4 técnicas de perfuração de diferentes tipos de materiais - Brasil Pnuma

4 técnicas de perfuração de diferentes tipos de materiais

perfuração

Conheça quais são os tipos de brocas para perfurar diferentes tipos de materiais

As ferramentas são itens essenciais para garantir que o resultado e a qualidade de uma reforma, reparos ou DIY sejam satisfatórios. Algumas são indispensáveis, sendo quase obrigatório ter dentro da maleta de ferramentas. 

Seja para quem gosta de colecionar ferramentas ou para aqueles que precisam ter em casa, atualmente, são tantas marcas de furadeira e diferentes modelos que encontramos no mercado que fica difícil escolher.

No entanto, a dificuldade em utilizar uma furadeira está relacionada às variedades de brocas existentes, cada uma servirá para perfurar diferentes materiais, mas não é nada fácil identificar qual é a indicada para a superfície e para o serviço a ser realizado, não é mesmo? Por isso, confira a seguir as diferentes técnicas de perfuração e materiais.

A importância de escolher a broca correta

Seja em qualquer obra ou reforma, as furadeiras são ferramentas extremamente essenciais e úteis. Facilitam as perfurações e podem ser executadas em diversos materiais.

Contudo, para que a perfuração nos materiais sejam realizados corretamente, é necessário utilizar corretamente a broca apropriada. Por isso, é importante saber qual a finalidade de cada uma, já que usar a errada pode prejudicar todo o trabalho, danificando a superfície do material e a ferramenta.

As brocas são fabricadas para perfurar diferentes materiais, apresentam diversos tamanhos com usos específicos e são muito usadas quando desejamos alterar o diâmetro dos furos entre pequenos e grandes.

4 técnicas de perfuração em diferentes materiais

Visto que usar a broca mais apropriada vai influenciar no resultado do seu trabalho, é importante fazer a escolha adequada. Assim, vamos ver qual é indicada para perfurar cada tipo de material.

Perfuração em madeira

Para perfurar madeiras, as brocas devem possuir resistência ao calor gerado durante a fricção. Desde madeiras mais flexíveis as mais resistentes, no mercado de ferramentas, existem diversos tipos de brocas para atender às especificidades como:

  • broca de 3 pontas para acabamento mais limpo;
  • broca escariadora para furos que não deixam aparente os parafusos;
  • broca chata para madeira que não precisam de acabamento fino, furos com diâmetros maiores;
  • broca serpentina não lascam a madeira, sendo ideal para trabalhos rápidos;
  • broca forstner feita para furos com diâmetros maiores;
  • broca de pua para perfurações profundas.

Perfurações em metal

Para as perfurações em metais, o ideal é sempre verificar a velocidade, já que o atrito pode queimar a broca e perder o fio de corte. Portanto, é indicado seguir as instruções do fabricante. Para esse tipo de material são usadas:

  • broca escalonada furos em chapas de metal, não aquece tanto e possui um excelente acabamento;
  • broca de aço rápido para furos em chapas de metais, gera calor excessivo, o que desgasta o fio de corte.

Perfurações em concreto

As perfurações em concreto são mais duras do que as que são feitas em madeira. Essas brocas servem para furar cerâmica, alvenarias, tijolos, concretos, mármores entre outros. 

  • broca de vídea, indicada para furos em materiais bem resistentes como concreto, granito e mármore;
  • broca SDS MAX para perfurar concreto, marteletes superiores a 4kg;
  • broca SDS PLUS usadas em marteletes de até 4 kg.

As brocas SDS são mais resistentes que as brocas normais, assim como possuem um sistema de encaixe na furadeira para não deslizar durante a perfuração.

Perfurações em vidro

O vidro é um material bem delicado, assim exige que a broca tenha a ponta diamantada. O diamante na ponta por ser bastante resistente, oferece mais qualidade ao acabamento do furo, servindo para materiais como porcelanato, granito e mármore. Essa rigidez oferece bons resultados nos materiais, além de permitir que o diâmetro do furo seja aumentado durante a perfuração.