O termo ‘construção de lista de email’ se refere ao processo de coleta de dados de usuários de um site para aumentar o banco de dados e capacitar futuras comunicações de negócios com pessoas interessadas em produtos como bomba centrífuga, sapatos sociais e qualquer outro.
Para os profissionais de marketing, essa é uma estratégia essencial. As estatísticas mostram que 59% dos consumidores afirmam que os e-mails influenciam positiva ou negativamente suas decisões de compra. Já 80% dos que trabalham no setor revelam que o email marketing aumenta a retenção de clientes. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
O que é uma lista de e-mail e como construí-la?
Uma lista de e-mail são dados como nome, sexo, localização, celular e etc, que são gerados pela coleta dessas informações quando as pessoas acessam um site, participam de eventos, etc.
Já a criação pode ser feita usando um site, contas de rede social, fichas de inscrição e etc. Tudo isso é centralizado num software específico ou mesmo no excel, por exemplo, e enviado conforme a necessidade da empresa!
Como construir uma lista de e-mail usando seu site
- Use formulários de inscrição
O formulário de inscrição é uma das estratégias mais tradicionais para se obter assinaturas de e-mail. Devem ser colocados em páginas de alto tráfego e estarem visíveis (cabeçalhos, rodapés, barras laterais e páginas iniciais são excelentes locais).
Isso abrirá uma espécie de Porta de aço para novas possibilidades, sendo que o benefício dos formulários é que eles não são intrusivos e servem como um humilde lembrete para o visitante de que ele tem a opção de se inscrever (pense em enviar um ebook incrível a todos os que inserirem nome e email).
- Implemente pop-ups
Estudos mostraram que, em média, os pop-ups têm uma taxa de conversão de 11,09%. Mas embora essas estatísticas sejam incríveis, tenha cuidado com o uso excessivo deles. Lembre-se o seguinte: as diretrizes do Google estabelecem o uso “correto” de pop-ups e os pontos principais são:
- Não insira um pop-up que cubra o conteúdo principal logo após um usuário acessar a página da pesquisa;
- Não exiba algo que o usuário precise fechar antes de acessar o conteúdo;
- Não use um layout de página em que a seção acima da dobra da página se pareça com o pop-up.
- Introduzir uma espécie de gamificação
A gamificação é o processo de aplicação de elementos interativos para incentivar o envolvimento com um formulário de captura de leads. Alguns exemplos incluem:
- Questionários;
- Testes;
- Pesquisas;
- Entre outros.
Por exemplo, pense que é responsável por uma landing page de uma empresa de demolição. Os clientes acessam a página e são motivados, ao longo da rolagem, a participarem de prêmios que parecem facilmente alcançáveis. Isso os encanta, pois a sensação é de que estão recebendo algo por nada e, portanto, se inscrevem para aproveitar.
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