Para empresas que buscam aumentar seu faturamento, é fundamental avaliar seus processos, reduzir gastos e efetivamente criar mais oportunidades de vendas.
O funcionamento eficiente da empresa pode ser atribuído em grande parte à equipe altamente motivada e produtiva que trabalha em conjunto.
Embora se aplique a todos os setores, as agências de marketing devem levar em consideração certas especificidades para aumentar suas vendas, como a contratação de um faturista.
Descubra informações adicionais lendo abaixo!
As agências de marketing são um caso único.
A responsabilidade das agências de marketing é atuar como intermediário entre seus clientes e públicos-alvo, garantindo que ambas as partes fiquem satisfeitas com seu relacionamento.
A necessidade de um negócio em constante evolução e expansão é amplificada pela sua especificidade e por inúmeras outras características.
Embora essas características possam parecer obstáculos para o seu sucesso inicialmente, é importante vê-las como desafios e oportunidades para o seu negócio prosperar e expandir.
Medidas concretas destinadas a aumentar as receitas
Em termos de estrutura e tamanho, cada instituição cria um mundo único que a diferencia das demais.
Montar uma equipe de especialistas para cada tarefa nem sempre é viável, por isso é importante priorizar uma abordagem multidisciplinar, visando uma equipe o mais abrangente possível.
Definir os papéis e responsabilidades de cada colaborador é fundamental para agilizar o processo e evitar duplicidade ou abandono de tarefas por esquecimento.
Ao decidir pela criação de uma agência, é importante considerar se seria mais vantajoso trabalhar com uma variedade de setores e negócios ou focar em uma área específica de especialização.
No caso de agências com equipe pequena, é recomendável concentrar-se em campanhas ou modelos de negócios específicos que possam aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar mais receita.
Trabalhar como uma potência no setor de beleza ou se tornar um especialista em Google Ads são apenas alguns exemplos de como você pode economizar tempo trabalhando em vários setores e construindo sua autoridade simultaneamente.
Desde o início, os briefings tem que ser de qualidade
É crucial garantir que todos os briefings sejam completos e abrangentes e que sua organização estabeleça diretrizes claras para esse processo. É importante levar em consideração as informações fornecidas pelo cliente e adaptar sua abordagem de acordo, mas também estar atento a quaisquer lacunas nos dados que possam prejudicar sua capacidade de concluir a tarefa. Além disso, é importante estar atento às situações em que o cliente pode solicitar um refazer devido a inadequações percebidas no briefing inicial.
Sua experiência entra em jogo à medida que você desenvolve modelos para sistematizar o processo de coleta de informações nesse contexto.
Para evitar “retrabalhos” e estabelecer um processo rápido e eficiente, é fundamental alinhar a estratégia com as necessidades dos clientes.
É possível burlar algumas solicitações de correção ou alteração de clientes para sua agência.
Embora seja importante permanecer aberto às opiniões e sugestões de sua equipe, é crucial definir diretrizes claras desde o início para evitar que a equipe perca tempo fazendo tarefas devido ao mau planejamento.
As lembranças de expressar antipatia pelo logotipo ou sugerir ajustes na campanha acabarão desaparecendo.
Aumentar a produtividade da equipe
Embora produtividade e receita não sejam termos intercambiáveis, é inegável que uma gestão eficaz e práticas de trabalho eficientes podem levar ao aumento das vendas.
É imperativo que todos os membros da equipe tenham uma compreensão precisa de sua descrição de trabalho. Para agilizar e agilizar a conclusão de qualquer tarefa, é essencial articular e estabelecer um conjunto claro de diretrizes processuais a serem observadas.
Utilizar as ferramentas de gestão
Se aumentar a produtividade é um objetivo, vale a pena considerar a implementação de uma plataforma de comunicação interna.
Ao utilizar as ferramentas apropriadas, é possível mesclar segmentos diferentes de uma organização, criar fluxos de trabalho personalizados e delegar funções a funcionários designados. Ocasionalmente, quando as tarefas são atrasadas, elas podem impedir a produtividade e fazer com que ela pare.
Processos que podem ser replicados
Nesse cenário, um restaurante contratou uma agência para desenvolver uma estratégia abrangente de marketing por e-mail. Como funcionário da agência, suas responsabilidades incluem processar informações, segmentar o público-alvo e criar conteúdo de e-mail. Além disso, você tem a tarefa de apresentar relatórios sobre os resultados da campanha de email marketing.
Quando se trata de um processo replicável, a ideia é ter um sistema que possa ser aplicado em outra empresa do mesmo setor, porém com as devidas modificações. Empregar uma abordagem sistemática não apenas permite a replicação de campanhas bem-sucedidas, mas também economiza um tempo valioso que pode ser direcionado para outras atividades geradoras de vendas.
