Nos últimos tempos, as empresas vivem uma revolução causada pelo marketing digital e a tecnologia. Essas ferramentas diminuem distâncias e ampliam as oportunidades de negócio de uma forma nunca vista antes.
Hoje em dia, o empresário pode pensar em estratégias de conversão mais segmentadas com mais chances de sucesso.
Graças a conceitos como público-alvo e persona, as empresas contam com mais ferramentas para conhecer seus clientes em potencial mais a fundo, e assim, desenvolver métodos mais certeiros de conversão.
Com um investimento robusto em marketing digital, sua empresa ganha proeminência na internet, o que se traduz em mais visibilidade.
Continue lendo para conhecer de que forma essa ferramenta pode ajudar o seu negócio.
Conhecer o público
Toda empresa precisa saber com clareza para quem deseja vender seu produto. Esse é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing bem-sucedida.
O meio digital pode ajudar as empresas nessa etapa. As avaliações de usuários no Google, por exemplo, são ótimos indicadores dos desejos e opiniões dos consumidores.
É possível avaliar seu público-alvo a partir desses dados e definir com mais precisão a persona da empresa.
A persona é um aprofundamento do público-alvo. Trata-se de um perfil fictício do cliente ideal, aquele que representa o cliente médio da empresa.
Esse conceito envolve classe social, gênero, idade, estado civil, ambições, inseguranças e hobbies, entre outros aspectos mais psicológicos de um indivíduo.
Definir uma persona é importante para levar em conta as peculiaridades de cada cliente na hora de atender seus desejos e suas expectativas.
Relacionamento com os clientes
Sua empresa tem que ir até onde o público está. Redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook são muito populares, e por isso, trazem muitas oportunidades de negócio.
É preciso investir em uma comunicação efetiva nas redes. Interações diretas com usuários e entender como funciona o Facebook Ads são duas formas de alcançar isso.
Outras maneiras de se comunicar efetivamente nas redes sociais:
- Responder dúvidas;
- Divulgar promoções;
- Divulgar posts que citam a marca;
- Mostrar os valores da empresa.
As redes sociais são uma maneira eficiente de acompanhar as tendências do mercado e saber o que o público busca na sua marca. Assim, a empresa ganha informações para as próximas ações de marketing.
Produção de conteúdo
Uma forma popular de conseguir novos clientes na web é investir na produção de conteúdo em blogs vinculados à empresa.
Produzir conteúdos ligados à área de atuação da empresa ajuda na construção de uma imagem de autoridade no mercado.
Além disso, posts em blog podem ajudar na divulgação da marca no Google mediante as estratégias de SEO.
A sigla SEO quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca, traduzido do inglês, e envolve elementos que devem estar presentes no seu site para que ele seja considerado relevante pelo Google.
Esses elementos são:
- Título;
- Conteúdo;
- Meta Descrição (resumo do conteúdo do link);
- Formato da URL;
- Uso de palavras-chave;
- Nome das imagens;
- Hierarquia do texto.
Prestar atenção a esses elementos nos seus posts e desenvolvê-los de maneira correta garante que sua página tenha um bom rankeamento nas pesquisas do Google.
Sendo assim, mais acessos, e a longo prazo, mais conversões.
Anúncios na web
Nem só de marketing convencional vive uma empresa. A internet também facilita essa etapa, tornando possível atingir pessoas de todo o mundo por meio de publicidade online.
Saber como anunciar no Google Ads aumenta as chances da sua empresa alcançar um público além dos limites da geografia.
Esse é um processo simples. Basta visitar o site do Google Ads e seguir as instruções, que incluem selecionar o objetivo, decidir onde anunciar e definir o limite de orçamento.
As redes sociais também oferecem ferramentas de anúncios a preços acessíveis. É o caso do Instagram Ads, que permite anúncios no feed e nos stories do Instagram.
Comunicação interna
Além das vendas, a tecnologia também auxilia na comunicação interna. É primordial investir em ferramentas de comunicação de ponta para aprimorar o contato entre os colaboradores.
Softwares como o Zoom e o Google Meet, por exemplo, possibilitam a realização de reuniões entre pessoas distantes.
Isso otimiza o tempo de todos os envolvidos porque as pessoas não precisam mais estar no mesmo lugar para conversarem.
A tecnologia também é capaz de otimizar etapas repetitivas, o que deixa a equipe livre para se dedicar a outras atividades dentro da empresa.
Tecnologia e marketing são aliados
É preciso estar aberto a novas possibilidades de negócio para fazer bom uso da tecnologia e do marketing digital no seu empreendimento.
Hoje em dia, todos os ramos de atuação usam a tecnologia para otimizar processos e alcançar resultados mais expressivos.
Aplicando as dicas desse texto, você vai evoluir no mercado e garantir maior longevidade para a marca.