaixo listamos de forma mais detalhada sobre alguns adjuvantes, os cinco primeiros são surfactantes e os demais aditivos.
- Espalhante: Reduz a tensão superficial das gotas, permitindo que a pulverização se espalhe melhor.
- Molhante ou umectante: Esse tipo de umectante possui a função de reduzir a velocidade da evaporação da água. É importante em regiões quentes e com menor umidade no ar;
- Aderente: Como o nome sugere, esse tipo aumenta a aderência de produtos na superfície da planta. Ele é recomendado em regiões mais chuvosas;
- Dispersantes: Garantem uma melhor distribuição, impedem que as partículas se aglomerem;
- Detergentes: Responsável pela limpeza da superfície da planta, possibilitam um melhor contato dela com as gotas da pulverização;
- Óleos: Responsáveis por quebrar as barreiras que impedem uma melhor absorção dos produtos pela planta;
- Sulfato de amônio: Diminui a tensão superficial das gotas para uma melhor absorção da planta;
- Ureia: A função da ureia também é gerar uma maior absorção do composto, com ação direta na cutícula das plantas.
Esses são alguns dos tipos de adjuvantes disponíveis no mercado, e, como podemos ver, eles possuem funções diferentes, e quando combinadas trazem melhores resultados de pulverização.
Benefícios do uso de adjuvantes agrícolas nas pulverizações
Os benefícios do uso de adjuvantes começam ainda na preparação da mistura. Pois, impedem com que a espuma se forme dentro do tanque e tornam a calda mais compatível com as plantas de maneira química e biológica.
Contudo, durante e após a pulverização, eles proporcionam os benefícios de realizar uma distribuição mais uniforme e com uma maior retenção de substâncias pelas plantas.
Porém, é necessário conhecer o que cada um dos adjuvantes faz para ter um maior resultado de seus benefícios.
Dicas para maximizar a eficiência das pulverizações com adjuvantes agrícolas
Por mais que os adjuvantes sejam importantes para as pulverizações, algumas dicas devem ser seguidas, para aumentar a eficiência desses produtos. Por isso, trouxemos algumas delas para te ajudar.
- Qualidade da água: A água é um dos principais fatores que afetam a mistura da pulverização, para ter uma calda de melhor qualidade a água usada precisa ter o PH entre 4 a 6,5;
- Prevenção de deriva e espuma: Esses dois fenômenos causam desperdício de recursos e aplicação em áreas desnecessárias, mas você pode evitá-los com o uso dos produtos corretos.
- Use produtos de qualidade nas situações ideais: Pesquise os produtos adequados para o que você está plantando e para o clima da sua região, e utilize sempre adjuvantes que garantam bons resultados.
Seguindo essas dicas, você obtém melhores resultados de pulverização, além de poupar mão de obra e economizar recursos que gastaria em uma segunda aplicação.
Com isso, ao adotar o uso de adjuvante nas pulverizações trazem melhores resultados na aplicação de produtos que são importantes para o crescimento da lavoura.
Sendo assim, fazendo com que o produtor enfrente imprevistos que podem causar prejuízos a ele.
E, se você ficou interessado nesse tipo de produto, a Rigrantec possui os adjuvantes de melhor qualidade em excelente preço e com entregas para todo o país!