Atribuir responsabilidades a outros
Depois de estabelecer a hierarquia e as responsabilidades de cada membro da equipe dentro da organização, vale a pena considerar se certas funções podem ser delegadas em outro lugar. Há casos em que certas tarefas podem consumir tempo e desperdício financeiro, levando à possibilidade de terceirizar esse trabalho para um fornecedor terceirizado.
A criação e tradução de conteúdo estão entre as atividades que se enquadram nessa categoria, e você provavelmente já sabe que terceirizar é a abordagem mais lucrativa para sua agência, dada a gama de serviços que ela oferece.
Medir
Por que continuar fazendo algo se temos provas de que é eficaz? Pode parecer ilógico, mas repetir um método bem-sucedido é a maneira mais eficaz de aumentar seus ganhos. Ao medir o resultado de cada ação, você pode determinar os benefícios de seus esforços.
É muitas vezes esquecido por muitas agências que seu trabalho não termina no início do evento. É um erro comum presumir que todas as tarefas foram cumpridas após o início do evento, mas isso é incorreto.
Acompanhar as métricas que medem suas estratégias e ações é fundamental não apenas para apresentá-las aos seus clientes, mas também para orientar seus planos. Investir mais no que funciona e eliminar o que não funciona é possível graças a essas métricas.
Programa implementado pela agência
Colaborar com várias plataformas por meio de programas de afiliados pode ser uma opção lucrativa para aumentar seus ganhos. Isso permite que você atue como representante de diferentes produtos ou serviços, ampliando assim o escopo de seu fluxo de renda.
Além disso, é uma tática amplamente empregada fornecer produtos sem custo ou com diversos benefícios corporativos. Essa abordagem atende a um duplo propósito: reduzir despesas e, ao mesmo tempo, introduzir novos clientes no mercado. Essas perspectivas são altamente atraentes para empresas que buscam expandir suas operações.
Qualificações para demonstrar habilidades de liderança
Para potencializar seus ganhos, é fundamental empregar técnicas de marketing digital. Existem muitas táticas diferentes que você pode empregar para atrair e proteger clientes em potencial. No entanto, se você realmente deseja alcançar o sucesso, é imperativo focar na otimização do seu processo de qualificação de leads.
A qualificação de leads é o método que as empresas utilizam para avaliar contatos com base em qualidades específicas que demonstram maior potencial de conversão. Isso soa muito intrincado? Não precisa se preocupar!
Confira este exemplo:
Após o registro no boletim informativo de sua organização, o Prospect X está sujeito a um sistema baseado em pontos. Em primeiro lugar, você verificará se um e-mail comercial é fornecido, resultando na adição de dez pontos. Cada campanha de e-mail enviada e aberta lhe renderá cinco pontos adicionais. Se você também visitar o blog da organização clicando no link fornecido, mais dez pontos serão adicionados à sua pontuação total.
Ao baixar um e-book intitulado “Como Criar uma Estratégia de Marketing para Pequenas e Médias Empresas”, o potencial cliente em questão ganhará 20 pontos adicionais. Dadas as ações mencionadas, é provável que esse lead seja encaminhado a um representante de vendas para acompanhamento?
A qualificação de leads é um aspecto crucial do gerenciamento de contatos, pois simplesmente não é possível manter contato com todos. Ao filtrar os leads com maior probabilidade de se converterem em clientes, você pode reduzir significativamente os custos e alocar recursos com mais eficiência. Além disso, automatizar o processo de qualificação de leads não apenas economiza tempo, mas também apresenta grandes oportunidades de se conectar com clientes em potencial.
Execute o procedimento pós-venda
O papel do pós-venda no funil de vendas não pode ser subestimado, embora ocasionalmente seja negligenciado. Estudos mostram que é sete vezes mais caro adquirir novos clientes do que reter os atuais. Além disso, os clientes de conteúdo são responsáveis por gerar mais de 80% das vendas totais de qualquer empresa.
Ao ir de encontro às necessidades dos seus clientes, pode não só fidelizar os clientes habituais como também transformá-los em embaixadores da marca, aumentando assim a visibilidade do seu estabelecimento.
Se a sua empresa implementar uma estratégia de pós-venda bem-sucedida, isso levará a um aumento perceptível na receita e na retenção de clientes. Este é o resultado de um mecanismo bem oleado em jogo.
Embora seja ideal concluir este post com um senso de finalidade, seguindo as melhores práticas, não consigo fazê-lo. Talvez porque a viagem que fazemos não seja um mero círculo, mas um caminho para o triunfo da vossa organização. Esta jornada depende exclusivamente de você e de seus esforços.