Parques aquáticos são sinônimos de diversão garantida. Misturar água, escorregadores, toboáguas e trampolins é sentir a adrenalina literalmente escorrer pelo corpo.
O Brasil é muito famoso por seus rios, cachoeiras e praias. Mas além das belezas naturais, existem muitos parques que não ficam para trás e entregam tudo no quesito entretenimento.
Espalhados por diversas cidades, é possível encontrar atrações por todo o país. O Hot Park, localizado em Caldas Novas e abastecido pelas águas do Rio Quente, no estado de Goiás, por exemplo, tem uma praia artificial com orla e coqueiros, em pleno cerrado.
Dá para acreditar? Não? Pois separamos as melhores atrações que você pode encontrar em parques aquáticos em todo o nosso território. Não perca mais tempo e comece a planejar as próximas férias.
Piscina de Surf/Piscina com ondas
Essas piscinas fazem o maior sucesso! Com ondas criadas artificialmente, podem levar a experiência do mar para dentro da piscina, possibilitando, em alguns parques, inclusive treinar surf.
É possível encontrar essa atração em cidades como Olímpia, no estado de São Paulo, Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Caldas Novas, em Goiás, e até Capão de Canoa, no Rio Grande do Sul.
Existe um projeto para a cidade de João Pessoa receber um parque todo voltado para o surf, fugindo dos estereótipos de parques tropicais, muito mais radical.
Tobogã com cápsula
Essa atração é uma das mais procuradas pelos turistas. Imagine você entrar em uma cápsula parecida com um elevador e de repente o chão dela se abrir e você simplesmente despencar centenas de metros de altura em um tobogã.
Consegue medir essa adrenalina? Em Itupeva, no interior de São Paulo, está o Tobogã Cápsula mais alto do mundo, mas você também pode encontrar esse modelo em outros lugares, como em Fortaleza, no Ceará.
Vale a pena conferir!
Tirolesa na água
Muitos parques aquáticos trazem atrações secas, mas alguns adaptam brinquedos tradicionais para esse mundo repleto de águas.
A tirolesa na água atrai pessoas de todos os cantos e é possível deslizar sobre lagos, rios e até piscinas naturais. Refrescante e radical!
Rampa molhada
As rampas molhadas são como escorregadores de onde saem jatos de água que ajudam a deslizar numa rapidez maior do que os escorregadores comuns.
Ao contrário dos toboáguas, são mais largas e você pode descer junto com os amigos, preparando-se para dar aquele mergulho.
Você também pode optar por descer de barriga ou sentado, claro que tomando todos os cuidados necessários.
Em alguns parques, essas rampas podem chegar a mais de 20 m e atingir velocidades superiores a 40 km/h.
Essa é uma atração bastante fácil de se encontrar nos mais diversos parques. Se você gosta de adrenalina, mas sem se arriscar demais, ela é uma ótima opção.
Piscinas aquecidas
Depois de um dia inteiro em piscinas frias, nada melhor do que um mergulho em águas quentinhas.
Há piscinas com águas termais, que são naturalmente aquecidas, ou piscinas aquecidas artificialmente.
Em todo parque haverá um dos dois tipos de piscinas, que são ideais para relaxar e até fazer atividades como hidroginástica.
Lago de pesca
Alguns parques oferecem atrações mais ligadas à natureza, ideais para famílias com faixas etárias variadas.
Os vovôs adoram os lagos de pesca e passam horas pescando e curtindo a calmaria, afinal, nem só de aventura vive o turista, né?
Passeios de caiaque ou escuna
Muitos parques aquáticos ficam próximos a rios e represas e acabam possibilitando algumas atividades exclusivas.
Passeios de caiaque ou escuna são duas delas. Junte um grupo de amigos e se aventure pelas correntezas, deixando a natureza dar seu toque especial à experiência.
Não se esqueça dos cuidados com a sua segurança, incluindo o uso de protetor solar!